Prática De Ensino E Estágio Supervisionado Em Docência De Educação Infantil
Artigo: Prática De Ensino E Estágio Supervisionado Em Docência De Educação Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: buart • 8/3/2015 • 1.857 Palavras (8 Páginas) • 809 Visualizações
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil
BRUNA PINTO PEREIRA
Belo Horizonte - 2014
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Educação Infantil sob a orientação da Professora MARIA DE FATIMA FERNANDES RODRIGUES
Curso: Pedagogia
Belo Horizonte - 2014
“A alegria não chega apenas no encontro do achado,
mas faz parte do processo da busca.
E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura,
fora da boniteza e da alegria”
Paulo Freire
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO …........................................................................................ 05
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA
2.1 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA …............................................................ 05
2.2 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA …............................................................ 06
3. DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS
E REALIZADAS …........................................................................................ 06
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS …........................................................................ 07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …................................................................. 08
1. INTRODUÇÃO
Na Educação Infantil, segundo a LDB/96, o cuidar e o educar são indispensáveis e indissociáveis, diferenciando-se, assim, das outras etapas da vida escolar. É o primeiro contato da criança com a escola. A minha expectativa era chegar em um local onde seria oferecido um ambiente e um tratamento maternal, aconchegante. Uma extensão da casa.
Na escola que estagiei percebi que o ambiente era aconchegante apesar de não ter muito espaço e de os brinquedos, às vezes, não serem apropriados para a idade das crianças. A quantidade de alunos colaborou muito para essa sensação de aconchego pois, sendo poucos, a sala de aula não ficava apertada e a professora conseguia dar um atenção diferenciada a cada um.
A escola é razoavelmente bem equipada materialmente. Salas, mesas, cadeiras, banheiros e etc bem conservados e limpos. Tem espaço para atividades físicas e ao ar livre.
Achei que as atividades em sala de aula não colaboravam para a criatividade e autonomia da criança por serem muito repetitivas, como descreverei a seguir.
O estagio é uma experiencia muito importante para o futuro profissional e está me ajudando a ter uma noção mais prática do que é a Educação Infantil e como funciona uma escola.
2.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA OBSERVADA
2.1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A escola em que estagiei chama-se Colégio Máximus e localiza-se na área central de Santa Luzia em Minas Gerais. Está instalada nesse local há doze anos e atende à alunos vindo da classe média da região.
A infraestrutura conta com boas instalações elétricas e hidráulicas. Salas bem construídas e com boa ventilação, apesar de ser um pouco pequenas. Banheiros nos dois andares e separados para meninas e meninos, além de um banheiro para os funcionários.
A Escola atende desde o ensino infantil até o ensino médio. Sendo que as turmas são separadas em dois turnos da seguinte maneira: anos finais do ensino fundamental e ensino médio no turno da manhã, e ensino infantil e anos iniciais do ensino fundamental no turno da tarde.
São aproximadamente 10 salas de aula convencionais com carteiras em fila e quadro para o professor na frente. As salas do ensino infantil contam com um banheiro. Além das salas de aula existem as salas de artes e dos professores e também uma biblioteca e uma cantina. Não tem sala de informática. Há uma quadra de esportes e um espaço ao ar livre que serve como área de lanche e brincadeiras.
O mobiliário é adequado ao tamanho das crianças, tanto nas salas quanto nos banheiros. Alguns um pouco velhos mas não impossibilitados de serem usados.
As turmas tem quantidade reduzida de alunos, não passando de 20 em cada sala. Um professor(a) para cada turma e um coordenador para cada turno. A escola também tem uma professora de artes
...