RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Por: simonal • 17/9/2015 • Ensaio • 4.115 Palavras (17 Páginas) • 243 Visualizações
[pic 1]
SIMONE BRITO MARQUES DA SILVA – RA 405012
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
RELATÓRIO FINAL
Juazeiro-BA
2015
[pic 2]
SIMONE BRITO MARQUES DA SILVA – RA 405012
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
RELATÓRIO FINAL
Relatório de estágio apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.
Juazeiro-BA
2015
Sumário:
1.0 Introdução.....................................................................................................4
2.0 Desenvolvimento...........................................................................................5
2.1 Identificação...............................................................................................5
3.0 Conclusão.....................................................................................................6
4.0Referências Bibliográficas.............................................................................7
1.0 Introdução
Os trabalhos dos Assistentes Sociais englobam todo tipo de auxílio a pessoas desamparadas pelos modelos de seguridade social, onde o indivíduo, por diversos fatores se encontra fora do contexto da sociedade, em caso especial a idosos que vivem em abrigos para idosos. Este trabalho vem por meio de uma análise qualitativa, levando em consideração as necessidades do Lar São Vicente de Paulo. Mostrar os desafios encontrados pelos profissionais que integram a equipe multidisciplinar e assim se espera, auxiliar na melhoria das necessidades relacionadas a infraestrutura, na qualidade de vida dos idosos e, obviamente, esclarecer aos interessados no tema. O envelhecimento da população brasileira vem ocorrendo de forma rápida, contribuindo assim para um novo perfil populacional. O número de idosos cresce a cada dia nas últimas décadas. Envelhecer com qualidade de vida é um dos grandes desafios nos dias de hoje. Com hábitos de vida saudável, incluindo boa alimentação e maior atenção na área da saúde é possível compensar as mudanças naturais da idade e favorecer a boa forma e saúde. É importante mensionarmos o trabalho de uma equipe capacitada e que a cada dia tenta fazer com que os idosos tenham uma melhor espectativa de vida.
2.0 Desenvolvimento
2.1 Identificação: Lar São Vicente de Paulo teve sua inicialização em 27 de setembro de 1974. Localizado na rua Dr. Jaime Martins de Souza Nº 423. Bairro Cajueiro Juazeiro BA. Aos vinte e oito dias do mês de julho do ano de dois mil e nove, foi realizada uma reunião extraordinária com o objetivo específico da aprovação do estatuto do Lar São Vicente de Paulo. A instituição que abriga idosos tem como meta o cuidado com higiene e alimentação, triagem (para identificar as necessidades), investigação social (cadastro e entrevista) e emissão de documentos O Serviço Social nesta instituição faz parte de uma equipe interdisciplinar que vem lutando com as dificuldades existentes em uma equipe onde os saberes são bem diferentes. Contudo é uma excelente oportunidade para o profissional do Serviço Social interagir e dialogar com os profissionais das várias áreas. Nesta instituição, o profissional de Serviço Social tem oportunidade de ver seu trabalho conhecido e valorizado, sendo ele necessário ao bom funcionamento da equipe no atendimento ao usuário. São funções do profissional do Serviço Social na instituição: I – Trabalhar assuntos ligados ás LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), articulações de políticas sociais; II – Intermediar as relações entre o usuário e a comunidade, principalmente no que diz respeito ao acionamento da família em todo o processo; III – Busca de parcerias com órgãos e instituições externas ao centro, onde se procure trabalhar outros aspectos da vida do usuário, visando integrá-lo na comunidade e melhorar sua aceitação pessoal e social; IV – Acompanhamento diário as atividades do usuário, avaliando-o suas conquistas sobre as atividades que executou fora do centro como “se ele fez atividade física”,... “se teve um dia bom”,... “se tomou banho ou escovou os dentes”,... enfim atitude que reflitam e transmitam ao usuário o interesse do profissional pelo seu dia a dia. Os problemas da instituição são vários e dependem, para sua solução, de esforços que vão além dos limites da equipe profissional. O que se percebe é que no diz respeito a instituição, a equipe vai executando seu trabalho, dentro de seus propósitos e com os recursos que dispõem, buscando sempre a parceria e o envolvimento de outros setores que possam ampliar as oportunidades de acesso e de melhoria da qualidade de vida de seus usuários.
...