RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO
Por: Romulo762 • 7/10/2020 • Projeto de pesquisa • 5.190 Palavras (21 Páginas) • 1.465 Visualizações
[pic 1]
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
Curso de bacharelado em EDUCAÇÃO FÍSICA
ISAMARA DE MELO LOPES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II
Avaliação, Prescrição e Atenção À Saúde
Curso de Educação Física (Bacharelado)
Nova Friburgo – Rio de janeiro
2020
[pic 2]
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
Curso de bacharelado em EDUCAÇÃO FÍSICA
ISAMARA DE MELO LOPES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II
Avaliação, Prescrição e Atenção À Saúde
Curso de Educação Física (Bacharelado)
Trabalho apresentado ao Curso de bacharelado em Educação física - Universidade Norte do Paraná para a disciplina: Relatório de estágio supervisionado obrigatório II - Avaliação, Prescrição e Atenção À Saúde.
Nova Friburgo – Rio de janeiro
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 6
1 RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO LOCAL/INSTITUIÇÃO CONCEDENTE 7
2 RELATO DOS ARTIGOS DE METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E ABORDAGENS NO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE 8
3 ESTUDO DE REFERÊNCIAS ADICIONAIS EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE 10
4 RELATO DA ANÁLISE DO LOCAL DE ATUAÇÃO DO ESTÁGIO 11
5 METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO SUPERVISOR DE CAMPO, NA ÁREA DE ATUAÇÃO EM AVALIAÇÃO, PRESCRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE 12
6 RELATO DA OBSERVAÇÃO 13
7 FICHAS DE OBSERVAÇÃO 14
8 RELATO DA PARTICIPAÇÃO 15
9 FICHAS DA PARTICIPAÇÃO 16
10 APRESENTAÇÃO DO PLANO DE REGÊNCIA 17
11 RELATO DOS APONTAMENTOS DO SUPERVISOR DE CAMPO E SUPERVISOR ACADÊMICO SOBRE O PLANO DE REGÊNCIA 18
12 RELATO DE REGÊNCIA 19
13 FICHAS DE REGÊNCIA 20
14 ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE AS ETAPAS DE CAMPO 21
15 FICHA DE ACOMPANHAMENTO 22
CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS E CITAÇÕES
INTRODUÇÃO
Há muito tempo a atividade física vem sendo mencionada como instrumento de recuperação, manutenção e proteção a saúde, podendo seus benefícios ser notados nos diversos grupos da sociedade, havendo sempre uma relação entre a prática de atividade física e a conduta saudável.
O estágio supervisionado, além de cumprimento de exigência acadêmica é uma das formas para um acadêmico experimentar a pratica profissional, podendo desenvolver capacidades como criatividade, independência e liderança. Estas são essenciais para formação do discente. Ainda, esta etapa pode proporcionar oportunidades para perceber e conhecer aptidões técnicas de uma modalidade. Além disso, o acadêmico se depara como um conjunto de conhecimentos teóricos, que poderá pôr em pratica no momento do estágio supervisionado bem como vivências reais do cotidiano, de forma que integre o meio acadêmico com a comunidade. O foco deste trabalho é expor a experiência vivenciada em um estágio acadêmico supervisionado em academia, na modalidade musculação.
A academia, local onde são desenvolvidas atividades que proporcionem a seus alunos saúde, bem-estar, entretenimento e até um formato de competição, neste local, também chamado de estúdio, o profissional de educação física é o responsável por acompanhar todo treinamento dos alunos além de prescrever e orientar os mesmos. A importância da intervenção profissional se mostra, pois faz necessariamente com que o professor de educação torne-se preparado para fazê-lo de forma que se apresente a geração de resultados em formato seguro, correto e saudável para o aluno. É possível considerar o profissional de Educação Física como o principal responsável pela orientação técnica, tática e física de equipes desportivas, de praticantes do esporte em nível amador, dos assíduos frequentadores de academia, dos alunos na Educação Física Escolar, e diversas outras práticas de atividades físicas ligadas ou não a algum esporte.
Independente dos objetivos que conduziram uma pessoa à procura da atividade física, e possíveis benefícios que a mesma possa alcançar quanto à melhoria da condição do ser humano, acredita-se que um fator primordial para que se possa alcançar os objetivos esperados com o máximo de eficiência, respeitando sua integridade física, psicológica ou moral é a conduta ética que o profissional terá durante o desenvolvimento de seu trabalho.
A execução de exercícios inadequados, com erros posturais e exercícios onde o aluno exerce posições maiores do que a sua capacidade física pode executar, pode causar lesões e danos permanentes. Seriedade e clareza, são fatores essenciais na hora de explicar como e quais exercícios serão ofertados para cada pessoa, já que cada um tem seu objetivo, as melhores formas de praticar determinadas atividades, manter os alunos praticando as atividades com a postura ideal, e fazer com que se aplique técnicas de respiração que irão os auxiliar em determinadas situações.
...