RELATÓRIO DE MANIPULAÇÃO
Trabalho Universitário: RELATÓRIO DE MANIPULAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JOSEDIEGO • 18/10/2014 • 452 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
INTRODUÇÃO
Estágio realizado na A Fórmula Farmácia de Manipulação, com carga horária total de 120 horas, tendo como objetivo desenvolver o conteúdo teórico adquirido em sala de aula em atividades práticas, participando dos processos de entrada de receitas médicas até a entrega final do medicamento, bem como atividades inerentes ao farmacêutico responsável como relatórios, balanço e notificação. O estagiário é orientado e supervisionado pelo farmacêutico responsável técnico da farmácia.
1-Definições
A manipulação de medicamentos consiste na ação de manufaturar e dispensar, de forma individualizada, um medicamento conforme prescrição médica. Esse medicamento é prescrito pelo médico na dose e quantidade exata para atender a necessidade do paciente, podendo fazer associação das matérias primas e em qualquer forma farmacêutica.
2 - Formas farmacêuticas
Nas preparações magistrais temos a possibilidade de realizar as seguintes formas farmacêuticas: xaropes com sabor, gomas, xaropes dietéticos para pacientes com restrição ao uso de açúcar, supositórios, óvulos, saches, tamanho de cápsula diferente para pacientes com dificuldade de deglutição, cápsulas especialmente revestidas para desintegração entérica.
3 – Recebimento de receitas
A farmácia Fórmula possui um sistema computadorizado de controle de receitas recebidas e também de controle do estoque de matérias-primas. Sempre que a recepção ou o tele atendimento recebe uma nova solicitação médica através de receita, registra no sistema os componentes da formulação (princípios ativos e excipientes). O sistema informa se há no estoque as matérias-primas necessárias (e quantidade suficiente destas matérias-primas), e qual é o orçamento da receita. Se o cliente concordar com o orçamento, o atendimento indica no sistema que a formulação será manipulada, gera um número de controle para aquela formulação (Número de Requisição). Cada formulação é identificada pelo Número de Requisição, o que permite seu devido rastreamento. Cada formulação é impressa em uma ficha que contém a quantidade de cada componente e excipiente assim como o lote. A formulação é, então, analisada pelo farmacêutico (que pode consultar a literatura durante a análise, como, por exemplo, DEF, PR Vade-mécum, Guia de Sinônimos, Guia de Produtos com Dosagens). Em caso de dúvidas ou alterações, o farmacêutico deve entrar em contato com o médico solicitante. O sistema de recebimento e análise das receitas pode ser esquematizado de acordo com o fluxograma da página seguinte. Além de permitir a impressão da ficha da formulação, o sistema computadorizado também permite a impressão do rótulo a ser utilizado na embalagem do produto final (o qual é impresso em impressora específica). Assim que o farmacêutico verifica a formulação, rubrica a ficha, indicando que foi o responsável pela análise da formulação.
Depois de manipuladas, as formulações já prontas são encaminhadas para a mesa de conferência, onde serão conferidas, rotuladas, embaladas e dispensadas conforme a necessidade, que no caso da farmácia A Fórmula pode ser a matriz, a filial ou entrega em residência.
...