Questionario De Gestão Do Conhecimento
Casos: Questionario De Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giane • 6/9/2013 • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 506 Visualizações
Resumo Capitulo 01
Criação e Dialética do Conhecimento
Gestão do conhecimento área nova e estratégica relacionada à criação, disseminação e apropriação do conhecimento visando excelência organizacional. É a máxima utilização de informações e de dados acoplados ao potencial das pessoas, suas competências, ideias, intuições, compromissos e motivações.
“Empresas bem sucedida não apenas enfatizam o paradoxo, como também tiram vantagem dele”.
Apenas algumas empresas tem demostrado capacidade de mudar tão rápido o ambiente que as cercam quanto de lidar com as complexidades envolvidas. Uma das razões de fracasso é a tentativa de eliminação de paradoxo, prendendo-se aos sucessos anteriores.
Paradoxo e Conhecimento
O conhecimento não explicito ou tácito. Ele é explicito e tácito inerentemente paradoxal. Ele é formado pelo que aparenta ser dois opostos: Existe sobre a porção explicita, transmissível por palavras ou instrumentos formais, e sua porção tácita, relacionada a experiência e ao contexto onde tal conhecimento foi criado.
Capacidade de envolver os opostos:
Empresas bem sucedidas funcionam bem a curto e longo prazo.
Empresas bem sucedidas buscam inovação do produto, processo e inovação no conceito do negocio.
Conhecimento e Dialética
Origem do pensamento; Grécia antiga.
Dialética: Ênfase na mudança e Ênfase nos opostos
Mudança: Deriva do conflito e da oposição
Primeiro Estágio: Ponto Inicial – Tese
Segundo Estágio: Oposição e negação do primeiro estágio – Antítese
Terceiro Estágio: Reconciliação e transcendência dos estágios anteriores – Síntese
Processo dinâmico: Algumas sínteses, como tempo e mudança no contexto, viram novas teses.
Tese e Antítese são parênteses, opostos, já que são interdependentes, interpenetrastes e podem se tornar a mesma coisa . Existe conhecimento tácito em todo conhecimento explicito e vice-versa
São contínuos e inseparáveis.
Criação e exploração do conhecimento pelas empresas se dá por um processo similar, é criado dinamicamente, sintetizando o que aparenta serem opostos e contradições.
O que torna o processo de criação do conhecimento complexo é o fato de que a síntese te que correr com base continua, a criação do conhecimento está profundamente enraizada no processo de construir e administrar sínteses.
Síntese de Tácito e Explicito
A utilização e criação de conhecimento nas empresas se da pela conversão do conhecimento tácito em explicito e vice- versa.
Socialização - Individuou para individuou, Compartilhar e criar conhecimento tácito através de experiência direta.
Externalização - Individuo para grupo, Articular conhecimento tácito através do dialogo e da reflexão.
Combinação - Grupo para organização, Sistematizar e aplicar o conhecimento explicito e a informação.
Internalização – Organização para individuou, Aprender e adquirir novo conhecimento tácito na pratica.
O que Impulsiona esse processo de amplificação do conhecimento é a interação continua, dinâmica e simultânea entre conhecimento tácito e explicito.
Síntese de Corpo e Mente
O raciocínio dialético se contrapõe a filosofia ocidental de separação de corpo e mente. Para Descartes, o conhecimento verdadeiro só pode ser atingido pela mente o eu pensante é independente do corpo e da matéria. O raciocínio dialético enfatiza a importância da experiência corporal, o aprender – fazendo internalização do conhecimento explicito em tácito.
Síntese do Individuou e Organização
O conhecimento é criado por indivíduos, apenas. Uma organização não pode criar conhecimento sem indivíduos, apenas estimular e apoiar as atividades criadoras.
Criação do conhecimento Organizacional: Um processo que organizacionalmente amplifica o conhecimento criado pelos indivíduos e o cristaliza no nível do grupo através do dialogo, discussão, compartilhamento de informações.
Conflito e Discordância – Contradição que leva os indivíduos a questionarem premissas existentes e a buscarem novos sentidos em suas experiências.
Síntese Inferior e Superior
Top – Down e Bottom – UP são modelos administrativos opostos que concernem a criação e compartilhamento do conhecimento.
O Modelo Top - Down é a de apenas os administradores do topo são capazes de criar conhecimento, e existe para ser processado e implementado. Normalmente é usada na fase inicial do projeto, Mais rápido para ser informado ao cliente, Útil para medir o interesse do cliente no projeto, Utilizada em projeto quando não temos informações detalhadas.
O Modelo Bottom - UP
Este método consiste em realizar o planejamento das ações necessárias para a execução do projeto. Normalmente fazemos a Estrutura Analítica do Projeto (EAP) para definir os pacotes de trabalhos, avaliar os recursos necessários para a execução da atividade e o tempo que
...