REGIONAL E INTEGRACAO
Artigo: REGIONAL E INTEGRACAO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 111191991 • 15/5/2014 • 784 Palavras (4 Páginas) • 303 Visualizações
A charge acima foi publicada no site do escritor, dramaturgo e humorista Millôr Fernandes. Para o autor do desenho, a globalização é um processo:
A
Assimétrico na medida em que permite melhor e mais justa distribuição da riqueza mundial;
B
Simétrico na medida em que permite maior interação econômica entre as mais distantes regiões do planeta;
C
Assimétrico, uma vez que aprofunda o abismo entre nações de diferentes níveis de desenvolvimento econômico;
D
Regional na medida em que fortalece a posição das nações do hemisfério sul enfraquecendo geopoliticamente as nações do hemisfério norte;
E
Integrador, uma vez que favorece os países pobres em detrimento das nações mais desenvolvidas.Analise o fragmento do texto com atenção:
"Uma das características do processo de globalização é a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente."
Tal aspecto do processo de globalização se enquadra mais especificamente dentro do conceito de:
Alternativa I. - Produção horizontal flexível;
Alternativa II. - Aldeia Global;
Alternativa III. - Abertura Comercial;
Alternativa IV. - Integração regional;
Alternativa V. - Internacionalização do capital.Podemos afirmar que um estudo sistemático da dimensão geográfica da política se deu a partir:
A
(A) Da publicação das obras de Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e inúmeros outros filósofos da antiguidade, da Idade Média ou da época moderna, que se ocuparam em escrever, por exemplo, sobre a dimensão espacial da política -- tal como, por exemplo, a respeito do tamanho e da localização do território, ou a ênfase na importância da geografia ou ainda sobre a localização e a defesa da fortaleza do príncipe.
B
(A) De 1945 quando passa a se preocupar com a chamada escala macro ou continental/planetária: a questão da disputa do poder mundial, que Estado é uma grande potência, qual a melhor estratégia espacial para se atingir esse status, etc.
C
(A) De meados dos anos 1970 em que a geopolítica sai do ostracismo e volta a ser novamente estudada agora, como "um campo de estudos", uma área interdisciplinar enfim (tal como, por exemplo, a questão ambiental).
D
(A) Da publicação das obras do general alemão Karl Haushofer que acabou por popularizar a geopolítica, devido às circunstâncias (ligações, embora problemáticas, com o nazismo e possível contribuição indireta para a obra Mein Kampf, de Hitler), tornando-a tristemente famosa nos anos 1930 e 40, em especial através da sua Revista de Geopolítica [Zeitschrift für Geopolitik], editada em Munique de 1924 a 44 e com uma tiragem mensal que começou com 3 mil e
...