REAÇÕES E EQUAÇÕES QUIMÍCAS
Trabalho Escolar: REAÇÕES E EQUAÇÕES QUIMÍCAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: afonso.rocha • 4/10/2014 • 842 Palavras (4 Páginas) • 223 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
As reações químicas são processos pelos quais um tipo de matéria se transforma em outro. Podemos observar as reações químicas, como: mudanças de cores, emissão de luz, absorção ou liberação de calor, liberação de gases, fazendo uso do laboratório, conseguimos comprovar a relação de conservação de massa e as estruturas que regem os tipos de reações existentes. Assim podendo escrever e balancear equações e reações químicas e identificar os produtos formados em uma reação.
2 REVISÃO DA LITERATURA
Uma equação química é um método abreviado de descrever uma transformação química. As substancias do lado esquerdo da equação são chamadas de reagentes e as do lado direito de produtos. A equação, figura 1, exprime o fato de que o dióxido de manganês reagira com o acido clorídrico para formar cloreto manganoso, água e cloro.
Figura 1 – Equação química.
Fonte: Primaria.
Se a equação for balanceada, exprime o fato de que o numero de átomos de um lado precisa ser o mesmo dos dois lados da equação. Figura 2.
Figura 2 – Equação química balanceada.
Fonte: Primaria.
A equação química balanceada é uma expressão da lei da conservação da massa e fornecem a massas dos vários reagentes e produtos (Castellan, 1986).
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Foram utilizados os seguintes materiais e equipamentos nos experimentos:
• Equipamentos usados foi béquer, pinça, tubos de ensaio, fio de cobre, zinco metálico e tiras de magnésio.
• Materiais utilizados foram dióxido de manganês, sulfato de zinco, sulfato de sódio, peróxido de hidrogênio, sulfato de cobre, nitrato de prata, ácido clorídrico, hidróxido de sódio, nitrato de bário e carbono de sódio.
Os experimentos foram feitos no laboratório de química da católica Santa Catarina Joinville Centro. Com todos os equipamentos em condições de uso e o local em ótimas condições para fazer nossas experiências.
-Foram feitas as seguintes experiências:
• Reação de síntese.
Cu + O2 , foi pego um pedaço de cobre de 5 cm e segurando com uma pinça aquecemos na chama, a energia cinética de suas partículas aumentaram levando a ponto de fusão.
• Reações de analise.
H2O2 + MnO2 , foi adicionado uma pequena quantidade de catalisador em 10 ml de peróxido de hidrogênio, a reação foi a liberação de gases.
• Reações de simples troca.
1. Zn(s) + Cu+2(aq) + SO4-2(aq) , foi adicionado 1 ml de sulfato de cobre em uma placa de zinco, esperando alguns minutos o sulfato de cobre escureceu a placa na superfície onde se encontrava.
2. Cu(s) + Zn+2(aq) + SO4-2(aq) , foi adicionado 1 ml de de sulfato de zinco em um pouco de cobre metálico, esperando alguns minutos não houve reações.
3. Mg(s) + Ag+1(aq) + NO3-1 (aq) , foi adicionado 1 ml de nitrato de prata junto a tira de magnésio, esperando alguns minuto as tiras de magnésio foram se dissolvendo criando uma pasta no fundo do tubo de ensaio.
4. Mg(s) + H+1(aq) + Cl-1(aq) , foi adicionado 1 ml de ácido clorídrico junto a tira
...