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RE: Teocentrismo

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Por:   •  25/10/2014  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

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Uma definição ou um convite?

Nesse tópico a autora opta por não tentar conter toda

a semiótica dentro de um conceito só. Ela implica que

deixar definições ainda em aberto é o que as mantém vivas

assim como vivas as curiosidades e inquietações que promovem

mentes a investigá-la.

Linguagens verbais e não-verbais

Aqui é discutido as definições e língua e linguagem,

bem como as entre linguagem verbal e não-verbal, com o

intuito de informar o leitor ao que exatamente o estudo

de semiótica se direciona e até onde ele pode abrangir.

O legado de C. S. Pierce

É discutido brevemente sobre o histórico mundial do

nascimento da semiótica como ciência e, em seguida, Lúcia

presta suas homenagens ao grande cientista Pierce contando

sua história de vida e de sua trajetória acadêmica até se

encontrar em estudos semióticos e seus devidos e até

atrasados reconhecimentos por suas pesquisas.

Um só Homem dialgando com 25 séculos de filosofia ocidental

Aqui a autora fala do conflito sobre as vertentes de filosofia

e lógica e o posicionamento da semiótica entre elas, enquanto

descorre como Pierce passou pelo mesmo debate. Ela ressalta

seus conhecimentos nas áreas e exprime sua opinião de que

ao menos a semiótica pierceana tem caráter mais filosófico

e científico.

Para se ler o mundo como linguagem

Nesse ponto, é tratado os conceitos de ciências e sua devidas

classificações entre si e entre o meio, onde a autora tenta

de acordo com as teorias pierceanas localizar em qual universo

científica se encontra a semiótica, no qual ela observa ser

junto ao da matemática e filsofia em ciências da observação,

que são assim características por serem altamente abstratas.

O universo está em expansão

Após embasar o leitor de como Pierce chegou a conclusão de seus

próprios conceitos e começou a organizar suas teorias mais cientificamentes,

a autora apresenta e explica todo o conceitos e sub-conceitos

envolvidos no modelo de arquitetura filosófica Peirceano. Contando com

definições de Fenomenologia, Ética, Estética, Metafísica entre outras,

Lúcia apresenta conhecimentos fundamentais a compreensão da organizaçao

das categorias e da semiótica por Pierce.

Abrir as janelas: Olhar para o mundo

“Dizia Peirce: ‘A fenomenologia ou doutrina das

categorias tem por função desenredar a emaranhada meada

daquilo que, em qualquer sentido, aparece, ou seja, fazer a

análise de todas as experiências é a primeira tarefa a que a

filosofia tem de se submeter. Ela é a mais difícil de suas

tarefas, exigindo poderes de pensamento muito peculiares, a

habilidade de agarrar nuvens, vastas e intangíveis, organizá-las

em disposição ordenada, recolocá-las em processo’.

Trata-se, portanto, de um estudo que, suportado pela

observação direta dos fenômenos, discrimina diferenças

nesses fenômenos e generaliza essas observações a ponto de

ser capaz de sinalizar algumas classes de caracteres muito

vastas[...]” (pág 7)

Com isso é descrito o processo de análise de fenômenos para que então pudessem

deles nascer as categorias universais, sendo elas a Qualidade, Reação e

Mediação, também conhecidas como Primeiradade, Secundidade e Terceiridade.

Categorias do pensamento da natureza

Nesse tópico a auora narra o processo de confirmação da teoria das tríade de

Peirce na natureza e como ela foi se fundamentando. Testando a teoria

em outras ciencias para checar se era aplicavel, a autora descreve por

caráter de curiosidade algumas dessas aplicações, provando que as três

categorias estão afinal na natureza de muitas outras coisas. No livro,

ela diz: “Para se ter uma idéia da amplitude e abertura máxima

dessas categorias, basta lembrarmos que, em nível mais geral, a

1º corresponde ao acaso, originalidade irresponsável e livre,

variação espontânea; a 2º corresponde à ação e reação dos

fatos concretos, existentes e reais, enquanto a 3º.° categoria diz

respeito à mediação ou processo, crescimento contínuo e devir

sempre possível pela aquisição de novos hábitos.”

Qualidade de sentimento… Conflito… interpretação

Aqui Lúcia explica as formas de interação do nosso psíquico com as três categorias de peirce. Ela afirma as influencias que nossas interpretações sofrem devido a todos e quiasquer aspectos

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