Propriedades Fisicas Das Substâncias
Ensaios: Propriedades Fisicas Das Substâncias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anapaula_gdm • 9/10/2014 • 773 Palavras (4 Páginas) • 427 Visualizações
PROPRIEDADES FÍSICAS DAS SUBSTÂNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Na realização de um experimento é importante saber identificar e reconhecer os diferentes materiais participantes de uma transformação, os quais podem apresentar propriedades constantes ou não, tais propriedades podem ser classificadas da seguinte forma:
• Extensivas: dependentes da quantidade da amostra. Como exemplo tem-se a massa e o volume.
• Intensivas: dependem da natureza da substância. Exemplos: temperatura, pressão e entalpia.
Estas, muitas vezes são chamadas de propriedades características de uma substância, utilizadas frequentemente na determinação do grau de pureza.
A seguir temos algumas destas propriedades:
Ponto de fusão: temperatura na qual uma substância sólida, em condições de equilíbrio, passa para o estado líquido.
Ponto de ebulição: temperatura na qual a pressão de vapor de um líquido torna-se igual à pressão atmosférica (isto é, 760 mmHg).
Densidade:
a) Absoluta: chamada de massa específica, é a razão entre a massa de um corpo e seu volume.
b) Relativa: razão entre duas massas específicas em que o denominador é a massa específica de uma substância tomada como padrão ou referência, geralmente em g/m³.
Viscosidade: característica que um fluido apresenta a uma determinada temperatura, referente à sua capacidade de escoamento.
Na aula prática do dia 13 de agosto de 2014 da disciplina de princípios experimentais de química, foram desenvolvidos diversos testes no laboratório os quais objetivavam identificar características de algumas substâncias, tais como o ponto de fusão, ebulição e viscosidade, com isto também foi possível identificar a influência de impurezas na alteração destas características.
2. DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO
2.1 Materiais utilizados:
- Ácido benzoico (C6H5COOH)
- Naftaleno (C10H8)
- Tubo capilar
- Termômetro
- Béquer
- Óleo
2.2 Procedimentos:
Primeiramente fechou-se uma das extremidades do tubo capilar, em seguida colocou- -se neste uma pequena quantidade de naftaleno e posteriormente o mesmo foi amarrado junto a um termômetro. Após isto, mergulhou-se parte deste em um béquer com óleo o qual foi aquecido lentamente (como mostrado na figura abaixo).
Observação: O mesmo procedimento foi realizado com o ácido benzoico.
Figura 1: Aparelho para determinação do ponto de fusão
Fonte: Desconhecida.
2.3 Resultados:
Após a realização dos procedimentos citados acima, encontrou-se o ponto de fusão do C10H8 e do C6H5COOH. O primeiro teve sua temperatura de fusão inicial aproximadamente igual a 66 0C e a final de aproximadamente 80 0C (Δt= 14 0C), já o segundo teve a inicial aproximadamente igual a 59 0C e a final de aproximadamente 114 0C (Δt= 55 0C).
3 DETERMINAÇÃO DO PONTO DE EBULIÇÃO
3.1 Materiais utilizados:
- Termômetro encaixado em uma rolha perfurada
- Suporte universal
- Tubo de ensaio
- Água destilada
3.2 Procedimentos:
Adicionou-se aproximadamente 5 ml de água destila no tudo de ensaio e em seguida este foi adaptado ao termômetro encaixado à rolha. Posteriormente estes foram ajustados em um suporte universal e o sistema foi aquecido, como mostra a figura a seguir:
Figura 2: Aparelho para determinação do ponto de ebulição
Fonte: Desconhecida.
3.3 Resultados:
Após o aquecimento, notou-se que a água manteve seu ponto de estabilidade entre os 99,7 0C e 100 0C, sendo este seu ponto aproximado de ebulição.
4 DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE DE FLUIDOS
4.1 Materiais
...