Questionario Tga
Artigo: Questionario Tga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jackloka • 23/7/2014 • 9.230 Palavras (37 Páginas) • 312 Visualizações
QUESTIONÁRIO
Capítulo 9:
As tecnologias como Alavanca da Internacionalização dos Negócios
Autor: José Meireles de Sousa
1. O Brasil tem grandes vantagens comparativas, sobretudo em razão dos seus recursos naturais –alguns deles estratégicos, como é o caso do petróleo e da água - da sua mão de obra, abundante e altamente especializada em certos setores sendo considerado por muitos, como o país mais rico do mundo. No entanto, a participação das empresas brasileiras no comércio mundial ainda é muito limitada e a participação das exportações situa-se ao redor de 1% do total mundial.
Quais os obstáculos que as empresas brasileiras devem enfrentar para aumentarem a sua participação no comércio internacional?
Resposta:
• Infraestrutura Portuária: Segundo informações do Portal G1- 17/04/13 -Relator cria novas regras para exploração dos portos brasileiros
O relator da medida provisória que cria novas regras para a exploração dos portos brasileiros, senador Eduardo Braga, alterou algumas das propostas do governo para o setor.
• A burocracia aduaneira, que exige excessivos documentos para que as empresas possam exportar suas mercadorias;
Em seguida apontaram os custos portuários, que ainda piora pelo excesso de mão de obra e pela má administração em que se encontra;
• A desoneração tributária das exportações e a devolução dos impostos cumulativos, quando prevista por lei, PIS (Programa de Integração Social), uma contribuição de natureza tributária à pessoas jurídicas, CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
• As mas condições de financiamento à exportação:
Brasil pode se tornar maior exportador mundial de milho em 2013 segundo dados do portal G1 10/03/13
Safra recorde é favorecida pela quebra da safra americana.
Todo esse esforço, porém, esbarra na dificuldade do transporte.
Risco de desatendimento não há. O que existe é que podemos chegar próximo ao limite de capacidade desses portos, e aí termos um nível de serviço um pouco abaixo do que esperávamos. Pode haver formação de filas e um custo um pouco maior, mas esta é uma situação totalmente inesperada. A gente não esperava essa safra para esse momento.
A nossa expectativa, pelo Plano Nacional de Logística Portuária, é que chegássemos a uma safra de 15 milhões, uma exportação de 15 milhões de toneladas, em 2020 apenas”, explica Luís Cláudio Montenegro, diretor da Secretaria dos Portos.
Como poderão as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC’s) colaborar no desenvolvimento sustentável das empresas em mercados internacionais?
Resposta:
São tecnologias associadas à interatividade, e a possibilidade de todos criarem, todos veicularem e todos acessarem. Através da NTIC há a utilização das redes de dados e informação que abrem campo para o envio e recebimento de informações.
O modelo reativo é aquele proposto numa produção unilateral, o interativo permite que todos produzam e interajam. As novas tecnologias encurtam as distâncias geográficas e de alcance de informações entre governos, empresas e pessoas.
Permite uma distribuição instantânea e digital de mensagens pessoal, autoral, comercial e institucional em nível região, nacional e internacional. Permite também o trabalho através de redes. Nesse aspecto qualquer pessoa pode criar e se expressar, formar comunidades e distribuir de forma rápida e praticamente gratuita o seu produto.
NTICs são Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Elas agilizam o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes.
São exemplos de NTICs:
A telefonia móvel
A TV por assinatura
TV a cabo
TV por antena parabólica
O e-mail
A internet
A world wide web (www)
Os websites e home pages
A fotografia digital
O vídeo digital
O cinema digital
O som digital
A TV digital e o rádio digital
Wi-Fi
Bluetooth
A informação e a sua divulgação é atualmente mais eficaz e pode se facilmente utilizada em proveio do gerenciamento da empresa, tornando com isso o conhecimento fator crítico do desenvolvimento e da competitividade empresarial, o que confere ao peso dos recursos intangíveis um fator fundamental estabelecimento das vantagens competitivas empresariais sustentáveis, pois ao ser desenvolvido e criado novo conhecimento, poderão ser agilizadas novas respostas às mudanças mercadológicas contínuas e imprevisíveis, aumentando a competitividade das empresas.
2. A inclusão digital pode favorecer o desenvolvimento do comércio eletrônico e contribuir com essa estratégia para o crescimento das empresas brasileiras. Quais as dificuldades que os empresários deverão ultrapassar para poderem implementar e desenvolver a prática de comércio eletrônico nas suas empresas?
Resposta:
Eles deverão aprender a se adaptar as novas tecnologias e acompanhar as mudanças do mercado; (pg152) precisarão de profissionais capacitados de marketing direto, já que os mesmos estão bem mais pocisionados para utilizarem as NTIC’s como alavanca dos negócios; terão que possuir uma estrutura enxuta, tecnologias avançadas e acordos bem elaborados com fornecedores; deverão estudar segurança nas transmissões de dados e privacidade do consumidor, e planejar essas normas com antecedência para informar aos consumidores como seus dados serão protegidos e utilizados conseguindo, desse modo, ganhar confiança.(pg 158); deverão levar em consideração, que as Novas Tecnologias de Informação
...