Diferenciação entre grupos sociais e sociais
Seminário: Diferenciação entre grupos sociais e sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rdminiaturas • 9/7/2014 • Seminário • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 334 Visualizações
• Diferencie grupos sociais e não sociais. Qual a importância dos grupos para a identidade das pessoas?
Grupos sociais: São definidos como duas ou mais pessoas que interagem entre si e são interdependentes, no sentido de que suas necessidades e seus objetivos levam-nas a depender uma das outras.
Grupos não sociais: È quando duas ou mais pessoas se encontram no mesmo lugar, ao mesmo tempo, mas não se interagem entre si.
A forma como reagimos a outros grupos que são semelhantes ou diferentes pode depender do nível de identificação que temos com o grupo a que pertencemos, mas também do clima de interdependência que existe entre os grupos envolvidos (se estamos a competir ou a lutar pelo bem comum). O que determina se é a identificação ou a percepção de interdependência que marca o processo é a dimensão a que se referem os aspectos envolvidos na comparação de semelhanças e diferenças
• O que é percepção social?
É um juízo avaliativo através da interação social.
• Defina negociação, arbitragem, conciliação e mediação.
Negociação: Não há participação de terceiros, as próprias pessoas em conflito buscam a resolução.
Arbitragem: decisão que cabe a uma 3ª pessoa – condição de advogado.
Conciliação: O conciliador faz sugestão, interfere e oferece conselhos, coloca fim ao que foi trazido pelas partes.
Mediação: Auto composição assistida. A 3ª pessoa é imparcial, ela atua para promover a resolução do conflito.
• Qual a finalidade do conselho tutelar?
È um órgão responsável em fiscalizar se os direitos previstos no Estatuto da criança e dos adolescentes (ECA) estão sendo cumpridos. Tem de estar em contato direito com população: recebe queixas relativas a violação dos direitos das crianças e adolescentes, e deve estar em sintonia com o judiciário local para que a informação seja harmoniosa e alcancem o objetivo de proteção.
• Quais os documentos elaborados pelo psicólogo após uma avaliação psicológica?
Os documentos produzidos pelos psicólogos são: Declaração, atestado psicológico, relatório psicológico e parecer psicológico.
• Diferencie psicologia do senso comum e psicologia científica:
Psicologia e ciência são "exatas". Elas têm informações baseadas em observação e pesquisa. O senso comum é o que nós achamos que é, a visão que nós temos de algo. Um saber que nasce da experiência cotidiana.
• Dentro do conceito de justiça restaurativa, qual o método auto compositivo de resolução de conflitos? São os próprios envolvidos que discutirão e comporão o conflito, mas na presença de um terceiro imparcial, que não deve influenciar ou persuadir que as pessoas entrem em um acordo. O mediador atua para promover a solução do conflito.
• É possível um psicólogo psicoterapeuta atuar como psicólogo perito ou psicólogo assistente técnico de uma mesma pessoa que está sendo avaliada?
• As atitudes são formas organizadas e coerentes de pensar, sentir e reagir em relação a pessoas ou situações. Quais são os componentes que envolvem as atitudes?
Aspectos afetivos, aspecto comportamental, crenças.
• O que é personalidade?
• Quais os tipos de violência contra a criança, o adolescente e o idoso?
Violência Psicológica, tratamentos de desprezo, isolamentos exploração, desrespeito e violência corporal.
• Diferencie as atuações do psicólogo perito e do psicólogo assistente técnico.
Ao Psicólogo perito cabe fornecer um laudo psicológico com informações pertinentes ao processo judicial e a problemática diagnosticada, visando auxiliar o magistrado na formação de seu convencimento sobre a decisão a ser tomada. E ao psicólogo assistente técnico acompanhar os psicólogos que estão realizando a perícia.
• O que é alienação parental?
É um transtorno caracterizado pelo conjunto de sintomas que resulta no processo pelo qual um progenitor transforma a consciência dos seus filhos, mediante estratégias, com o objetivo de impedir, obstruir ou destruir seus vínculos com o seu progenitor.
• Explique o conceito de justiça restaurativa:
O conceito e a filosofia de justiça restaurativa têm embasado programas dedicados a cuidar das vítimas, dos ofensores e das comunidades que os abrigam, e tem orientado para a restauração de sua vida e de sua interação social.
• Como os indivíduos internalizam as leis simbólicas? Quais as consequências das falhas na transmissão dessas leis?
A lei simbólica é estrutural, ou seja, independente do lugar, do momento histórico e da constituição social. Ainda que não dependa do tempo e do espaço, estrutura ambos, pois estes têm sua base na linguagem. Com sua estrutura de linguagem, a Lei simbólica comparece na cultura por intermédio de suas manifestações e no inconsciente por meio de suas formações – sonho, sintoma, chistes.
Lei
...