Quanto Mais Quente, Melhor
Trabalho Escolar: Quanto Mais Quente, Melhor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rebeco • 20/10/2014 • 445 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
Quanto mais quente, melhor!
A definição de energia, a capacidade de realizar trabalho, está relacionada ao uso das primeiras máquinas técnicas, que usava a energia química de combustíveis como a madeira para produzir vapor, e assim movimentá-las.
Pode-se dizer que todas as formas de energia dependem direta ou indiretamente da energia luminosa que vem do sol, pois a mesma ajuda na fotossíntese, que o processo fundamental pelo qual as plantas usam energia solar para transformar gás carbônico e água em alimento e combustíveis.
Os conceitos científicos de calor, temperatura e energia são diferentes dos conceitos do cotidiano, o que não permite que o aluno entenda claramente os limites e aplicação de um e de outro. Diversas fontes de informações, (relacionadas ao cotidiano), descreve que o calor é uma substância, que existem com tipos de calor (quente e frio), e que o calor é diretamente proporcional a temperatura, por exemplo, coloca-se gelo em uma bebida para esfriá-la. Ao contrário ocorre na ciência, onde não se admite a existência de dois processos de transferência de energia para a pedra de gelo até que todo o sistema esteja a uma mesma temperatura.
Sendo uma forma de energia, o calor não é uma substância. A idéia de que o calor está diretamente proporcionando a temperatura, também errôneo, pois só afirmamos que “faz muito calor”, quando a temperatura está alta, quando que o conceito de temperatura e calor são diferentes, pois do ponto de vista científico, a temperatura deriva da observação de que a energia pode fluir de um corpo para outro.
Quando estão em contato, e tem como propriedade informar a direção do fluxo de energia. O calor como fluxo de energia, passa de um sistema a uma temperatura maior para um outro, a uma temperatura menor, quando há contato, dessa forma, o calor é diretamente proporcional a diferença de temperatura entre os dois sistemas entre os quais está havendo uma transferência de calor.
Após lermos e observarmos alguns trechos do texto, notamos que também tínhamos uma concepção errada de calor, temperatura e energia, e que o fato dos conceitos não serem bem esclarecido, podem atrapalhar de uma certa forma o atendimento de alguns itens e comprometer a aprendizagem, principalmente na parte de físico-química, que está sendo citado, que é uma matéria com seqüência, ou seja, um depende do outro.
Não se trata de uma matéria de fácil assimulação, e por esse motivo consideramos pouco o tempo que temos para as aulas desta, pois termos que aprender para ensinar, o que torna mais preocupante o fato de não estarmos aprendendo tudo que está sendo passado, mas que por outro lado nos motiva a estar buscando outras fontes que possam nos trazer mais conhecimento sobre o assunto.
...