Quality Of Service
Trabalho Escolar: Quality Of Service. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andriwluiz • 28/5/2014 • 3.128 Palavras (13 Páginas) • 388 Visualizações
QoS - Software de controle de banda
Programas para controle de banda (também conhecidos como Quality of Service – QoS) são softwares focados em aumentar a ‘qualidade’ da Internet de um estabelecimento, empresa ou casa – sem a necessidade de aumentar o gasto com Internet.
O que é controle de banda
As ferramentas de controle de banda tem como função gerenciar o uso da conexão de Internet com os computadores da rede. O objetivo dessas ferramentas é garantir que os computadores poderão utilizar a banda de forma equilibrada, sem que apenas uma máquina consuma 90% da banda, deixando o restante da empresa com a Internet lenta.
O controle de banda evita situações comuns em empresas, em que o estagiário passa o dia inteiro no Youtube e fazendo downloads e acaba prejudicando o acesso à Internet da diretoria, impedindo que os mesmos trabalhem. Esses softwares determinam que o estagiário terá sua velocidade de Internet limitada e evitará que o Diretor seja prejudicado.
Os benefícios de se utilizar uma ferramenta de QoS (Quality of Service) são o aumento de produtividade da empresa (por causa da melhor distribuição da velocidade da Internet) e a redução de custos da Internet (pois a empresa não precisará contratar uma Internet mais rápida para solucionar os problemas de lentidão, basta equilibrar corretamente a banda já contratada).
Tipos de controle de banda
Existem dois tipos de controle de banda, aqueles que funcionam por meio de hardware e aqueles que funcionam por software. Cada uma possui suas respectivas vantagens e desvantagens
Hardware
O controle de banda por hardware tem como principal benefício a configuração centralizada: basta determinar uma vez todas as regras que serão aplicadas aos computadores conectados na rede. Nesse caso, não há necessidade de instalar nada nos computadores a serem controlados.
Entretanto, o hardware impede que as regras de banda sejam alteradas de maneira remota. Ou seja, é preciso acessar fisicamente o hardware para alterar as regras, sem a possibilidade de fazê-lo diretamente pela Internet.
Além disso, o hardware têm um alto custo inicial, pois é preciso adquirir o hardware. Por fim, a instalação de um hardware demanda que a empresa tenha profissionais com conhecimentos técnicos para configurar o controle de banda.
(Caso você queira utilizar um modem para controle de banda, basta procurar pelas funções “QoS – Quality of Service” ou “Bandwidth Management”.)
Software
O controle de banda por software tem como maior vantagem a facilidade de configuração (mesmo para usuários leigos, sem conhecimento de Internet) e a possibilidade de acesso remoto – as regras podem ser alteradas de qualquer computador e rede.
Como desvantagem, o software precisa ser instalado em todos os computadores que serão controlados, o que aumenta o tempo de instalação. Entretanto, a instalação e configuração não demandam conhecimentos técnicos.
Quando comparado com o hardware, o modelo de precificação do controle de banda por software é mais leve para as empresas, pois o custo inicial é baixo – o software demanda apenas pequenos pagamentos mensais.
Funções de softwares de controle de banda
Os melhores softwares de controle de banda do mercado buscam diferenciar a oferta de funcionalidades, indo além do simples controle de velocidade da Internet. As novas funções oferecidas pelos programas são:
1. Interface gráfica – A interface gráfica (no lugar da linha de comando) torna a configuração do controle de banda mais fácil e acessível: qualquer funcionário da empresa teria conhecimento suficiente para setar as regras de banda.
2. Controle remoto (via Internet) – O controle remoto permite que as regras do controle de banda sejam alteradas pela Internet, por um funcionário que não precisa estar presente no escritório ou conectado à rede da empresa.
3. Níveis diferentes de banda por departamentos – Alguns sistemas oferecem uma configuração limitada de banda: é possível determinar um piso e teto de banda igual para todas as máquinas. Os softwares mais recentes, entretanto, permitem que a empresa crie departamentos e crie regras diferentes para cada departamento. Por exemplo, a diretoria pode ter acesso ilimitado, mas a secretaria têm a banda controlada.
4. Bloqueia a internet em alguns horários específicos – Essa função não permite apenas que as empresas reduzam a velocidade de Internet de algumas máquinas, mas também determina em que horários a velocidade estará limitada. No horário do almoço, por exemplo, a empresa pode liberar a Internet para todos os funcionários.
Controle a banda da sua empresa
O PC Blindado Empresas é um dos softwares de monitoramento e bloqueio de Internet, que oferece uma funcionalidade de QoS e Controle de Banda.
O PC Blindado permite que as organizações controlem a banda utilizada nos computadores, bloqueiem sites e redes sociais (como Facebook e Orkut), programas de IMs (como Skype), etc. Além disso, o software gera um relatório das atividades de cada funcionário, com todos os programas e sites acessados.
Fornecemos uma versão gratuita do PC Blindado Empresas que pode ser testada por 15 dias em 3 computadores da empresa. Para iniciar o teste, basta criar um login e senha no PC Blindado e instalar nos computadores a se monitorar.
http://pcblindado.com/software-controle-de-banda-windows-xp-vista-7-8/
O S4 é um software que permite definir todas as regras de segurança e políticas de uso da internet na empresa, a qual possibilita o monitoramento on-line do uso, análise dos gráficos e emissão de relatórios pertinentes à utilização dos recursos da internet. Rodando em plataforma Linux, possui uma interface gráfica para administração de todas as funcionalidades do sistema, de maneira muito fácil e amigável. São mais de 30 funcionalidades diferentes para garantir o bom uso e a segurança na internet.
Com o controle de banda do S4 é possível dar prioridade de banda para os acessos a internet da sua rede. O controle de banda permite a subdivisão justa do link para atender as necessidades de velocidade de determinados acessos, priorizando os serviços mais
...