RELATÓRIO DE ESTÁGIO CLÍNICO – MEMORIAL REFLEXIVO
Por: Fernanda Abreu • 11/2/2020 • Trabalho acadêmico • 3.499 Palavras (14 Páginas) • 7.742 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CLÍNICO – MEMORIAL REFLEXIVO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
ABREU, Fernanda
1137319
SAPUCAIA DO SUL
2020
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CLÍNICO – MEMORIAL REFLEXIVO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Memorial Reflexivo de estágio clínico apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista no curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na modalidade à distância, do Centro Universitário Internacional UNINTER.
ABREU, Fernanda
1137319
SAPUCAIA DO SUL
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE 5
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 5
2.2 DADOS DO AVALIANDO 5
3 PRÁTICA – AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA 6
3.1 REGISTRO DA QUEIXA 6
3.2 REGISTRO DOS ENCONTROS 6
4 INFORME PSICOPEDAGÓGICO 10
5 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 13
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16
ANEXOS 17
1 INTRODUÇÃO
A Psicopedagogia constitui-se em uma composição de dois saberes - psicologia e pedagogia - que vai muito além da simples junção dessas duas palavras, visto que visa a identificar a complexidade inerente ao que produz o saber e o não saber. É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção e reconstrução do conhecimento (MARREGA, 2019)
Alinhar a teoria e a prática forma profissionais capacitados para enfrentar os desafios que o mercado de trabalho dispõe. Na área educacional e clínica esta prática se faz ainda mais necessária, pois o desenvolvimento humano está em jogo. Esta experiência de prática psicopedagógica embasada nos conhecimentos teóricos aprendidos, realizada através do estágio, prepara e dá segurança para iniciar a vida profissional.
O diagnóstico psicopedagógico é de suma importância para uma intervenção eficiente e eficaz. Para se chegar neste diagnóstico, faz-se necessário um olhar investigativo, procurando atuar e avaliar nos seus mais variados contextos sejam eles cognitivos, pedagógicos, emocionais, culturais, biológicos, sociais, bem como compreender as interferências destes aspectos no desenvolvimento e aprendizagem do educando.
Este estágio teve como objetivo observar, avaliar e indicar as intervenções necessárias para um caso de queixa de dificuldade de aprendizagem numa escola municipal do município de Taquari, no Rio Grande do Sul.
2 OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O estágio clínico foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Emílio Schenk, situado à rua Osvaldo Michel, 138, bairro Léo Alvim Faller, na cidade de Taquari, CEP 95860-000, estado do Rio Grande do Sul.
O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (51) 3653-1022 e do e-mail escemilioschenk@gmail.com.
A escola trabalha com a Educação Infantil, Pré A e B, Ensino Fundamental completo de nove anos, e EJA fundamental no turno da noite. Atendendo 450 alunos, sendo 40 alunos da Educação Infantil, 370 alunos no ensino Fundamental diurno e 40 alunos no EJA Fundamental noturno.
A escola apresenta uma boa estrutura física, com 11 salas de aula, 4 banheiro femininos, 3 banheiros masculinos e 1 banheiro adaptado para pessoas com deficiências físicas, banheiro na sala dos professores, sala dos professores, secretaria, sala da direção e supervisão, biblioteca, cozinha, refeitório, pracinha, laboratório de informática e sala de cinema. A escola está em obras de ampliação, sendo construídas mais 5 salas de aulas.
A escola já teve monitoramento por câmeras, porém no momento encontra-se estragadas.
Todos os alunos recebem uniformes, materiais e transporte escolares.
O horário de funcionamento da escola é das 7h 30min às 11h 50 min para o turno da manhã; 13h as 17h para o turno da tarde; 19h as 22h 30 min para o turno da noite. Possuem 62 servidores trabalhando na escola.
A escola trabalha visando a formação de cidadãos capacitados para viver em sociedade e preparados para uma postura reflexiva e crítica.
2.2 DADOS DO AVALIANDO
A aluna J.R.M, nascida em 27/12/2008, natural de São Jerônimo, Rio Grande do Sul, do sexo feminino, filha do pai E.S.M. e da mãe S.J.R., cursa o quinto ano do ensino fundamental. Aluna transferida com bastante frequência, devido a conflitos de separações dos pais.
3 PRÁTICA – AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA
3.1 REGISTRO DA QUEIXA
Ao solicitar para a direção da escola uma criança ou adolescente entre 7 e 14 anos com dificuldades de aprendizagem, logo foi lembrada da aluna em questão, visto que a mesma não possui laudos e não é atendida na sala de recursos pela professora de atendimento especializado, porém apresenta dificuldades. Primeiramente a queixa passada pela direção foi que a aluna era uma criança diferente. A professora titular complementa a queixa alegando que a aluna não consegue ter êxito nas avaliações. A aluna não apresenta limitações em sua comunicação e habilidades sociais, porém não se insere completamente no grupo. Quanto às habilidades de leitura, a aluna lê corretamente, respeitando inclusive pontuações. Ao relacionar com a queixa da mãe, que alega a filha não conseguir trabalhar sob pressão e que é muito dispersa.
...