Proteção e Prevenção no Trabalho
Por: pedsonpereira • 9/3/2016 • Relatório de pesquisa • 797 Palavras (4 Páginas) • 126 Visualizações
SENAC
Edson Pereira da Costa
Modulo II
Proteção e Prevenção no trabalho
Atividade avaliativa 2
Brasília DF
2016
PERGUNTA 1
- EPI - Equipamentos de proteção individual utilizados na construção civil
A utilização de equipamentos de proteção individual na construção civil é necessário pelo risco de acidente que o trabalhador está exposto em uma obra. A falta da utilização do EPI por parte do empregado ocasiona acidentes com ferimentos mais graves e que mereçam de maiores cuidados médicos. Além do uso do EPI, o empregador deve estar atento em tornar acessível informações sobre melhores práticas de segurança nas construções, através de treinamentos e reuniões, informando como evitar acidentes dentro do canteiro de obras, pois a falta de cuidado dos empregados pode ocasionar danos a si próprios e aos seus companheiros de trabalho. A utilização de EPI é essencial a saúde da equipe. Faz-se necessário o cuidado com a segurança em todas as etapas da obra, evitando assim acidentes como o impacto de objetos, quedas em serviços em andaimes, ruídos, acidentes com produtos químicos, riscos biológicos e riscos ergonômicos, ou seja, o trabalhador está sujeito a todo tipo de riscos.
Principais equipamentos que devem ser utilizados pelos profissionais da construção civil são:
- Capacete: proteção contra impacto no crânio;
- Óculos: proteção para os olhos;
- Protetor auricular: proteção para o ouvido;
- Mascará para proteção contra pó da obra e químico: proteção para as vias respiratórias;
- Trajar roupas como calça e camisa comprida;
- Luvas de couro ou de plástico: proteção contra material corrosivo ou toxico e contra materiais que possam provocar cortes;
- Botas ou botinas: proteção contra produtos químicos, materiais perfurantes e impactos;
- Cinto de segurança: proteção contra queda;
- Justificativa: Ao meu modo de ver os objetivos principais do trabalho do Técnico em Segurança do Trabalho são: proteção da saúde, da segurança e a busca da qualidade de vida do trabalhador. Então eu vejo o EPI como um item fundamental na proteção do trabalhador e que precisa ser tratado como essencial a sua utilização em qualquer ambiente de trabalho onde exista riscos ao trabalhador.
- Proteção Contra Incêndio
A Proteção Contra Incêndio em um canteiro de obras é de suma importância quando se pensa na segurança do trabalhador nos canteiros de obras, já que existem diversas atividades, maquinas, equipamentos e setores que necessitam de medidas de prevenção e combate a Incêndio. A proteção contra incêndio é normalmente estabelecida em uma obra, por meio do cumprimento de uma série de requisitos de segurança, como uso de extintores portáteis e o treinamento dos trabalhadores tendo como objetivo a consciência de proteção
- Deve-se ter a preocupação com locais de armazenamento de substâncias inflamáveis, combustíveis e explosivos. Também deve-se ter cuidados com serviços de solda e corte.
- Todos os trabalhadores devem ser informados sobre como agir em caso de incêndio.
- Os canteiros de obras devem ter equipes treinadas e organizadas no correto manejo do material disponível para o primeiro combate ao fogo.
- O canteiro de obras deve possuir um sistema de alarme que seja ouvido em toda obra em caso de um evacuação de emergência do local.
- Deve-se proibir fumar em qualquer local do canteiro de obras
- Justificativa: em geral nos locais de trabalho a proteção contra incêndio e negligenciada. O que se vê são extintores e hidrantes obstruídos, materiais inflamáveis acumulados em locais não apropriados, fiações expostas entre outras coisas. Ao meu ver deve-se ter muitas precauções quando se trata da perca do controle do fogo e o trabalhador deve ser informado quanto a isso. Num canteiro de obras há diversas atividades que podem gerar um incêndio, como pinturas a óleo, uso de solventes, colas e materiais inflamáveis, além da produção de gases inflamáveis e explosivos e etc. Por isso acho a proteção contra incêndio de suma importância na NR 18.
- Áreas de vivência
A implantação de áreas de vivência planejadas, garantindo condições dignas para os trabalhadores é uma ferramenta para aumento da produtividade, não apenas com a melhoria das condições do ambiente de trabalho, reduzindo riscos, como também elevando a satisfação dos trabalhadores refletindo-se nos índices de absenteísmo e rotatividade da mão de obra. É de suma importância a humanização dos canteiros de obras, focando as áreas de vivência, sinalizando as possibilidades de ganhos de produtividade relacionados a essa ação.
...