TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Filosofia

Trabalho Universitário: Questões De Filosofia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

Questão 1

O que o autor entende por senso comum do todo?

R. O autor entende o senso comum como a arte de sentir o todo, aonde o controle em uma organização engloba a eficiência e a eficácia. O senso comum é mais explicito em pequenas organizações, onde é possível um controle dominante. Porém, o senso comum do todo não é óbvio em todas as organizações e em geral não está efetivamente presente, devido à ausência de uma concepção do todo formal, ordenada e com pessoas profundamente sensíveis e integradas.

Questão 2

Uma das características do modo filosófico de pensar consiste em que a reflexão filosófica é de conjunto: sempre leva em conta todos os aspectos de um problema ou questão. Relacione essa característica da reflexão filosófica com aquilo que o autor denomina de arte de sentir o todo.

R. “Arte de sentir o todo” é ampliar o pensamento em todos os aspectos que a eficiência exige, como por exemplo, o econômico, o político, o religioso, o científico, o tecnológico, com a certeza que a eficiência não fica assegurada e o fracasso advém ou ameaça perpetuamente. Isto provoca uma reflexão mais profunda e exige mudanças de paradigmas, de posturas, de comportamento e de diálogo para manter a eficiência e a eficácia em vista de pessoas e de tomadas de decisões mais acertadas.

Questão 3

O modo como o capitalista explora o trabalhador foi denominado por Marx de mais-valia. Explique o que significa mais-valia e diferencie seus dois tipos: a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.

R. Marx usa o termo “Mais valia” para designar a disparidade entre o salário pago e o valor do trabalho produzido. Ele tentou demonstrar que no capitalismo sempre haveria injustiça social, e que o único jeito de uma pessoa ficar rica e ampliar sua fortuna seria explorando os trabalhadores. De acordo com Marx, o capitalismo é selvagem, pois o operário produz mais para o seu patrão do que o seu próprio custo para a sociedade, e o capitalismo se apresenta necessariamente como um regime econômico de exploração, sendo a mais-valia a lei fundamental do sistema.

Mais valia-absoluta – é manter o mesmo salário e aumentar as horas de trabalho.

Mais valia-relativa – é substituir a mão de obra humana pela máquina.

Questão 4

Para interpretar o movimento histórico, no qual se insere o capitalismo e o socialismo, Marx utilizou-se do conceito de Materialismo Histórico. Explique em que consiste essa interpretação da História.

R. Marx sintetizou no materialismo histórico, a compreensão da evolução da sociedade com a vontade modificá-la e nos deu o instrumento para essa modificação. O materialismo histórico tornou-se uma filosofia e um instrumento da classe operária e revolucionária, em sua luta pela libertação e na sua tentativa de formar um mundo novo. É um marco teórico que visa explicar as mudanças e o desenvolvimento da história, utilizando-se de fatores práticos, tecnológicos (materiais) e o modo de produção.

Na perspectiva do materialismo histórico, as mudanças tecnológicas e do modo de produção são os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com