Psicologia Gestalt
Trabalho Universitário: Psicologia Gestalt. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lotorres • 5/12/2013 • 873 Palavras (4 Páginas) • 1.325 Visualizações
A Gestalt – A Psicologia da Forma
A Gestalt constitui-se uma das principais teorias da Psicologia surgidas na Europa no século XX. Surge como uma negação à fragmentação das ações e processos humanos presentes nas tendências da Psicologia científica do século IX. Busca compreender o homem como totalidade, liga-se à Filosofia.
O termo Gestalt é de difícil tradução. O termo mais próximo em português seria forma ou configuração, que não é utilizado por não corresponder exatamente ao seu real significado em Psicologia.
Estudo Dirigido
1) Qual é o ponto de partida da teoria da Gestalt?
R1: A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria.
2) Qual a crítica que a Gestalt faz ao Behaviorismo?
R2: A teoria Behaviorista tem por princípio admitir a existência de uma relação de causa e efeito entre o estímulo e a resposta. Os teóricos da Gestalt entendem que entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
3) Qual a importância da percepção do estímulo para a compreensão do comportamento humano, na teoria da Gestalt?
R3: De acordo com a visão dos gestaltistas, o comportamento deveria ser estudado nos seus aspectos mais globais, levando em consideração as condições que alteram a percepção do estímulo.
4) Citar um exemplo que mostre uma percepção do ambiente diferente de sua realidade física.
R4: É o caso do cinema. Quem já viu uma fita cinematográfica sabe que ela é composta de fotogramas estáticos. O movimento que vemos na tela é uma ilusão de ótica causada pela pós-imagem retiniana (a imagem demora um pouco para se “apagar” em nossa retina). Como as imagens vão-se sobrepondo em nossa retina, temos a sensação de movimento. Mas o que de fato está na tela é uma fotografia estática.
5) Quando eu vejo uma parte de um objeto, ocorre uma tendência à restauração do equilíbrio da forma, ou seja, da boa-forma, garantindo o entendimento do que estou percebendo. O que é necessário para alcançarmos a boa-forma?
R5: Ao olharmos o objeto o fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura (objeto).
6) Qual a importância da relação figura-fundo na percepção?
R6: É de suma importância para o indivíduo no processo de percepção distinguir o que é figura e o que é fundo para evitar ambigüidades, ou o que chamamos de ilusão de ótica.
7) Como é denominado o conjunto de estímulos determinantes do comportamento?
R7: De acordo com a visão global dos gestaltistas, o conjunto de estímulos determinantes do comportamento é denominado meio ou meio ambiental. São conhecidos dois tipos de meio: o geográfico e o comportamental.
8) Explicar, por meio de um exemplo, o meio geográfico e o meio comportamental.
R8: O meio geográfico é o meio físico em termos objetivos. Exemplo: uma pessoa dentro de uma danceteria. O meio comportamental é o meio resultante da interação do indivíduo com o meio físico e implica a interpretação desse meio por meio de forças que regem a percepção (equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade). Exemplo: cumprimentarmos a distância uma pessoa conhecida e, ao chegarmos mais perto, deparamos com um atônito desconhecido. Um erro de percepção nos levou ao comportamento de cumprimentar o desconhecido. Esta pequena confusão demonstra que a nossa percepção do estímulo (a pessoa desconhecida) naquelas condições ambientais é mediatizada
...