Memorial Reflexivo Institucional
Por: MaTomSu • 22/12/2024 • Relatório de pesquisa • 677 Palavras (3 Páginas) • 9 Visualizações
EOCMEA
Para a realização do primeiro sistema de hipótese foi utilizado a EOCMEA.
É importante ressaltar que a EOCMEA, A Entrevista Operativa Centrada na
Modalidade de Ensino–Aprendizagem, tem o propósito de apontar as observações gerais: dinâmicas, temáticas e hipóteses, que a partir delas se organiza um sistema de ação para as próximas investigações serem aplicadas no grupo. A intenção não é a pesquisa isolada destes aspectos, mais sim a articulação destes e seu significado
(Carlberg, 2012).
Nesse primeiro momento utilizei a Sugestão de interação para o primeiro contato em atividade de EOCMEA: “Bom dia! Eu sou Suely e estou aqui, conforme a professora deve ter comentado, para conhecer vocês, o que vocês sabem e o que vocês já aprenderam, então vou propor uma atividade...”
Foi realizada uma dinâmica em grupo que todos pudessem participar e interagir entre eles, essa dinâmica tem como objetivo verificar se realmente o grupo de amostragem não demonstra grau de dificuldade e se há interação grupal entre os alunos da 4º série.
Escravos de Jó: Essa dinâmica exige um trabalho em grupo é preciso que haja boa vontade entre os membros do grupo num exercício constante de ajuste as diferenças individuais que tem muito de enriquecedor. É preciso constantemente estar acertando o passo do próprio grupo a um ritmo imposto pela liderança da brincadeira.
Escravos de Jó é uma brincadeira folclórica, praticada pelas crianças, que foi trazida para a área de Recursos Humanos e com sucesso tem sido utilizada. Esse exercício destina-se basicamente a simular a situação de um grupo que tem como desfio a realização de uma tarefa que é conhecida por todos e que é aparentemente simples. O exercício permite que os participante experimentem os efeitos positivos e negativos de um trabalho em equipe.
Ao final os participantes: Ativamente praticam a sinergia e a organização no grupo, experimentam a necessidade do respeito às diferenças individuais bem como o reconhecimento das habilidade de cada um, praticam a persistência e reformulação de estratégias.
Material: Neste exercício foram utilizadas caixinhas de fosforo e fitas adesivas para fazer as marcações.
A primeiro momento todos ficaram agitados e ansiosos. No primeiro momento foi ditadas as regras da dinâmica, o que causou um pouco de confusão já que alguns não entenderam as regras, eu expliquei novamente como seria a brincadeira. Essa dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de “quebra gelo” podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.
Utilizamos a quadra da escola para realizar essa brincadeira, pedi para que sentassem no chão formando um círculo, primeiro ensaiamos a letra da música.
Os escravos de Jó jogavam cachangá; os escravos de Jó jogavam cachangá; Tira, põe, deixa ficar; Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão repete duas vezes).
Letra da canção ensaiada demos início a dinâmica.
Os escravos de Jó jogavam cachangá (PASSANDO SEA CAIXINHA PARA O OUTRO DA D IREITA); os escravos de Jó jogavam cachangá (PASSANDO SUA CAIXINHA PARA
...