Questionário De Infectologia
Trabalho Universitário: Questionário De Infectologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guriajuli298 • 21/9/2014 • 3.194 Palavras (13 Páginas) • 724 Visualizações
QUESTIONÁRIO PARA REVISÃO: AULA 01 ATÉ AULA 06
1)Descreva o processo infeccioso.
Um micro-organismo etiologico invade o reservatorio se nutri e se dspersa no organismo; se hospedeiro estiver com imunidade baixa ele ataca as celulas de defesa e se multiplica formando então um processo infeccioso.
2)Qual a função do reservatório dentro do processo infeccioso?
Fornecer nutrientes para os microoganismos e tambem possibilitar a dispersão adicional do organismo.
3)O que são Doenças de Notificação Compulsória?
Notificação compulsória é um registro que obriga e universaliza as notificações, visando o rápido controle de eventos que requerem pronta intervenção.
4)Como ocorre à transmissão da cólera?
Atraves da ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes ou vômitos de doente ou portador.
5) Quais as manifestações clínicas da cólera?
Infecção intestinal aguda, pode apresentar de forma grave, com diarréia aquosa, com ou sem vômitos, dor abdominal, desidratação, choque hipovolêmico e insuficiência renal.
6Como é transmitida a ancilostomíase?
Não se transmite de pessoa a pessoa, porém os indivíduos infectados contaminam o solo durante vários anos, quando não adequadamente tratados.
Os ovos contidos nas fezes são depositados no solo, onde se tornam embrionados. As larvas se desenvolvem e tornam-se infectantes em um prazo de 7 a 10 dias. A infecção nos homens ocorre quando as larvas penetram na pele, geralmente pelos pés e passam pelos vasos linfáticos, ganham a corrente sanguínea e, nos pulmões, penetram nos alvéolos. Daí migram para a traquéia e faringe, são deglutidas e chegam ao intestino delgado, onde se fixam, atingindo a maturidade ao final de 6 a 7 semanas, passando a produzir milhares de ovos por dia.
7)De que maneira é feito o diagnóstico de ancilostomíase?
Atraves do exame parasitológico de fezes.
8)Diferencie as três formas de apresentação do botulismo.
Botulismo alimentar: As manifestações gastrintestinais mais comuns são: náuseas, vômitos, diarréia e dor abdominal. Os principais sinais e sintomas neurológicos são visão turva, ptose palpebral, diplopia, disfagia e boca seca. Uma característica importante é a preservação da consciência. Ocorre por ingestão de toxinas presentes em alimentos previamente contaminados (palmito, picles, salsichas, presunto, carne frita).
Botulismo por ferimentos: O Botulismo por ferimento deve ser lembrado nas situações em que não se identifica uma fonte alimentar. Ferimentos ou cicatrizes nem sempre são encontrados e focos ocultos, como em mucosa nasal, seios da face e pequenos abcessos em locais de injeção, devem ser investigados. Ocasionado pela contaminação de ferimentos com C. botulinum, principalmente úlceras crônicas com necrose, fissuras... Botulismo intestinal: Varia de quadros com constipação leve à síndrome de morte súbita, disfagia, choro fraco, hipoatividade e paralisias bilaterais descendentes, que pode comprometer o aparelho respiratório. Resulta na ingestão de esporos presentes no alimento, seguida da fixação e multiplicação do agente no ambiente intestinal, onde ocorre a produção e absorção de toxinas. Ocorre com maior fequencia em crianças entre 3 e 26 semanas.
9)Qual o modo de transmissão da febre tifoide?
Doença de veiculação hídrica e alimentar, cuja transmissão pode ocorrer pela forma direta, contato com as mãos do doente, ou indireta, através de água e alimentos contaminados com fezes ou urina. A contaminação de alimentos, geralmente, se dá pela manipulação por portadores, razão pela qual a febre tifóide é também conhecida como a doença das mãos sujas.
10)Descreva o modo de transmissão da leptospirose.
A infecção humana resulta da exposição direta ou indireta à urina de animais infectados. A penetração do microrganismo ocorre através da pele com presença de lesões, da pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.
11)Quais os cuidados de enfermagem que devemos ter em relação às doenças de saneamento básico?
# Educação em saúde;
# Lavar adequadamente os alimentos;
# A ebulição (fervura) da água, durante 1 a 2 minutos, constitui um método de desinfecção eficaz
#Orientações sobre medidas de higiene pessoal, principalmente lavagem das mãos;
# Investigar os contatos e a fonte de infecção;
# Pessoas infectadas devem ser afastadas de atividades de manipulação dos alimentos;
# Reposição hidroeletrolítica;
# Desinfecção concorrente;
# Avaliar destino correto dos resíduos orgânicos;
# Tratamento das pessoas infectadas com antibioticoterapia específica ou uso de antiparasitários;
12)Diferencie dengue clássica, da dengue hemorrágica, em relação à sintomatologia e ao diagnóstico.
Dengue clássica
Nos adultos, a primeira manifestação é a febre alta (39º a 40º), de início repentino, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo (exantema) e coceira. Num período de 3 a 7 dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de prostração e fraqueza durante algumas semanas.
Nas crianças, o sintoma inicial também é a febre alta acompanhada apatia, sonolência, recusa da alimentação, vômitos e diarreia. O exantema pode estar presente ou não.
Dengue hemorrágica
As manifestações iniciais da dengue hemorrágica são as mesmas da forma clássica. Entretanto, depois do terceiro dia, quando a febre começa a ceder, aparecem sinais de hemorragia, como sangramento nasal, gengival, vaginal, rompimento dos vasos superficiais da pele (petéquias e hematomas), além de outros. Em casos mais raros, podem ocorrer sangramentos no aparelho digestivo e nas vias urinárias.
...