Proniter Moura
Ensaios: Proniter Moura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcela2512 • 3/11/2014 • 685 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
Apresentacao:
Baterias Moura
A Baterias Moura é uma empresa que fabrica acumuladores elétricos para os mercados automotivo, náutico, logístico, de telecomunicações, de sistemas no-break e energia alternativa. Possui capital 100% nacional e um parque industrial composto por cinco fábricas (quatro em Belo Jardim - PE e uma em Itapetininga - SP) e uma capacidade de produção anual que ultrapassa cinco milhões de unidades. Fornece as baterias para a metade dos carros fabricados no Brasil e atende aos mercados nacional e externo através de uma rede de distribuição própria com mais de 60 pontos nos principais centros urbanos do Brasil e representações comerciais em países da América do Sul, Central, África e Europa.
Histooria
A Acumuladores Moura S/A é uma corporação de capital brasileiro, que foi fundada em 1957, pelo casal de químicos industriais, Edson Mororó Moura e Conceição Moura, na cidade de Belo Jardim, agreste do Estado de Pernambuco (MOURA, 2007).
A trajetória da empresa se confunde com a trajetória de seu principal empreendedor; por isso, será feita uma breve contextualização anterior ao nascimento da fábrica de baterias. Antes do início da empresa, o Sr. Edson Moura trabalhava nas fábricas de doce de goiaba da família, no agreste de Pernambuco, no município do Pajeú de Flores. Posteriormente, em 1952, o Sr. Edson Moura completa sua graduação na Escola Superior de Química, da Universidade Federal de Pernambuco. Nesse momento, a visão do empreendedor vislumbrou amplo mercado local para baterias reformadas; e a idéia de que vender placas para reformar baterias era um bom negócio (CASTRO; BARROS, 2002).
A cidade de Belo Jardim era rota dos ‘paus-de-arara’, caminhões velhos adaptados ao transporte de pessoas em busca de melhores empregos no Sul (que passava por um processo de industrialização acelerada). Em função das más condições das estradas e dos caminhões, freqüentemente os veículos enfrentavam problemas na jornada para o Sul, e geralmente estes problemas relacionavam-se às baterias automotivas. O Sr. Edson Moura começa a aprender como reciclar baterias para capturar um mercado diferente e promissor, não encontrando dificuldade para fazer experimentos, já que as oportunidades de teste e acompanhamento das baterias era fácil, devido ao fluxo de caminhões naquela área. Assim que as baterias recicladas começaram a funcionar, os caminhoneiros rapidamente espalharam a novidade. Assim, a história da empresa foi desenvolvendo-se. Primeiramente, os paus-de-arara, e anos depois, os automóveis, formaram o mercado da empresa da família Moura(AMORIM, 1999).
A Busca pela tecnologia
Com quase 10 anos de existência, a empresa acabou conseguindo um financiamento do Banco do NE e da Sudene para a construção de uma planta industrial mais moderna, com um equipamento de qualidade para fabricar uma boa bateria. Edson Moura conseguiuuma bolsa de estudos da Usaid e partiu para os EUA¸ onde visitou algumas fábricas e teve uma noção dos avanços tecnológicos da época. Dos Estados Unidos foi para a Inglaterra, por volta de 1968, onde conheceu a maior montadora debaterias da época, a Chloride.
Daí pra frente, a Moura sempre procurou melhorar o funcionamento da empresa
...