Quimica
Pesquisas Acadêmicas: Quimica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LeilaBastos • 23/3/2015 • 271 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
Na natureza o cristal aparece de diversas formas, a começar por amostras que encontramos no dia a dia dentro de nossas próprias casas, como, por exemplo, o grão de sal ou de açúcar. Um outro exemplo é o floco de neve, que é composto por partículas congeladas de água em estado cristalino.
A maioria dos minerais são formados por cristais que podem variar muito nas possibilidades de sua utilização e no valor a eles atribuído.
Existe o cristal de rocha, que com sua transparência única é utilizado na confecção de jóias e também para instrumentos óticos e científicos. Embora existam jazidas em outros locais do mundo (Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Madagascar, Hungria e Suíça) este mineral, encontrado em rochas magmáticas, é encontrado com maior frequência no Brasil.
Não é de hoje que os cristais fazem parte da vida do homem, uma vez que eles vêm sendo utilizados, com inúmeros propósitos, desde a era antiga. Atualmente, é possível encontrá-los em muitos itens comerciais e inclusive na ciência e na medicina.
“Crystallos” foi o nome que os gregos deram ao quartzo, e significa “gelo claro”.
Vários franceses contribuíram para o esclarecimento da estrutura dos cristais, mas o trabalho de Bravais foi o mais importante. A ele se deve a sistematização das diversas estruturas cristalinas possíveis.
Não foi possível confirmar as suposições de Bravais até o início do século XX, quando Von Laue descobriu que os raios-X, passando por um cristal, revelavam uma interferência que permitia conhecer a estrutura interna da rede de partículas. A mesma técnica de difração de raios-X permitiu conhecer em 1953 a estrutura helicoidal do DNA.
...