PROJETO PESQUISA
Artigo: PROJETO PESQUISA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: angelocm • 6/11/2013 • 7.648 Palavras (31 Páginas) • 2.935 Visualizações
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Orientação : Prof. Geraldina G. Conceição
Mestre em Adm.PUC-SP
=================================================================
1) O projeto de pesquisa
Para haver conhecimento científico a busca
do conhecimento é a resposta a uma pergun-
ta .”Nada está dado...tudo se constrói (BACHELARD,1996).
Qualquer atividade, para ser racional, deve iniciar com um planejamento, uma tomada de decisão .Planejar deve ser um ato inteligente e intencional de previsão, decisão e organização, cuja finalidade é garantir a melhor e mais racional execução do que se pretende fazer. O ato de planejar, que, na prática de pesquisa, identifica-se com o momento de elaboração do projeto de pesquisa, não deve ser encarado como a adoção de algemas, que impossibilitam a criatividade, mas sim como um mapa geográfico que norteará o pesquisador na direção desejada.
O projeto de pesquisa deve, fundamentalmente , responder às seguintes perguntas ( Barros e Lehfeld, 1986, Rudio, 1986 apud Minayo, 1994):
o que pesquisar? – definição do problema, hipótese, base teórica e conceitual;
por que pesquisar?– justificativa da escolha do problema.
Para que pesquisar? – propósito do estudo, seus objetivos;
Como pesquisar ?– metodologia
Quando pesquisar? – cronograma de execução;
Com que recursos? Orçamento;
Pesquisado por quem? ( equipe de trabalho, pesquisadores, coordenadores, orientadores.)
.
Essa busca, que mais se assemelha a uma garimpagem intelectual, denomina-se pesquisa
Pesquisa Científica: É classificada como científica quando satisfaz a determinadas condições. Seu objeto deve ser perfeitamente definido de forma que possa ser reconhecido e identificável por todos. O estudo deve acrescentar algo ao que já se sabe sobre o assunto e ser útil como fonte de pesquisa, fornecendo elementos que permitam a verificação e a contestação das hipóteses apresentadas, tendo em vista a sua continuidade.
Pesquisa Pura, Básica ou Teórica : Conforme o seu objetivo, a pesquisa é pura, básica ou teórica quando não tem por finalidade a utilização´prática, mas contribui para o avanço do conhecimento da teoria estudada.
Exemplo: a Origem do universo
Pesquisa Aplicada ou Prática : A pesquisa classifica-se como aplicada ou prática quando é desenvolvida tendo-se em vista sua utilização.
Exemplo: A busca de uma vacina contra a Aids.
Pesquisa Bibliográfica: É quando o pesquisador se utiliza de livros, revistas, documentos, periódicos, enfim, registros impressos. Todo e qualquer trabalho científico inicia-se numa pesquisa bibliográfica, que permite ao pesquisador conhecer o que já se estudou sobre o assunto.
Considerando o exemplo da pesquisa pura e o da aplicada, o ponto de partida para ambas é o levantamento bibliográfico de tudo que já foi pesquisado a respeito do assunto.
Pesquisa de Campo : Se o pesquisador executa seu trabalho valendo-se de questionários aplicados ao objeto de seu estudo, com a finalidade de coletar dados que lhe permitam responder ao problema, a pesquisa é denominada de campo
Pesquisa Participativa : Quando o pesquisador, em vez de utilizar questionários, se insere no ambiente a ser estudado – para dessa forma colher as informações necessárias ao tema pesquisado - , a pesquisa de campo denomina-se participativa.
Escolha do Assunto
O primeiro passo no planejamento de uma pesquisa é a definição do assunto a ser pesquisado. Nesse momento, devem ser levados em consideração o significado e a relevância do assunto na atualidade, além de considerar nossas aptidões, tendências e preferências pessoais, o tempo disponível e os recursos materiais. O assunto escolhido deve ser assumido como algo próprio do pesquisador, com uma razão de ser.
Seleção do tema
Após a escolha do assunto, o próximo passo é delimitá-lo, uma vez que é impossível desenvolver um trabalho científico sobre assuntos vastos e abrangentes.
Segundo Luckesi ( 1996), tematisar é selecionar e assumir um aspecto delimitado do assunto, um enfoque, um ângulo, uma abordagem mais restrita, mais concreta, menos genérica e abrangente.
O tema nada mais é do que o assunto, ou seja, o objeto da pesquisa. Na formulação do tema da pesquisa, deves-se considerar que a redação do trabalho pode sofrer mudanças de acordo com o desenvolvimento da pesquisa.
.
Após a escolha do assunto, ou seja, o tema, o próximo passo é tematisá–lo, ou seja, delimitar a amplitude apresentada pelo assunto, uma vez que é impossível desenvolver um trabalho científico sobre assuntos vastos e abrangentes. Isso ocorre em função da necessidade de a pesquisa apresentar um aprofundamento em um ponto específico. Esse processo de busca ao ponto central da pesquisa denomina-se delimitação do tema
Exemplo:
Tema: Trânsito
Delimitação do Tema: Violência, Sinalização, Congestionamento
Note que com a delimitação desse tema é possível o desenvolvimento de pelo menos três pesquisas, ou seja, pode-se ter os seguintes títulos de monografia:
A violência no trânsito
O congestionamento no trânsito
A
...