TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De Revisão: Economia

Trabalho Universitário: Questões De Revisão: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 3

Interferência do Governo no equilíbrio de mercado

O Governo intervém na formatação de preços de mercado, a nível microeconômico, quando fixa impostos e subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamentos ou, ainda, congelamento de preços e salários. É interessante observar o enfoque microeconômico da tributação (impostos), que ressalta a questão da incidência do tributo, ou seja, é sabido que quem recolhe a totalidade do tributo é a empresa, mas isso não quer dizer que é ela quem efetivamente o paga. Assim, saber sobre quem recai efetivamente o ônus do tributo é uma questão da maior importância na analise dos mercados.

Política de preços mínimos na agricultura

Trata-se de uma política que visa dar uma garantia de preços ao produtor agrícola, com o propósito de protegê-lo das flutuações dos preços no mercado.

Tabelamento – Refere-se à intervenção do Governo no sistema de preços de mercado visando com isso, coibir abusos por parte dos vendedores, controlar preços de bens de primeira necessidade ou então refrear o processo inflacionário. (Exemplo: Planos Cruzado, Bresser, etc.)

Conceito de Elasticidade

Como cada produto apresenta a sua própria sensibilidade em relação às variações dos preços e da renda, podemos medir essa sensibilidade ou reação através do conceito de elasticidade. Trata-se de um conceito econômico que pode ser objeto de cálculo a partir de dados do mundo real, permitindo-se desse modo, o confronto das proposições da Teoria Econômica com dados da realidade.

Elasticidade-preço da demanda – É a resposta relativa da quantidade demandada de um bem X às variações de seu preço, ou, de outra forma, é a variação percentual na quantidade procurada do bem X em relação a uma variação percentual em seu preço

ü Demanda elástica – A variação da quantidade demandada supera a variação do preço. Exemplo: Os consumidores desse produto têm grande reação ou resposta, nas quantidades, a eventuais variações de preços. Em caso de aumentos de preços, diminuem drasticamente o consumo; quando há quedas do preço de mercado, aumentam o consumo, em uma vez e meia a variação do preço.

ü Demanda Inelástica – Ocorre quando uma variação percentual no preço provoca uma variação percentual relativamente menor nas quantidades procuradas. Exemplo: Uma redução de 10% nos preços provoca um aumento de 5% nas quantidades procuradas. Os consumidores desse produto reagem pouco a variações de preços, isto é, possuem baixa sensibilidade ao que acontece com os preços de mercado.

Disponibilidade de bens substitutos – Quanto mais substitutos houver para um bem, mais elástica será sua demanda. Já que as pequenas variações em seu preço para cima, por exemplo, farão com que o consumidor passe a adquirir o seu substituto, provocando com isso a queda em sua demanda.

Elasticidade-preço da Oferta – O mesmo raciocínio utilizado para a demanda também se aplica para a oferta, observando-se, no entanto, que o resultado da elasticidade será positivo, pois a correlação entre preço e quantidade ofertada é direta. Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com