As propriedades físicas e químicas de alumínio
Tese: As propriedades físicas e químicas de alumínio. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: elinne • 24/10/2013 • Tese • 1.264 Palavras (6 Páginas) • 444 Visualizações
TRABALHO DE FÍSICA 1
ENG. MECÂNICA – 2º SEMESTRE
PROFESSORA: RENATA MATTOS
Engenharia Mecânica – 2° Semestre
ATPS – Física 1
Docente: Renata Matos
Sumário
Introdução 03
Propriedades Físico e Química do Alumínio 04
Propriedade Extensiva e intensiva do Alumínio 05
Propriedades e caracteristicas do Aluminio 05
Aluminio, substituindo o aço 06
Produtos obtidos a partir da Bauxita 06
Classificação das substâncias 08
Alumínio, como matéria prima e suas principais características 09
Bibliografia 10
Introdução
Um dos objetivos do Projeto Sara é o desenvolvimento de tecnologias para a criação de aeronaves e veículos hipersônicos, capazes de viajar com velocidade várias vezes superior à velocidade do som.
(Arte IAE)
PROJETO SARA objetiva termos uma plataforma orbital para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade. Mas ainda visa desenvolver estruturas que possam suportar o severo ambiente de reentrada na atmosfera terrestre sem serem destruídos pelo calor. No futuro, o SARA pretende ser uma plataforma industrial orbital para a qualificação de componentes, materiais especiais e equipamentos espaciais. O objetivo a longo prazo é avançar para a nova geração de veículos de reentrada e para as AERONAVES HIPERSÔNICAS. É por isso que ele trabalha em sinergia com o projeto do veículo hipersônico 14-X. Realmente, pode parecer mesmo um projeto pequeno, mas é muito complexo.
Em abril de 2013, o projeto SARA encontrava-se em uma fase em que os seus subsistemas seriam verificados em um vôo suborbital. Esta fase de desenvolvimento de subsistemas, denominada Sara Suborbital, deverá testar em vôo o subsistema de recuperação, o subsistema de redes elétricas e o módulo de experimentação. O Sara Suborbital consiste em um veículo suborbital de 350 kg, a ser lançado através de um veículo de sondagem VS-40 modificado, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), com a finalidade de realizar experimentos de microgravidade de curta duração (cerca de 8 min).
Propriedades Físico e Química do Alumínio
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al com número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons) e massa atómica 27 u. Na temperatura ambiente é sólido, sendo o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações.
Propriedade Extensiva e intensiva do Alumínio
A matéria se divide em duas categorias principais: Intensiva e extensiva.
Massa e volume são grandezas extensivas, pois seu valor depende do tamanho do corpo. Quando o tamanho da amostra é irrelevante se chama de propriedade intensiva.
Propriedades e caracteristicas do Alumínio
O alumínio é um elemento químico de símbolo Al com número atômico 13 (treze prótons e treze elétrons) e massa atómica 27 u.
O processo chamado Bayer é o mais utilizado na indústria do alumínio. Com auxilio de diversos equipamentos e uma série de reações químicas a alumina se transforma em cristais, onde são secados, passando pela redução e Hall-Heroult (processo eletrolise) e chegando assim na obtenção do alumínio.
Considerando a quantidade e o valor do metal empregado, o uso do alumínio excede o de qualquer outro metal, exceto o aço. É um material importante em múltiplas atividades econômicas.
O alumínio puro é mais dúctil em relação ao aço, porém suas ligas com pequenas quantidades de cobre, manganês, silício, magnésio entre outros elementos apresentam uma grande quantidade de características, como a sua leveza e resistência à corrosão entre outros atrativos conferem uma multiplicidade de aplicações.
Este material pode ser usado em diversas áreas como construção civil, por ser leve versátil e resistente. Pode ser útil também em meios de transporte, embalagens e bens de consumo como utensílios de cozinha.
Aluminio, substituindo o aço
O alumínio está nos telefones celulares, na TV de plasma, nos notebooks, iPods; enfim, onde há tecnologia, tem alumínio. E não apenas em produtos eletrônicos, o alumínio está presente nas bicicletas, nas luminárias e nos objetos de decoração. E que tal dar um toque de modernidade no seu almoço, preparando seu prato preferido em panelas de alumínio.
Este metal está presente em nosso cotidiano, e as vezes não percebemos sua presença, por ser um material durável e totalmente reciclável. A indústria em geral começou a perceber e realizar experiências que deram certo ao substituir o aço, por aluminio. Quando o assunto é resistência, leveza não é sinônimo de fragilidade. O mesmo alumínio usado na fabricação de embalagens descartáveis e latinhas para bebidas também é matéria-prima para carrocerias de ônibus, trens, navios e aviões e é usado até em foguetes, o que prova que, de fraco, o alumínio não tem nada.
Produtos obtidos a partir da Bauxita
A Bauxita nos traz inúmeros produtos de acordo com suas transformações após a saída da natureza como:
Alúmen de Potássio
Características: é o sulfato duplo de alumínio e potássio, é o principal constituinte da pedra-ume.
Aplicações:
...