QUALIDADE DOS PROCESSOS LOGISTICOS: BOTICÁRIO
Por: LotusGold Br • 22/11/2020 • Artigo • 4.104 Palavras (17 Páginas) • 449 Visualizações
[pic 1]
FATEC – ZONA LESTE
PROJETO INTEGRADOR DE LOGÍSTICA III –
QUALIDADE DOS PROCESSOS LOGISTICOS: BOTICÁRIO
Jefferson Luiz Maciel Mathias
Rafael Ferreira de Jesus
PROJETO INTEGRADOR DE LOGÍSTICA III –
QUALIDADE DOS PROCESSOS LOGISTICOS: BOTICÁRIO
Trabalho apresentado à FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (FATEC) na disciplina de Projeto Integrador III O BOTICÁRIO, sob orientação do Prof. Sebastião Marcelo F Azevedo, como requisito de avaliação para o curso de Tecnologia em Logística.
Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo analisar as atividades na qualidade da logística ao qual define-se como uma ferramenta de planejamento do transporte, controle, armazenagem e distribuição de itens, matérias-primas, produtos acabados ou não, e serviços utilizados em um processo produtivo desde a sua origem (entrada), a manufatura (processo) até a saída, (cliente). Procedimento este que envolve a utilização eficiente e eficaz dos recursos disponíveis como, por exemplo, padronização de processos, otimização de espaços para estocagem, e capacitação profissional, ao que se resume ao processo de melhoria contínua.
Palavras chaves: Logística, eficiência, modal, qualidade
Índice de figuras
Figura 1: Primeira loja O Boticário, aberta em 1977, em Curitiba. 3
Figura 2: Fábrica boticário em Camaçari 4
Figura 3: Supply Chain O Boticário 6
Figura 4: Fundação grupo Boticário 7
Figura 5: Estrutura O Boticário 8
Introdução
Os motivos que nos levaram a escolher a empresa “O Boticário” foram que ela é uma das maiores e mais prestigiadas empresas do mercado de cosmético, que já atua a mais de 35 anos na área e possui diversas lojas espalhadas pelo Brasil. Além disso, o que mais chamou a atenção foi o de ser uma empresa que investe fortemente na propaganda e marketing, apoia projetos culturais que contam a sua história, assim permitindo que seus atuais e futuros clientes possam avaliá-la melhor. E um dos aspectos mais acentuados é o seu investimento em questões sustentáveis através do grupo Boticário, o qual valoriza muito a questão da natureza, porque além de ter a finalidade de agregar valores que venham a ser utilizados para a atual e próximas gerações, também deseja que a mesma seja lembrada por seus clientes como uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, porque agora este é um dos valores mais prezados pelos consumidores.
Contudo, o que seria do Boticário, com várias lojas no Brasil e mais de 500 pontos de venda no exterior se, além de um forte trabalho de característica e de marketing, não contasse com uma sólida rede de distribuição de seus mais de 1500 produtos?
O sucesso de uma empresa como O Boticário, na maioria das vezes creditado nas suas áreas de negócio, está cada vez mais relacionado ao desempenho das suas áreas de suporte, como a logística. A empresa, ao desenvolver seu supply chain, consegue atingir os objetivos e caminhos estabelecidos pelo marketing e pelas áreas comerciais.
Este projeto tem como objetivo evidenciar as principais características envolvidas nas atividades da qualidade na logística, que compõem a empresa, mostrando quais processos são necessários para se obter qualidade e eficiência, gerando lucros e reduzindo custos.
O Boticário
A empresa foi fundada em 1977 pelo bioquímico Miguel Krigsner, que havia acabado de se formar. Na época o negócio era uma pequena farmácia de manipulação aberta no centro de Curitiba, no Paraná.
Ao abrir o negócio, Krigsner quis fazer uma homenagem aos antigos farmacêuticos que manipulavam os medicamentos, criando-os de maneira artesanal, quase como mágica. É daí que vem o nome O Boticário.
Curiosamente, a farmácia de manipulação tinha um foco específico: medicamentos dermatológicos. Na época, Krigsner chegou a criar produtos exclusivos para suas clientes usando uma batedeira de bolo. Não demorou para que as fórmulas originais da farmácia ganhassem fama por Curitiba, o que ajudou a aumentar os negócios e acelerou o crescimento da empresa.
Figura 1: Primeira loja O Boticário, aberta em 1977, em Curitiba.
[pic 2]
(Fonte: Divulgação O boticário)
Crescimento pós-fundação
No ano de 1979, Krigsner conheceu Silvio Santos (sim, o dono do canal televisivo SBT). Na época, o empresário tinha planos de abrir uma marca de perfumaria, mas desistiu. Então, Silvio Santos ofereceu a Krigsner 60 mil frascos de ânfora que havia comprado e não utilizaria mais. O bioquímico não tinha dinheiro para a compra e nem espaço para armazenar os produtos, mas fechou negócio: se não conseguisse pagar a ânfora, iria devolvê-la totalmente ao antigo dono.
Foi a partir disso que o primeiro perfume da marca foi criado, o Acqua Fresca. Krigsner criou uma fragrância leve e suave, porém com personalidade, e utilizou a ânfora como embalagem. O resultado foi tão certeiro, que o Acqua Fresca se tornou o perfume mais vendido do Brasil na época. O produto teve lançamento no exterior e chegou ao título de segunda fragrância mais vendida no mundo. Essa tremenda popularidade fez com que a empresa abrisse outra loja (no Aeroporto Internacional de Curitiba) e iniciou seu processo de expansão por meio de franquias. Em 1982, a empresa toma uma de suas maiores e principais decisões: abre sua primeira fábrica, localizada no interior do Paraná, especificamente em São José dos Pinhais.
A partir de então, a empresa investiu pesado na criação de fragrâncias, como a icônica Thaty, que fez sucesso entre as adolescentes e até hoje é um dos perfumes mais vendidos da marca.
Figura 2: Fábrica boticário em Camaçari
[pic 3]
(Fonte: Envolverde)
Sobre O Boticário
Objetivos organizacionais:
Garantir a melhoria contínua do nível de serviço em todos os pontos de venda, através de uma correta gestão da demanda, de um planejamento compartilhado, e das relações de ressuprimento entre o O Boticário, seus fornecedores e sua rede de distribuição, obtendo uma importante redução de custos e de capital empregado em toda a cadeia.
...