RELACIONAR A UTILIZAÇÃO DO CRITÉRIO MERITOCRÁTICO COM A RETENÇÃO DE TALENTOS
Por: jusciliana • 15/6/2015 • Projeto de pesquisa • 4.427 Palavras (18 Páginas) • 119 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
Instituto UNA de Tecnologia
Curso Superior Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos
Campus Barreiro
RELACIONAR A UTILIZAÇÃO DO CRITÉRIO MERITOCRÁTICO COM A RETENÇÃO DE TALENTOS
Belo Horizonte
2014
RELACIONAR A UTILIZAÇÃO DO CRITÉRIO MERITOCRÁTICO COM A RETENÇÃO DE TALENTOS
Trabalho Interdisciplinar apresentado à disciplina Projeto Aplicado ao Curso de Gestão de Recursos Humanos como requisito de avaliação parcial para a obtenção de certificado de conclusão no 3º módulo de 2014. Centro Universitário UNA.
Turma: GRH 3AN-BRA
Belo Horizonte
2014
Agradecimentos
A caminhada foi longa e cansativa, mas graças ao auxílio de algumas pessoas conseguimos atingir a meta desse trabalho. Primeiramente agradecemos a Deus, todo poderoso que nos deu saúde, inteligência e capacidade para irmos além do que nós nos propusemos. Aos nossos país e familiares que sem duvidas nos deram todo amparo necessário para continuarmos e persistirmos nesse curso e em tudo que fizemos em nossas vidas, sem vocês nem existiríamos! Obrigado por estarem ao nosso lado em todos os momentos.
Ao nosso orientador Júlio Madureira, que nos incentivou desde o início do curso, esclarecendo duvidas e nos ensinando a desenvolver um ótimo trabalho e também a como buscarmos mais conhecimento. E a todos os outros professores Cláudia, Paulo e Vitor, agradecemos pela paciência e competência em nos ensinar. Agradecemos por todo conhecimento transferido.
Dizem que o talento cria suas próprias oportunidades. Mas às vezes parece que a vontade intensa cria não apenas suas próprias oportunidades, mas seus próprios talentos.
Eric Hoffer
Sumário
1 INTRODUÇÃO 6
2 OBJETIVOS 7
2.1 Objetivos Específicos 7
3 Fundamentação Teórica 8
3.1 Conceito de Talento. 8
3.2 Meritocracia 8
3.3 Avaliação de Desempenho 9
3.4 Relação da ética empresarial com a retenção de talento 12
3.5 Benefícios 13
3.6 Estágio 17
4 Resultados Obtidos 19
5 Metodologia 20
6 Conclusão 21
7 Bibliografia 22
QUAL A IMPORTÂNCIA DA MERITOCRACIA NA RETENÇÃO DE TALENTOS
- INTRODUÇÃO
Este projeto visa entender o que é Talento e quais alternativas a organização pode utilizar para retê-lo. Em seguida, saber qual a relação da Meritocracia na retenção de talentos e avaliar se o campo de pesquisa faz uso das práticas abordadas.
Tem crescido muito a necessidade de reter talentos nas organizações, devido às fortes concorrências existentes no mercado e a grande expansão das empresas. A retenção de talentos ganha importância em um ambiente de negócios mais exigente. A rapidez e a complexidade desse ambiente exige que as empresas tenham um cuidado especial com seus profissionais de modo a reter aqueles que tenham as competências necessárias para atuar neste cenário.
A prática de retenção de talentos é um benefício para as organizações, elevando a moral dos empregados, a redução da rotatividade, a elevação da lealdade do empregado para com a empresa, o aumento do bem estar do empregado, a facilitação do recrutamento e retenção de pessoal, o aumento da produtividade e a diminuição do custo unitário de trabalho.
A empresa precisa estar bem organizada e ter um ambiente ou cultura que propicie a implementação dessa ferramenta de gestão. Só pode acontecer quando a empresa já tem bem estruturado um método de avaliação e gestão por desempenho, portanto, saber medir o desempenho e a produtividade dos colaboradores. Logo, fica mais “fácil” saber quem tem o mérito. Na meritocracia, os empregados também sabem que serão recompensados pelo bom trabalho apresentado.
Para responder aos objetivos deste Projeto Aplicado, precisamos entender primeiramente o que pode ser considerado um Talento, e principalmente, o que é a Meritocracia.
- OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Relacionar a utilização do critério meritocrático com a Retenção de Talentos
- Objetivos Específicos
- Conhecer os benefícios que a avaliação de desempenho proporciona a organização.
- Relacionar a Ética Empresarial com a Retenção de Talentos
- Avaliar até que ponto os benefícios da empresa podem reter talentos
- Entender os princípios da condição mais benéfica com as práticas da Meritocracia
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 O Conceito de Talento
Segundo Mauro Press, Consultor de Recursos Humanos em entrevista ao site Portal RH, Talento é:
Talentos são capacidades natas de cada um e que nos levam a um desempenho naturalmente excelente, associando prazer e facilidade tanto na aprendizagem quanto na execução. Ou seja, existem pessoas que têm talentos para se comunicar, negociar, liderar, inventar, curar, motivar, empreender e atuar. Também existem talentos que se mostram como atitudes e não como atividades como, por exemplo, humildade, atenção, lealdade, sinceridade e alegria. Às vezes, um talento pode ser tão natural que a pessoa não o percebe ou o valoriza. Não entende porque para outras pessoas parece ser tão complicado o que para ela é fácil e espontâneo. O conjunto de talentos de uma pessoa indica sua individualidade, sua vocação e missão.
...