TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  17/10/2017  •  Monografia  •  1.394 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FRANCISCO DE ASSIS TÉCNICO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Técnico em Eletrotécnica X - Módulo III

Teixeira de Freitas - BA

2015

[pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Técnico em Eletrotécnica X - Módulo III

Relatório apresentado à Coordenação Pedagógica do Curso Técnico em Eletrotécnica X do Instituto Franci

sco de Assis Técnico, como requisito avaliativo do programa de estágio supervisionado.

Orientação:

Teixeira de Freitas - BA

2015

SUMÁRIO[pic 2]


1 – INFORMAÇÕES

  1. - Identificação do Estagiário

Nome:

Ano:

Matrícula:

Módulos: III

Curso: Técnico em Eletrotécnica X

1.2 - Identificação da Organização

Nome: IFA Técnico – Instituto Francisco de Assis Técnico

Endereço: Rua Sagrada Família, 120, Bela Vista

Cidade: Teixeira de Freitas

UF: Bahia

CEP: 45997-025

Telefone: (73) 3011-4800

Área de atuação: Ensino Técnico

 

 

  1. - Identificação do Responsável pela Empresa

Nome Completo:

Cargo:

CPF: 

RG:


2 – ESTÁGIO

  1. -  Realização

      Em 06 de maio de 2015 à 30 de novembro de 2015, visando pôr em prática a teoria aprendida em sala de aula foi dado início ao estágio com duração de 420 hs.

       A empresa Agencia Sistema onde estágio foi realizado tem como seguimento a venda e manutenção de equipamentos eletro/eletrônicos dos mais variados tipos, que vão de equipamentos voltados para a segurança do tipo “porteiro eletrônico” à equipamentos hospitalares “multiparametricos’’.

       A empresa foi fundada por um ex-aluno, “Fagner Campos Sales”, técnico em eletrotécnica e eletrônica a vários anos com muita experiência na área. Com espirito empreendedor, o mesmo decidiu sair do emprego que estava, para abrir seu próprio negócio.

       As atividades realizadas no período de estágio consistiam em atender os clientes que traziam os equipamentos para manutenção e auxiliar no conserto dos mesmos.               Os equipamentos geralmente apresentavam dos mais variados tipos de problemas, sendo a causa mais comum as descargas elétricas causadas por tempestades, queda e aumento da tensão na rede elétrica. No decorrer do estágio tive o privilégio de manusear ferramentas que ajudavam no auxilio e na solução dos problemas em equipamentos, sem falar no conhecimento adquirido.

MULTIMETRO         

    Ferramenta essencial, o multímetro e muito utilizado entre os técnicos em eletrônica e eletrotécnica, pois são eficientes na pesquisa de defeitos em aparelhos eletrônicos e também possuem uma série de características positivas que torna-o fácil em manuseio, portátil e com usabilidade simples. Os multímetros são classificados como: Analógicos (de ponteiro) e digitais. A características que cada um dos modelos de multímetro possui, servem de acordo com o tipo de utilização, os multímetros se distinguem por sua quantidade de escalas, funções e principalmente por sua qualidade e precisão.

   Multímetro Analógicos: Os multímetros analógicos possuem várias escalas em seu painel frontal e de acordo com a necessidade de medição a agulha indica o valor medido, este modelo de Multímetro é considerado um pouco frágil em relação ao Multímetro digital por possuir uma calibração em sua agulha, caso o mesmo sofra uma queda a possibilidade de danos é maior. Em sua maioria os Multímetros Analógicos medem: Tensão DC/AC, Sensibilidade DC/AC, Corrente DC, Resistência, Teste de Fuga de Transistores, Decibel, Teste de Continuidade, Teste de Bateria, Precisão Básica.

  Multímetro Digital: Os multímetros Digitais mostram o valor medido em números com ou sem cassa decimais dependendo de sua precisão. Esses multímetros são mais modernos e resistentes muito utilizados por técnicos que os levam para seu trabalho do dia a dia. Em sua maioria os multímetros digitais medem: Tensão DC/AC, Corrente DC/AC, Resistência, Temperatura, Capacitância, Indutância, Frequência Teste HFE, Teste Linha Viva, Auto Desligamento, Teste de Bateria, Data Hold e Precisão Básica.

2.2 -  Disciplinas Referentes ao estágio

  • Instalações elétricas
  • Máquinas elétricas I e II
  • Eletricidade II
  • Sistemas digitais
  • Instrumentação básica
  • Eletrônica básica
  • Sistemas elétricos de potência
  • Subestações elétricas
  • Manutenção elétrica industrial
  • Projetos elétricos industriais

  1. -  Atividades Realizadas

Manutenção em um Nobreak

      Nobreak da marca MICROSOL modelo Solidis 1.5 KVA não atuava quando tinha uma interrupção de energia. O seu funcionamento aparentemente estava normal, verificando com o multímetro a tensão de entrada o fornecimento de energia estava de acordo, as baterias estavam sendo carregadas, porém quando o equipamento era desligado da rede elétrica a energia das baterias não forneciam a energia para as tomadas de saída.    

        O problema identificado foi no circuito inversor que transforma a tensão 110/220V para uma tensão continua de 12 Volts alimento a bateria. Com ajuda do multímetro foi identificado que os transistores mosfet componentes eletrônicos que faz parte do circuito inversor não atuavam como deveria. Esses transistores mosfet tinha como função alternar e chavear a tensão para o transformador. Foram substituídos os dois transistores solucionando o problema do equipamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (172 Kb)   docx (302 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com