QUESTÕES SOCIAIS E EQUIPAMENTOS SOCIAIS EXISTENTES NA LIBERDADE / FAPOKO
Projeto de pesquisa: QUESTÕES SOCIAIS E EQUIPAMENTOS SOCIAIS EXISTENTES NA LIBERDADE / FAPOKO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunnareb • 18/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.553 Palavras (7 Páginas) • 456 Visualizações
QUESTÕES SOCIAIS E OS EQUIPAMENTOS SOCIAIS EXISTENTES NO BAIRRO LIBERDADE/PAPOCO
Brunna Rayanne Souza Rebouças
Kaliane Edna dos Santos
Maria Clara Medeiros
Rosilda Saldanha Lopes de Oliveira
Sarah Lucianny de Brito Alves
Marwyla Gomes de Lima
Ms. Sheyla Paiva Pedrosa Brandão
RESUMO:
Palavras Chaves:
1 INTRODUÇÃO
A questão social teve seu agravamento com a revolução industrial, que ocasionou muitas transformações na sociedade, causando grande impacto com o aprofundamento do sistema capitalista, divisão social do trabalho dando origens as lutas de classe e as desigualdades sociais. Nesse período surge o processo de migração onde trabalhadores rurais deslocam-se para cidade em busca de emprego e acaba gerando um crescimento desordenado, começando a surgir problemas de saúde, saneamento, moradia, violência, desemprego, é grande numero de desempregados gerando nesse contexto a exclusão social. A Classe trabalhadora vivia em extrema miséria sendo explorados pelos capitalistas que pagavam baixos salários e ofereciam péssimas condições de trabalho, sendo submetidos a uma carga horária longa, que ocasionava sérios problemas de saúde ou seja, essas pessoas viviam em situação de vulnerabilidade sem direito a saúde, educação, e uma moradia digna e uma alimentação de qualidade. Esses trabalhadores eram submetidos muitas vezes a situações constrangedoras e ate desumanas, porém continuavam a deixa-se alienar pelo modo de produção capitalista, pois viviam em miséria absoluta, recebia somente o necessário para sobreviver, o que resultou em greves, reivindicações e lutas pelos seus direitos.
O objetivo dessa pesquisa é trazer os males que a questão social causa para a sociedade, mas dando destaque para o Papoco, buscando informações sobre a realidade vivida pela população, bem como os principais problemas enfrentados no cotidiano, constatar se existem equipamentos sociais que prestem serviços de saúde, educação, assistência e se o bairro dispõe de uma boa infraestrutura, como a população tem acesso a esses serviços, e através de pesquisa de campo e bibliográfica conseguimos observar que no Bairro existe praças, igrejas, escola municipal, U.E.I (Unidade de Educação infantil), CRAS (Centro de referencia de Assistência Social), UBS/Alto de São Manoel onde presta atendimento de saúde da população do Bairro Papoco, possui também um comércio local variado e capaz de atender as necessidades do bairro, porém o principal problema enfrentado e a questão da violência onde e cada vez mais frequentes, exigindo medidas eficazes para o controle da mesma.
2 BAIRRO PAPOCO
No ano de 1939, na fazenda onde residiam seus donos MANOEL CIRILO e sua esposa ANA ROSA. Certo dia a esposa de seu Manoel adoece, e ele muito cristão faz uma promessa, que se sua esposa ficasse boa faria uma capela em suas terras; o seu pedido foi atendo, como seu Manoel era dono de um de umas das maiores propriedades de terra da época construiu no lugar mais alto do local a capela, onde passou a ser chamado de alto de são Manoel em homenagem a seu nome.
Varias comunidades foram se formando, dentre elas o papoco formados por pessoas oriundas de vários lugares em busca de uma melhor condição de vida. Aos poucos as pessoas foram se aglomerando e foi surgindo vários problemas provenientes da falta de recursos existentes ali, como saneamento, emprego, saúde, moradia. Mediante esses fatores e da negação dos direitos sociais onde a partir dai vão surgindo vários conflitos no bairro, como brigas tiros, discórdias dando origem a violência, foi como se deu o nome do bairro papoco.
O Bairro ao longo dos anos passou por varias transformações ate chegar aos dias atuais. Hoje o bairro ainda passa por dificuldades, porem consegue dar suporte a população ao dispor de uma infraestrutura capaz de prestar a os serviços essenciais como tais como: educação, transporte, saúde onde possui também com comercio local onde a população pode encontrar desde a alimentação ate vestuário.
No Inicio as residências foram construídas de formas desordenadas, as pessoas iam chegando se apossando do terreno que se encontrava livre e construíam suas casas. Hoje já possui residências bem estruturadas vai desde o simples ate o mais alto padrão.
3 EQUIPAMENTOS SOCIAIS
Os Equipamentos sociais assume uma importante bastante significativa para o bem- estar e para as condições de vida dos indivíduos, onde surge das respostas das necessidades sociais, sendo instrumentos de garantias e do exercício dos seus direitos existem no bairro: praças, igrejas, unidades de educação infantil (UEI), conselho, drogarias, supermercados, mercadinhos, lojas e etc.
Os Equipamentos sociais onde são prestados as politicas de assistência e os direitos são efetivados:
ESCOLA MUNICIPAL JOSE BENJAMIM
CONSELHO COMUNITARIO DO BAIRRO PAPOCO
CRASS-CENTRO DE REFERENCIA DE ASSITENCIA SOCIA
UEI- UNIADADE DE EDUCACAÇÃO INFANTIL
UBS- UNIDADE BASICA DE SAÚDE
Os Equipamentos sociais no qual tivemos a oportunidade de realizarmos a visita foram:
CRASS – CENTRO DE REFERENCIA DA ASSISTENCIA SOCIAL DO ALTO DE SÃO MANOEL: Centro de Referencia Assegurado pela lei SUAS 12.435/11. O mapeamento todo o grande Alto de São Manoel.
Os Principais Problemas apresentados no bairro são: A violência drogas, desemprego, prostituição, gravidez na adolescência negligencia ao idoso, a criança e ao adolescente. O CRAS se constitui por ser um equipamento da assistência social, este fica localizado em bairro de grande vulnerabilidade social, sendo uma exigência do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) sendo um equipamento de prevenção, dando suporte as famílias com maior vulnerabilidade social, oriundas do desemprego, violência domestica drogas, violência sexual infantil, ou seja, e evasão escolar o CRASS esta inserido onde as questões sociais se encontram de forma mais acentuada,
...