REAÇOES QUIMICAS
Casos: REAÇOES QUIMICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: klebsonfreitas • 4/10/2013 • 1.461 Palavras (6 Páginas) • 464 Visualizações
REAÇÕES QUÍMICAS
As reações químicas são processos que transformam uma ou mais substâncias, chamados reagentes, em outras substâncias, chamadas produtos. Em uma linguagem mais acadêmica, dizemos que uma reação química promove mudança na estrutura da matéria. As substâncias podem combinar-se com outras substâncias transformando-se em novas substâncias. Para estas transformações damos o nome de Reações Químicas.
No nosso cotidiano, há muitas reações químicas envolvidas, como por exemplo, no preparo de alimentos, a própria digestão destes alimentos no nosso organismo, a combustão nos automóveis, o aparecimento da ferrugem, a fabricação de remédios, etc.
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes). Para que isso possa acontecer, entre as ligações de átomos e moléculas. A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes das originais (reagentes). Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.
Em certas situações, os reagentes se encontram com impurezas e as reações químicas não acontecem com aproveitamento total devido ao fato de não ocorrem somente nos laboratórios, mas, em toda a parte e a todo o momento. Oxidação e redução são exemplos desses tipos de reações que ocorrem em nosso dia-a-dia.
Quando dois reagentes são misturados e eles não se encontram em proporções iguais, um deles será consumido totalmente enquanto o outro poderá deixar certa quantidade sem reagir. O reagente que teve seu aproveitamento total é chamado de reagente limitante e o outro será o reagente em excesso.
Um exemplo de reação química muito comum em nosso cotidiano é a reação de combustão, para que ela ocorra é necessária à presença de três fatores: um combustível, um comburente e energia de ativação. Essa reação consiste na queima de um combustível que pode ser a gasolina, álcool, etc., através da energia de ativação (calor de uma chama, faísca elétrica), na presença de um comburente que, em geral, é o oxigênio do ar (O2).
LEI DE LAVOISIER
Numa reação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos. Segundo esta lei, num sistema químico fechado, qualquer que seja a transformação ocorrida, a massa segue constante. Estas afirmativas obedecem a uma Lei da natureza. Descoberta pelo cientista francês Antoine Lavoisier, no final do século XVII. Por este motivo, esta lei ficou conhecida como Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação da Massa. É dele também a célebre frase: "Na natureza nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma".
Observe:
Uma reação entre as substâncias A e B transformam-se em C.
A massa da substância A é 20g e de B é 5g. Qual a massa de C?
A + B → C
20g 5g x
Então: 20 + 5 = 25g de C
A + B → C
20g 5g 25g
Esta reação obedece a Lei de Lavoisier, onde a soma das massas dos reagentes é igual à soma da massa dos produtos.
Os 10 exemplos mais comum entre reações química no nosso cotidiano:
Reação de oxidação de uma maça cortada.
Azedamento do vinho.
Fotossíntese.
Automóveis em movimento.
Movimentação dos músculos.
Queima da vela.
Incêndios.
Acender o fogo.
Fermentação da massa do pão.
Aparecimento da ferrugem.
Na química inorgânica podemos classificar as reações em quatro tipos diferentes:
1. Reações de Síntese ou Adição: As reações de síntese ou adição são aquelas onde substâncias se juntam formando uma única substância. Representando genericamente os reagentes por A e B, uma reação de síntese pode ser escrita como:
Veja alguns exemplos:
Fórmula Geral: A + B ---> AB
Exemplo: Fe + S ---> FeS i.e., Ferro + Enxofre ---> Sulfeto de Ferro.
OBS: Perceba nos exemplos que os reagentes não precisam ser necessariamente substâncias simples (Fe, S).
2. Reações de Análise ou Decomposição: é a reação onde um composto químico se quebra (decompõe) em duas ou mais substâncias. Se a decomposição requer uma fonte de calor, a mesma é chamada decomposição térmica.
Fórmula Geral: AB ---> A + B
Exemplo: ZnCO3 ---> ZnO + CO2 i.e., Carbonato de Zinco (+ Calor) ---> Óxido de Zinco + Dióxido de Carbono
OBS: Reversibilidade das reações químicas: Os exemplos podem sugerir que qualquer reação de síntese pode ser invertida através de uma reação de análise. Isso não é verdade. Algumas reações podem ser reversíveis, como podemos notar na reação do zinco:
3. Reações de Deslocamento: As reações de deslocamento ou de simples-troca merecem um pouco mais de atenção do que as anteriores. Não que sejam complicadas, pois não são, mas por alguns pequenos detalhes as mesmas ganha ou trocas íons.
OBS: Vamos
...