Prosperidade da história
Ensaio: Prosperidade da história. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: shenna • 31/10/2014 • Ensaio • 2.621 Palavras (11 Páginas) • 211 Visualizações
Analise o trecho do artigo “Um gole de História”, assinalando a alternativa que apresente interação da arte humana (expressão cultural) e elementos da natureza (tomados como recursos):
"Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros. Para dar a essa história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo. Vamos nos levar para o que era o mundo por volta de dois mil anos a.C. Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto. Essa época era parte da era do bronze onde hoje é a Escócia, e aqui na América já existiam vilas e fazendas em Honduras, e centros cerimoniais no Peru. O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro". ROSA, Sílvia Mascella. Um gole de História: a bebida alcoólica mais antiga da humanidade é parceira do homem em sua jornada sobre a Terra. ADEGA, 2008. Disponível em: <http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/33/artigo96854-1.asp>. Acesso em: 30.5.2009.
a.
"Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros”.
b.
“Para dar a essa história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo”.
c.
“Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto”.
d.
“O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro”.
e.
E aqui na América já existiam centros cerimoniais no Peru.
0,5 pontos
Pergunta 2
Sobre a transformação do homem, de Homo sapiens sapiens a ser humano, pode-se dizer, necessariamente, que:
a.
Envolve a realização do ser humano como busca e como aprendizado da idéia de humano.
b.
A humanidade evocada pelos mitos, pelas religiões e pelas ciências é, fundamentalmente, biológica, pois nós, os seres humanos, somos animais mamíferos.
c.
A humanidade é inata (algo que não é adquirido pelo aprendizado) no Homo sapiens sapiens, pois nascemos já “aparelhados” (com as habilidades e competências) para a vida social.
d.
É possível a existência do Homo ferus, ou seja, um ser humano crescer, desenvolver sua humanidade, sendo criado por um animal qualquer.
e.
Há grande interesse no meio científico em estudar a infinidade de meninos e meninas (humanos) criados por outros animais.
0,5 pontos
Pergunta 3
A partir da antropologia moderna o ser humano pode ser definido como:
a.
O único à imagem e semelhança de Deus.
b.
O fim de um processo evolutivo, que saiu de animais simples e chegou ao seu ápice.
c.
O único animal racional e cultural, o que é comprovado pelos processos de comunicação, inexistentes nos outros seres vivos.
d.
O animal que mais que elabora, ensina e recorda, amparado na sua racionalidade, e que mais sofre os efeitos da cultura.
e.
Entidade pensante que, em razão de sua superioridade, não pode ser denominada animal.
0,5 pontos
Pergunta 4
Das relações entre homem e sociedade decorre que:
a.
Há um sentido de ser humano que tende a ser único no mundo, o conceito padronizado pela ciência, enquanto outro é próprio a cada formação social, sociedade ou país.
b.
O ser humano satisfaz individualmente suas condições gerais de existência da mesma forma como cria os sentidos de que necessita.
c.
É o indivíduo que dá sentido à sociedade, personalizando a cultura. Por isso, é a psicologia que estuda a cultura.
d.
Identidade não é um conceito coletivo, mas, apenas, individual.
e.
Conforme vimos, ciência e religião não oferecem visões satisfatórias do ser humano, nada têm em comum e podemos afirmar que isso se deve à impossibilidade de complementaridade e diálogo entre ambas.
...