Prova
Resenha: Prova. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prefa • 16/9/2014 • Resenha • 278 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
A definição a ser dada para prova está ligada diretamente à verdade sobre fatos - ou afirmações sobre fatos, para alguns. Assim, façamos uma pequena incursão no tocante ao conceito de verdade.
Ademais, é necessário se dizer que com a utilização dos meios de prova no processo judicial, não se busca a reconstrução fiel dos fatos, uma vez ser isto impossível de se conseguir. O que se pretende é formar no magistrado um juízo de verossimilhança, ou seja, "um juízo de valor sobre os fatos demonstrados e não necessariamente sobre os fatos concretamente ocorridos."3
Em apertada síntese, pode se afirmar que a atividade probatória busca, ao reconstruir fatos pretéritos, a maior aparência possível da realidade concreta dos mesmos.
No que concerne à conceituação para prova, faz-se necessário ter o cuidado de delimitar a área do conhecimento no qual se está querendo conceituá-lo, uma vez que o referido assunto não é tratado exclusivamente pelo direito processual, sendo, outrossim, estudado em vários outros ramos da ciência.
Na sistemática do processo civil, provar diz respeito à atividade desenvolvida pelos litigantes no processo, destinada a trazer para os autos informações que demonstrem a veracidade das suas alegações. Nesse contexto, a prova pode ser definida como "a soma dos fatos produtores da convicção, apurados no processo".4 Pode-se perceber, a partir desta definição, que a prova está restrita à idéia de meios de prova.
No entanto, ao defender que a prova pode assumir diversas conotações, parte da doutrina amplia essa reduzida idéia concernente ao conceito de prova. Luiz Marinoni e Sérgio Arenhart, por exemplo, ensinam que a prova pode ser enfocada de quatro formas diferentes, quais sejam, como instrumentos, procedimento, atividade lógica e resultado da atividade lógica, in verbis:
...