QUIMICA ALUMINIO
Trabalho Escolar: QUIMICA ALUMINIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MIQUIWAL • 9/9/2014 • 965 Palavras (4 Páginas) • 387 Visualizações
INTRODUÇÃO
INTRODUÇÃOR AO ALUMINIO
O alumínio é o elemento mais abundante na costa terrestre, material mais jovem usado pelas indústrias. Começou a ser produzido comercialmente a cerca de 150 anos são produção é maior que todos os matérias não ferrosos.
O minério de alumínio predominante é a bauxita ela é constituída de um oxido hidratado (A12 O3) H2O contando ainda o oxido de ferro, sílica e titânio e pequena quantidade de outros compostos. No minério é utilizado na produção de alumínio o teor de A12O3, varia de 40ª 60%.
O alumínio é produzido em grande quantidade, pois sua extração é muito difícil, pois ocorre na forma composta (formado por dois ou mais elementos químicos).
As suas características principais são: leve, baixa corrosão, prateado e amplamente reciclável. Tem no seu composto o mais duro dos metais (oxido) só menor que o diamante (MOHS). O sulfato é usado na indústria do papel e o cloreto na fabricação de óleo.
O aluno e suas ligações têm densidade relativamente baixa (2,7 g por cm2 em comparação ao aço que tem a sua (7,9/ por cm3). A sua densidade é menor do que a do aço e sua fusão e de 600° C a temperatura máxima que pode submeter-se.
A extração do alumínio não é feita diretamente no estado metálico, mais sim da bauxita encontrada nas regiões climáticas do mediterrâneo, tropical e subtropical.
Ela tem uma representação 30% do alumínio (A12O3) e sua reserva no Brasil são umas das maiores do mundo.
A produção do alumínio começa com a retirada da matéria prima bauxita a poucos metros abaixo do solo.
- Ela é transportada da mina para a usina onde é retirada a brita e a argila antes de ser levada para o refino.
- Depois é retirada a alumina por meio de refinamento que é feita com soda caustica e cal.
- Ela é aquecida e filtrada e o alumina remanescente é seca até se transformar em pó branco.
- Na fabrica ela é transformada em alumínio, são necessário três matérias primas para produzir o alumínio (oxido de alumínio eletricidade e carbono).
Numa cuba a eletricidade circula entre os pólos negativos (coto do) e um pólo positivo (anodo) feitos em carbono. O anodo reage com o oxigênio da alumina e forma o gás carbônico.
Deste processo resulta o alumínio liquido que pode então ser retirado da cuba. Eles podem ser fundidos em três formas diferentes.
- Lingotes de extrusão:
- Ligas de fundição
- Laminagens
Processo de extrusão: O lingote de alumínio é aquecido e forçado a fluir num molde chamado matriz.
Laminação: Ele pode variar de 60 cm até 2-6 mm e a folha de alumínio produto final pode chegar a 0, 006 mm.
Os lingotes podem ser utilizados para fabricação de produtos laminados. Exemplos: Folhas, placas e tiras. As ligas primarias podem possuir vários tamanhos e composição depende do seu uso. Exemplos: Rodas, peças automotivas, aro etc.
TABELA DE USO E PROPRIEDADE
FLUXOGRAMA DA PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO
Este fluxograma mostra passo a passo desde a extração da bauxita até o alumínio em forma de lingote.
PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO ALUMINIO PROPRIEDADES INTENSIVAS E EXTENSIVAS.
Leve e resistente, maleável, perfeito para embalagem, excelente refletor, a prova de fogo, fácil reciclagem vida longa e baixa manutenção e é um excelente condutor de calor e eletricidade.
Propriedades intensivas: São propriedades físicas que não dependem da extensão do sistema, isso é são independentes do tamanho e quantidade de matéria de um dado sistema. Exemplos: Ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade. Exemplos: Temperatura (T em K), pressaõ(P
...