TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Por:   •  5/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.250 Palavras (25 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 25

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

FRANCISCO GEAN FREITAS DO NASCIMENTO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Macapá

2017


FRANCISCO GEAN FREITAS DO NASCIMENTO

Relatório apresentado ao Curso Licenciatura em Matemática da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o estágio.

Orientador Prof. Jorge Tyminski Junior

Macapá

2017

Introdução

Este relatório contempla os aspectos do estágio obrigatório do curso de licenciatura em matemática da Universidade Norte do Paraná, as atividades realizadas no âmbito do Colégio Barão do Rio Branco as quais foram apresentação e solicitação de estágio, observações das aulas da 6 ao 8⁰ ano, organização da Colégio, análise da constituição e da Lei de diretrizes e Bases da Educação, análise do Projeto Político Pedagógico – PPP e desenvolvimento do projeto envolvendo o uso da história da matemática em sala de aula.

Estas atividades contribuíram para nosso aperfeiçoamento acadêmico e conhecimentos acerca das Leis que regem a educação básica no Brasil, além de nos preparar para a condução de uma futura regência em sala de aula, as observações foram desenvolvidas em 4 turma do ensino fundamental II, com os professores Celso e Francisco licenciados em matemática a mais de 20 anos.

Os resultados obtidos com as atividades contribuíram para o entendimento das práticas realizadas na escola e principalmente em sala de aula, a regência de classe desenvolvidas pelo professores contribuíram para nosso conhecimento quanto as realidades sociais e sua diversidade, haja vista, a complexidade que envolve o ensino-aprendizado.

A superação diária dos professores que a cada dia precisam ser mais criativos e sempre apresenta suas aulas de formas interessantes, buscando incentiva a curiosidade dos aluno, a fim de participarem das aulas motivou-me a buscar ainda mais pelo conhecimento na área de educação.


1. Dos Dados de identificação do campo de estágio

  • Escola Estadual Barão do Rio Branco
  • Modalidade de Ensino:

Ensino Fundamental (6° ao 9º Ano);

  • Disponibilidade do espaço durante o período noturno para cursos Profissionalizantes - PRONATEC
  • Endereço: Avenida Iracema Carvão Nunes, 178, Centro, Macapá-AP
  • Turnos de Funcionamento:

Matutino;

Vespertino;

  • Números De Sala: 11
  • Número De Turmas: 22
  • Capacidades de Matrículas: 1.125

  • Supervisores: Professor Celso Roberto Cruz Costa e Francisco Marques Gonçalves
  • Formação: Licenciados em matemática
  • Turmas observadas: 6ª - B, 7ª - A, 8ª - A, 8° - B

2. Dos Documentos oficiais

2.1 Dos direitos e deveres à educação

A educação é direito de todos, sendo promovida por toda sociedade, objetivando o desenvolvimento de cidadãos e sua qualificação para o trabalho segundo o artigo 205 da Constituição Federal de 1988.

A educação no Brasil segue os princípios da igualdade, liberdade, pluralismo, gratuidade, valorização, gestão democrática, garantia de padrões de qualidade e piso salarial profissional nacional[1].

É direito do cidadão ao atendimento educacional especializado e gratuito aos deficientes, superdotados, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, assim como, o acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo pautado na CF/88, “§ 1º O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo” e na Lei 9.394/96 – LDB:

“Art. 5o  O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo.”

Este alinhamento garante o cumprimento da obrigatório do ensino, obrigando o Poder Público a criar formas alternativas de acesso ao ensino conforme parágrafo 5º do inciso III, art. 5º.

Devendo o Estado e a família promover e incentivar com a contribuição da sociedade.

A efetivação se dá por intermédio da educação básica obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, atendimento especializado aos deficientes e superdotados, acesso público e gratuito ao ensino fundamental, médio aos níveis mais elevados de ensino, oportunidade de ensino regular noturno, adaptação da educação escolar aos jovens e adultos, atendimento ao educando, padrões mínimos de qualidade e vagas para educação infantil mais próximo de sua residência.

As autoridade tem a responsabilidade de alcançar o equilíbrio entre o número de alunos e professor, carga horária e condições de material e estrutura, da mesmo forma, é dever dos pais matricularem seus filhos a partir dos 4 anos de idade e acompanhar sua frequência na escola[2].

Ao Município cabe a atuação prioritária no ensino fundamental e na educação infantil, aos Estados e Distrito Federal a atuação prioritária no ensino fundamental e médio[3].

2.2 Da estrutura de ensino e a divisão da Educação Básica no Brasil

A estrutura de ensino no Brasil é organizada pela Lei nº 9.394 que Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, de 20 de dezembro de 1996 - LDB 9.394/96, “tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”[4]

Versa sobre, como a educação estar organizada, quais os órgãos responsáveis, quais os níveis e modalidades de ensino, entre outros aspectos.

Conforme artigo 4º, da LDB, a educação básica no Brasil estar organizada da seguinte forma: Pré-escola (ensino infantil), ensino fundamental e ensino médio.

Igualmente no art. 21 da LDB, a educação escolar (não referindo-se a educação básica), além das três supracitadas, integra-se também o nível superior.

A administração para instituições de ensino básico dividem-se em duas: Pública criadas e administradas pelo Poder Público e as Privadas criadas e administradas por pessoas jurídicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43 Kb)   pdf (384.2 Kb)   docx (65.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com