Prova 5.2
Pesquisas Acadêmicas: Prova 5.2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Natyebia • 21/4/2014 • 1.187 Palavras (5 Páginas) • 518 Visualizações
DISSERTATIVAS
01. De acordo com nossos estudos, “A fábula contém exemplaridade que espelha a moralidade social da época, com um caráter didático”. O que isso significa? Explique.
Resposta: A fábula é uma narrativa alegórica de uma situação humana vivida por animais, que tem por objetivo transmitir uma moralidade de acordo com o que se quer ressaltar em determinada comunidade. Isso significa que a fábula oferece um modelo de comportamento maniqueísta, que sempre apresenta polos contrapostos do BEM e do Mal. É o mesmo que dizer que o certo deve ser apreendido e exercido, já o errado, deve ser repelido e evitado.
02. Antigamente, o conto não era visto no meio crítico literário como um veículo de emancipação da criança. Descreva como a crítica literária encara o conto na atualidade.
Resposta: Atualmente, o conto deixa de ter esse caráter primitivo, no sentido de estar ligado à natureza, para assumir um caráter lúdico e emancipatório na vida das crianças, promovendo um fortalecimento da alma ao compreender determinadas situações e sentimentos.
03. Considerando as ideias apresentadas por Nelly Novaes Coelho, a literatura infantil possui uma “identidade” com a mentalidade popular. Elabore um texto em que você apresente argumentos para demonstrar tal identidade.
Resposta: De acordo com Nelly Novaes Coelho, a literatura infantil possui uma “identidade” com a mentalidade popular, por isso sua origem vem daí. Para ela, tanto a mentalidade popular quanto a infantil possuem uma certa consciência primária na percepção do seu “eu” interior e também na apreensão do mundo, porque o “eu”, neste estágio sempre acaba prevalecendo sobre o “outro”, visto que tais relações ocorrem por intermédio de sentidos ou emoções, ou seja, por meio da sensibilidade.
Em outras palavras, o conhecimento do mundo, seja na criança ou no homem primitivo, acontece por meio da intuição, isto é, percebe-se o mundo para só depois apreendê-lo pela razão ou pela inteligência intelectual. Não se trata de conhecimentos distintos e isolados, mas fazem parte de uma escala evolutiva dentro do próprio esquema da linguagem e de nossa formação.
04. No ensino-aprendizagem de leitura, o que é trabalhar com “textos diversificados”? Aponte os três aspectos nos quais os textos devem ser diversificados.
Resposta: Trabalhar com textos diversificados é trazer para a sala de aula diferentes tipos de textos. Os três aspectos são: Conteúdo ou tema; Gênero discursivo; Suporte material.
05. Durante a escolaridade, o aluno deve fazer da escrita, pelo menos, três tipos de experiências. Identifique e descreva essas experiências.
Resposta:
Experiência da utilidade e das diferentes funções da escrita: A escrita serve para qualquer coisa, corresponde às intenções, subentende as propostas, difere de acordo com as situações, permite comunicar, contar histórias, etc.
Experiência do poder que dá o domínio da escrita: Por meio da escrita convidamos pessoas para um evento, conseguimos coisas, resolvemos conflitos (até amorosos), fazemos rir, contamos histórias, etc.
Experiência do prazer que pode proporcionar a produção de um texto: Prazer de inventar, de construir um texto, de compreender como ele funciona, de buscar as palavras, de vencer as dificuldades encontradas, de encontrar o tipo de escrita e as formulações mais adequadas à situação, de progredir, da tarefa levada até o fim, do texto acabado e bem-apresentado.
06. Descreva, conforme os slides da última aula, pelo menos três críticas que são feitas ao livro didático.
Resposta: Tem um caráter autoritário; Não há espaço para a reflexão de professores e alunos; É tido como condutor do ensino no contexto brasileiro, ideia historicamente construída; Pode estar a serviço de uma ideologia de Estado.
Mais algumas.
01. Ao planejar um trabalho de leitura, o professor deve levar em conta três fatores. Identifique esses fatores, denominando-os, e descreva pelo menos um deles.
Resposta:
1) Textos diversificados: trazer para a sala de aula os mais variados portadores e tipos de textos para serem lidos.
2) Enfoques: desenvolver um trabalho de compreensão de texto que envolva o conteúdo, a superestrutura esquemática e o discurso presente no texto. São os enfoques conteudísticos, estruturalista e discursivo.
3) Estratégias: estimular as ações mentais do aluno enquanto lê. Um dos trabalhos do professor, considerando as estratégias, consiste em interromper a leitura num dado momento e fazer perguntas sobre a parte do texto ainda não lida. Ensinar a ler é interferir nas estratégias de leitura do aluno.
02. Leia o poema a seguir:
Pronominais
Oswald de Andrade
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro
O poema acima contém referências ao fenômeno da variação linguística. Identifique as referências e exemplo de variação linguística no poema.
Resposta:
...