RELATORIO GASOLINA
Pesquisas Acadêmicas: RELATORIO GASOLINA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 311296 • 10/6/2014 • 556 Palavras (3 Páginas) • 293 Visualizações
CONTROLE DE QUALIDADE DA GASOLINA
Contagem,03 de maio de 2014
Introdução
A gasolina é um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos e, em menor quantidade, por produtos oxigenados. Esses hidrocarbonetos são, em geral, mais "leves" do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente de 5 a 10 átomos de carbono). Além dos hidrocarbonetos e dos oxigenados, a gasolina também pode conter compostos de enxofre e compostos contendo nitrogênio. A faixa de destilação da gasolina automotiva varia de 40 a 175 °C.
A gasolina básica (sem oxigenados) possui uma composição complexa. A sua formulação pode demandar a utilização de diversas correntes nobres oriundas do processamento do petróleo como nafta DD (produto obtido a partir da destilação direta do petróleo), nafta craqueada que é obtida a partir da quebra de moléculas de hidrocarbonetos mais pesados (gasóleos), nafta reformada (obtida de um processo que aumenta a quantidade de substâncias aromáticas) e nafta de coque, obtida através do processo de coqueamento, nafta alquilada (de um processo que produz iso-parafinas de alta octanagem a partir de iso-butanos e olefinas), etc. Quanto maior a octanagem (número de moléculas com octanos) da gasolina maior será a sua resistência à detonação espontânea.
A gasolina aditivada, é uma gasolina comum acrescentada de aditivos detergentes-dispersantes. Esses aditivos têm como finalidade a limpeza do sistema de alimentação de combustível, incluindo linha de combustível, bomba, galeria de combustível, injetores e válvulas de admissão. Seu uso permite que o motor opere nas condições especificadas pelo fabricante por mais tempo, o que reduz consumo e emissões e aumenta o intervalo entre manutenções. Ao contrário do que se pensa, a gasolina aditivada não aumenta a octanagem do combustível. As gasolinas de alta octanagem são chamadas, genericamente, de “gasolinas premium”.
Objetivo
Testar os parâmetros da gasolina.
TESTES:
CARACTERÍSTICAS ORGANOLÉPTCAS
Materiais e Reagentes
-Proveta
-Amostra de Gasolina
Procedimento:
Em uma proveta colocamos 500ml da gasolina e analisamos sua cor.
a) Aspecto:
Valor de Referência: LINS
Resultado: Translúcido
b) Cor:
Valor de referência para gasolina comum: Incolor a Amarela
Valor de referência para gasolina aditivada Postos BR: Verde
Resultado: Verde
CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS
a) Pesquisa de Aromáticos:
Materiais e Reagentes
-Xileno
-Ciclo Hexano
-Gasolina
-Cadinho
-Fósforo
Procedimento:
Colocamos em cada cadinho um pouco de cada reagente e logo após colocamos fogo e analisamos qual reagente iria apresentar folhagem. O composto que apresenta folhagem é aromático e o que não apresenta não é aromático
Valor de referência: Negativo
Resultado: Negativo
Método: Combustão completa
Resultado de discursão
Observamos que o único composto que apresentou folhagem foi o Xileno, pois ele é um composto aromático. A gasolina e o ciclo hexano são compostos não aromáticos.
b) Pesquisa de olefinas
Materiais e Reagentes
Procedimento:
...