Prática Profissional
Ensaios: Prática Profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: familbel • 4/5/2014 • 562 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
Pensando conceitos e relacionando-os com a prática profissional
Aluna: Maria Isabel Silva de Almeida - T24/14/EI/D01
Tutor: Tiago Souza Machado Casado
Pólo: Sumaré, SP
EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE
Este texto apresenta as ideias principais do Profº. Clodoaldo Meneguello Cardoso, no texto Educação na Diversidade e Cidadania e contextualizando-os em meu local de trabalho por meio de um único conceito apresentado pelo autor.
O autor contextualiza o tema Diversidade, Pluralidade Cultural e Humanidade, ao voltar à infância e aos seus valores construídos em família, questionando o porquê de só agora se dar importância à diversidade, pois segundo o autor a humanidade sempre teve uma pluralidade cultural e reflete a questão da diversidade e Inclusão em uma educação baseada em valores para a convivência na diversidade, onde a educação deve se pautar na relação respeitosa e solidária entre as pessoas educadas para o diálogo, não apenas com os semelhantes, mas também com quem pensa e age de maneira diferente. Questiona também se esse tema refere-se apenas à educação de alunos com necessidades especiais ou se é apenas modismo na educação.
O autor defende a ideia de que a Evolução trouxe grande mudança nos pensamentos, nas culturas, religiões e até nos grupos familiares e acredita que o mundo globalizado pelos meios da comunicação contribuiu e transformou a Educação e a sociedade.
Alguns conceitos apresentados no texto e suas definições:
Tolerância boa: Suportar com paciência aquilo que é desagradável, injusto, defeituoso, aceitando a diversidade.
Intolerância boa: Indignação, rejeição e combate à opressão e às desigualdades.
Preconceito: O preconceito expressa-se em um juízo de valor que considera o outro ou um grupo como inferior a nós em algum aspecto: físico, moral, social ou intelectual;
Diversidade: É o conceito relacionado às diferenças entre as pessoas, sejam físicas, étnico-culturais, ideológicas.
Identidade: a capacidade de pensar e viver de modo diferente uns dos outros.
Desigualdade: É a relação de poder no qual se estabelecem grupos dominantes e grupos dominados.
Liberdade: conceito no qual o indivíduo, por ser racional, é livre seguindo apenas a lei do bom senso de não prejudicar o outro.
Igualdade social: É um processo de emancipação coletiva, a sociedade se desvencilha de estruturas que impõem desigualdades de condições.
Cidadania ativa: Participação na vida da sociedade, não considerando apenas os direitos e deveres particulares do indivíduo.
Inclusão: Inclusão escolar é acolher todos os alunos no sistema de ensino, sem nenhuma exceção.
Exclusão: Refere-se à separação ou eliminação das pessoas consideradas “diferentes”.
Violência:
...