RELATÓRIO DE MEDIÇÕES
Casos: RELATÓRIO DE MEDIÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: massaroni • 10/4/2014 • 865 Palavras (4 Páginas) • 392 Visualizações
Física Aplicada à Engenharia
Profª. Marilene Turini Piccinato
Relatório de Medições
Rafael Feliciano Moraes
Renan Brust Cenali
Sidney da Silva de Oliveira
William Massaroni
Turma-2022
Londrina
2010
Introdução:
Desde os primórdios da humanidade, se faz necessário a verificação de inúmeras grandezas, das quais o homem nem se quer tinha o conhecimento de existir e nem como realizá-las.
A partir dessas necessidades, a Física como uma Ciência Empírica e Natural começa a ser estudada e aprimorada através de suas Leis. Tendo como princípio básico, a medição de grandezas.
Com o passar dos anos, foram criadas inúmeras formas de se calcular uma grandeza física, denominadas padrões de referências.
Para se fazer medições de algumas grandezas, tais como: massa, tempo, volume, área, comprimento, corrente elétrica, etc. é preciso primeiramente definir uma unidade de grandeza, bem como definir um padrão de referência para uma posterior comparação com outras grandezas.
A validade de qualquer teoria física está baseada na sua concordância com resultados obtidos experimentalmente. Estes resultados são expressos em termos de grandezas físicas, cujos valores numéricos são determinados por medidas diretas e/ou indiretas. Por outro lado, toda medida tem uma incerteza intrínseca que depende do instrumento, do operador e das condições em que é realizada. Sendo assim, o valor de uma determinada grandeza física é expresso por meio da quantidade que o caracteriza acompanhada da incerteza a ele associada.
Objetivos:
Aprender a utilizar os instrumentos de medida direta: a escala (régua), o paquímetro e o micrômetro e se familiarizar com os conceitos fundamentais da teoria de erros, que se constitui numa ferramenta essencial para o tratamento de dados experimentais.
Conhecer e saber manusear corretamente os equipamentos de aferição. Porém também se faz necessário expressar e representar os dados colhidos dos experimentos, assim como saber realizar as operações aritméticas que se fizerem necessárias com os valores de grandezas dos dados coletados.
O uso de alguns equipamentos como, paquímetro e micrômetro requer um devido cuidado por serem aparelhos de boa precisão e o mau uso pode danificá-los alterando muito facilmente seu grau de precisão. É muito importante lembrar, que os demais equipamentos de aferição também requerem cuidados no seu manuseio.
Equipamento Experimental:
• Régua comum milimetrada com divisão menor de 1 mm;
• Régua de precisão, metálica e com divisão menor de 0.5 mm;
• Paquímetro;
• Micrômetro 0-25 mm;
• Prisma Quadrangular
• Folhas de Sulfite 75g/m²
• Grafite HB 0,7mm
• Fio de Cabelo
Procedimento:
No dia 18 de março de 2010, realizou-se a medição das dimensões de largura, profundidade e altura de um prisma quadrangular, primeiramente com a régua comum milimetrada, em seguida com a régua de precisão.
Já no dia 01 de abril de 2010, foi realizada a segunda etapa da medição de largura, profundidade e altura de outro prisma quadrangular semelhante ao primeiro. Neste procedimento, foi utilizado primeiramente um paquímetro, e em seguida um micrômetro.
Com cada um dos instrumentos citados acima, foram colhidas cinco amostras, uma por cada integrante, de uma equipe de quatro
...