Questões De Apostila
Dissertações: Questões De Apostila. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thik • 19/5/2013 • 843 Palavras (4 Páginas) • 512 Visualizações
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIANGULO MINEIRO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
AERTA MENDES DE OLIVEIRA ALCINO
QUESTÕES DA APOSTILA
( ATIVIDADE I E II )
Orientadora:
Profª. Adriana Paula Martins
UBERABA/MG
2013
ATIVIDADE 1 ( pág. 13)
1- O que você entendeu por didática? Que didática é uma atividade humana relacionada ao ensino-aprendizagem que se realiza num ambiente escolar, ou seja, é a ação do ensino-aprendizagem. Uma vez que a mesma facilita todo processo de aprendizagem, sendo assim o professor tem a oportunidade de planejar suas estratégias e aplicá-las de acordo com as necessidades de seus alunos, o mesmo consegue organizar de forma sistemática todo seu trabalho, buscando oferecer meios que induzam ao aluno a perceber suas necessidades e criar seus mecanismos, a fim de adquirir novos conhecimentos sem excluir os anteriores.
2- Qual a importância da didática no processo de aprendizagem?
A didática é extremamente importante para a compreensão das concepções existentes. A ação de ensinar se dá através de um diálogo e o ensino é o objeto da didática. No entanto os resultados positivos só virão através de uma didática humana. Cabe ao educador refletir sobre as suas práticas em relação a finalidade de suas ações, agindo assim pode-se afirmar que a didática é uma peça importantíssima na aprendizagem.
ATIVIDADE 2 ( pág. 18)
1 – Construa as principais relações existentes entre o processo histórico da didática e as tendências pedagógicas.
Nos últimos anos, diversos estudos tem sido dedicados à história da Didática no Brasil, suas relações com as tendências pedagógicas e a investigação do seu campo de conhecimentos. Os autores, em geral, concordam em classificar as tendências pedagógicas em dois grupos: as de cunho liberal – Pedagogia Tradicional, Pedagogia Renovada e tecnicismo educacional; as de cunho progressista – Pedagogia Libertadora e Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos.
Na Pedagogia Tradicional, a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria. Às vezes são utilizados meios como a apresentação de objetos, ilustrações, exemplos, mas o meio principal é a palavra, a exposição oral.
A Pedagogia Renovada inclui várias correntes: a progressivista, a culturalista, a piagetiana, a montessoriana e outras . todas de alguma forma, estão ligadas ao movimento de pedagogia ativa que surge no final do século XIX como contraposição a Pedagogia Tradicional.
A Didática da Escola Nova ou Didática ativa é entendida como “direção da aprendizagem”, Considerando o aluno como sujeito da aprendizagem. O que o professor tem a fazer é colocar o aluno em condições propícias para que, partindo das suas necessidades e estimulando os seus interesses, possa buscar por si mesmo conhecimentos e experiências. A ideia é que o aluno aprende melhor o que faz por si próprio. Por isso, os adeptos da Escola Nova costumam dizer que o professor não ensina; antes ajuda o aluno aprender.
Na segunda metade da década de 70, com a incipiente modificação do quadro político repressivo
...