RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO
Por: Franciano Aloisio • 9/3/2017 • Relatório de pesquisa • 1.256 Palavras (6 Páginas) • 382 Visualizações
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ-SEDUC/PI
PROGRAMA NAC. DE ENSINO TÉCNICO E EMPREGO
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SANTO ANTONIO-CEEPSA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO.
JAKELINE RODRIGUES SOUSA
VALENÇA DO PIAUÍ-PI
DEZEMBRO/2016.
JAKELINE RODRIGUES SOUSA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ADMINISTRAÇÃO
[pic 1]
VALENÇA DO PIAUÍ-PI
DEZEMBRO/2016.
Apresentação de Empresa
Hospital Regional Eustáquio Portela
Av. Santos Dumont – Valença do Piauí
Dedicatória
A Deus que até aqui tem demonstrado seu grande amor por mim, através de suas benções maravilhosas nesta longa caminhada aqui na terra.
A minha família (mãe e irmão) que nunca duvidaram da minha capacidade, até mesmo quando eu duvidei.
Agradecimentos
Pelos os meus professores que sempre estiveram ali, nos incentivando a nunca desiste do que queremos.
A minha orientadora, Lídia Santos, por sua presença constante e serena, paciência e carinhosa com que sempre me recebeu e por todas as orientações e contribuições preciosas para a realização deste trabalho.
E ao meu marido Franciano Aloisio, por esta ao meu lado, me incentivando e me dando forças para conclusão deste relatório.
Sumário
1 - Introdução...............................................................................................07
2 - Desenvolvimento.....................................................................................09
3 - Conclusão................................................................................................10
Referências...................................................................................................11
Anexos..........................................................................................................12
1 – Introdução [pic 2]
O que é Administrar? Chamamos de administração o uso de técnicas de gestão para dirigir uma organização, buscando a eficácia para atingir seus objetivos. A organização pode ser um empreendimento individual, um órgão público, uma associação, igreja ou partido político.
O trabalho do administrador é obter o melhor resultado, através da coordenação que exerce sobre as pessoas que integram a organização, utilizando o planejamento e a gestão. Analisando os objetivos organizacionais, que geralmente buscam produtividade e lucratividade, a administração desenvolve estratégias para atender a essas expectativas.
Hoje a administração é científica, envolvendo controle de equipamentos e materiais e gestão de pessoas. Sua função é fixar objetivos, buscar alcançá-los com eficiência, avaliar e solucionar problemas, organizar recursos, comunicar e liderar pessoas e tomar as decisões necessárias para a organização. A administração é importante em qualquer ramo de atividade, para o benefício de todos os que participam de uma organização, com a definição de programas e métodos de trabalho.
A Administração na área de saúde
A área da saúde parece ser aquela onde as inovações em gestão mais demoram a chegar. Segundo estudo realizado por Misoczky e colaboradores, publicado na Revista de Administração de Empresa (vol.49, n.4, 2009) existe uma discussão entre os administradores sobre planejamento e gestão nas empresas que operam com a saúde. Há os que afirmam que o setor não pode aplicar o conhecimento de outras áreas e ainda aqueles que acham que a saúde deve estar em primeiro lugar, acima da racionalidade do lucro ou da produtividade.
Revistas médicas de nível internacional vêm procurando familiarizar os médicos com as preocupações da gestão e política de saúde, mas existe uma constatação de que os profissionais da medicina são resistentes às mudanças. Também no Brasil, há revistas da área de saúde coletiva, que procuram publicar trabalhos sobre administração, como a Revista de Saúde Pública e Revista Ciência e Saúde Coletiva.
Alguns artigos publicados chamaram a atenção para os hospitais universitários, que começam a ser estudados. Em tese, eles unem a assistência de alta complexidade ou de referência e o ensino da área médica para profissionais, cuja formação passa por esse tipo de organização. O hospital universitário é importante por fornecer a compreensão sobre o modo como ocorre o funcionamento e a gerência dos serviços médicos, através da experiência.
Os estudos realizados em hospitais privados são raros, em relação aos hospitais públicos, que permitem mais facilidade de acesso aos pesquisadores. Os planos de saúde têm sido estudados pela ótica dos custos, por vezes comparando a realidade norte-americana à brasileira. Artigos publicados estimulam os pesquisadores a verificar os dados disponíveis no site da Agencia Nacional de Saúde – ANS, que representam uma base para informações que não deve ser desperdiçada pelos profissionais que se interessam pelo tema da administração na área de saúde.
Quando se estuda a literatura sobre gestão administrativa e saúde, um dos temas mais discutidos é o conceito de valoração, sobre o que é mais importante, se ganhos financeiros, os resultados na área de saúde, a satisfação obtida pelos diferentes participantes, o prolongamento da expectativa de vida, etc. Os resultados podem dar uma medida do acerto dos gastos financeiros realizados.
Se o modelo de assistência à saúde não é considerado satisfatório atualmente, uma necessidade é saber analisar o que acontece do ponto de vista de gestão, para que se possa mudar o modelo. Os estudos sobre administração na área de saúde e a divulgação de seus resultados permitem uma discussão mais acurada dos problemas, para que ele seja encarado com seriedade por administradores e políticos.[pic 3]
...