Quais são Os Cargos Ou Funções Relacionados às Atividades De Pesquisa De Mercado, Com As Suas Respectivas Descrição De Cargo.
Trabalho Escolar: Quais são Os Cargos Ou Funções Relacionados às Atividades De Pesquisa De Mercado, Com As Suas Respectivas Descrição De Cargo.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelinha05 • 30/9/2014 • 5.097 Palavras (21 Páginas) • 793 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE BELO HORIZONTE
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO PASSIVO TRABALHISTA NAS ORGANIZAÇÕES: a importância do endomarketing e da comunicação interna para a evidenciação das políticas e regras da empresa, inclusive na entrevista de desligamento na gestão de risco do passivo trabalhista.
RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo mostrar a importância do endomarketing e da comunicação interna para a evidenciação das políticas e regras das empresas, inclusive na entrevista de desligamento e na gestão de risco do passivo trabalhista. Percebe-se que gestores com habilidades e competências são necessários para evitar que o passivo trabalhista mal gerido, afete as empresas. Dentre as mais variadas maneiras de manter a gestão do passivo trabalhista estão o uso do Endormaketing (comunicação interna) e da gestão de risco no desligamento dos funcionários com as organizações. Percebe-se então como essas boas e eficazes ferramentas, necessitam de gestores com capacidades e habilidades para usa-las e dessa forma evitar processos jurídicos e suas penalidades, mantendo de fato a ordem e aumentar a satisfação dos funcionários com as empresas e consequentemente os lucros.
PALAVRAS-CHAVE:
Passivo trabalhista. Gestão de risco. Endormaketing. Comunicação interna.
1. INTRODUÇÃO
A interdisciplinaridade contribui para a construção de novas práticas e interações, levando alunos pesquisarem e descobrirem algo além do que é visto em sala de aula, “a pesquisa,
como atividade humana e social, traz sempre a carga dos valores, preferências, interesses e princípios que orientam o pesquisador” (HAAS, 1989, p. 12). Para viabilizar essa integração, tem-se no curso de Administração da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISABH) a atividade de Simulação Profissional Integrada (ASPI), um projeto pedagógico interdisciplinar que tem como objetivo proporcionar aos futuros profissionais a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências de forma criativa, ativa e crítica, formando assim, líderes com facilidade de se relacionarem e interagirem em equipe, capazes de lidar com os desafios do cotidiano nos diferentes âmbitos no mercado de trabalho.
O tema proposto para os alunos do segundo período do curso de administração é “A importância da gestão do passivo trabalhista nas organizações” e o enfoque do subtema é “A importância do endomarketing e da comunicação interna para a evidenciação e das políticas e regras da empresa, inclusive na entrevista de desligamento na gestão de risco do passivo trabalhista”.
Para Marques (2011) com a chegada da era da industrialização neoclássica, onde as mudanças e transformações marcaram a maneira de administrar às pessoas, foi necessário desenvolver ações voltadas para melhoria das competências de seus colaboradores, essas ações foram chamadas de administração de recursos humano, onde foi mudada a velha concepção de relações indústrias por uma nova maneira de pensar, visualizando as pessoas como recursos vivos e inteligentes e não mais como fatores inertes de produção.
Segundo Chiavenato (2008) o trabalho tem sido uma constante na existência do ser humano. Ao longo de toda historia da humanidade sucedem-se os desdobramentos da atividade laboral e a partir da revolução industrial surge o conceito atual de trabalho. Seguidamente ao decorrer do século XX o trabalho recebeu a configuração que hoje está assumindo. Porém, apenas na primeira fase da revolução industrial os governos de fato passaram ter uma preocupação a mais com o social, surgindo assim em 1802 na Inglaterra a primeira lei trabalhista. “A lei de Peel proibia o trabalho noturno dos menores e limitava a jornada a 12 horas por dia” (DANTAS JR. “et al” , 2012, p.27). Porém Bingemer e Bartholo Jr. (1994) afirma que a primeira lei trabalhista já havia sido citada na bíblia onde diz que em um dia por semana ninguém deveria trabalhar, mostrando assim que sempre houve na historia da humanidade uma preocupação com o ser humana em relação ao trabalho.
No entanto Martins (1997) afirma que no âmbito empresarial criou-se um dilema entre cumprir as leis ou tentar driblá-las e obter maiores lucros, deixando assim, de cumprirem as leis trabalhistas parcialmente ou totalmente.
Surge então a necessidade de gestores com capacidade e habilidade para diminuir as dívidas trabalhistas das empresas. Dentre as varias formas para diminuir a divida trabalhista pode-se usar como ferramentas o endormarketing e a comunicação interna, gerando assim, o aumento da credibilidade das empresas perante os empregados ao cumprirem as leis, consequentemente, a comunicação bem trabalhada irá promover funcionários altamente lucrativos, por estarem satisfeitos com as instituições.
Desta forma o presente artigo tem por objetivo mostrar as ações realizadas dentro das empresas para evitar e diminuir o passivo trabalhista, criando novos canais para manter a qualidade e procedimentos bem definidos para agregar força e motivação no desempenho da organização, com uma gestão decidida e uma equipe motivada fortalecendo uma política de qualidade, com objetivos claros e metas para todas as etapas, usando ferramentas como endomarketing, gestão de risco, comunicação interna estabelecendo um relacionamento amplo entre as organizações e os trabalhadores. Todos cientes da existência do passivo trabalhista.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Metodologia
No artigo em questão foi feito uma pesquisa bibliográfica especializada, consulta a sites específicos e artigos acadêmicos. Nos sites especializados foi visto a importância do conhecimento do administrador sobre a gestão do passivo trabalhista, quais seus deveres perante os empregados e judicialmente. A formatação foi feita com base no Manual de Normalização da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte.
2.2 Referenciais Teóricos
2.2.1. Passivo trabalhista
Passivo Trabalhista são débitos provenientes do contrato de trabalho. Neste sentido, os credores são os empregados ou instituições públicas que arrecadam os impostos (FEA/USP, 2009). O surgimento das obrigações dá-se na admissão e permanece até o desligamento do empregado. Pode-se definir
...