Prova De Economia
Trabalho Universitário: Prova De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: muzammba • 5/12/2014 • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 454 Visualizações
Oferta de mercado
Como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo.
A relação direta entra a quantidade ofertada de um bem e o preço desse bem deve-se ao fato de que um aumento do preço de mercado eleva a rentabilidade das empresas, estimulando-as a elevar a produção.
Além de preço de bem, a oferta de um bem ou serviço é afetada pelos custos de fatores de produção (matéria prima, salários, preço da terra), por alterações tecnológicas e pelo aumento do numero de empresas no mercado.
Equilíbrio de Mercado
A interação das curvas de demanda e de oferta determina o preço e a quantidade de equilíbrio de um bem ou serviço em um dado mercado.
Quanto mais produto no mercado menor o preço ofertado, quanto menor a quantidade de produto no mercado maior será o preço ofertado. O ponto de equilíbrio será quando o produto ofertado for totalmente consumido no mercado.
Monopólio
Caracteriza-se por apresentar condições diametralmente (direção) opostas às da concorrência perfeita Nele existe um único empresário ou empresa dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, de nem produto substituto ou concorrente.
Oligopólio
É um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno numero de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, coo a indústria automobilística, ou então em que há grande numero de empresas, mas poucas dominam o mercado, como na indústria de bebidas.
Macroeconomia
Estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, níveis geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxas de câmbio.
Renda
Renda Nacional é a soma de todas as rendas recebidas pelos proprietários dos fatores de produção utilizados durante o ano, ou seja, o custo dos fatores, salários e ordenados, juros, aluguéis, lucros mais as transferências do Governo para o setor privado (subsídios e pensões).
Para obter a Renda Nacional é necessário fazer três ajustes no PIB:
- Subtraímos do PIB a renda líquida obtida pelas empresas multinacionais estrangeiras e que é enviada ao exterior. Para obter este valor somamos ao PIB qualquer renda obtida no exterior por empresas ou residentes desse país e subtraímos qualquer renda obtida no próprio país por empresas ou residentes estrangeiros (PNB).
- Subtrair a depreciação do PNB
- Subtrair os impostos indiretos (que incidem sobre as vendas)
Produto Nacional
É o somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período, valorizados a preço de mercado, sem levar em consideração se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não residentes.
Nível geral de preços
Inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro. Porém, é popularmente usada para se referir ao aumento geral dos preços. Inflação é o oposto de deflação. Índices de preços dentro de uma faixa entre 2 a 4,5% ao ano é uma situação chamada de estabilidade de preços.
Estoque de moeda
Moeda é um instrumento ou objeto aceito pela coletividade para intermedias transações econômicas, para pagamento de bens e serviços. Essa aceitação é garantida por lei, ou seja, a moeda tem “curso forçado”
Taxa de Juros
No Brasil, a taxa de juros básica é a taxa SELIC, que é definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, e corresponde à taxa de juros vigente no mercado interbancário, ou seja, é a taxa aplicada aos empréstimos entre bancos para operações de um dia (overnight) - operações estas lastreadas por títulos públicos federais. A taxa básica de juros, estabelecida pelo governo, através
...