RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
Relatório de pesquisa: RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ANINHAPROF • 1/12/2014 • Relatório de pesquisa • 299 Palavras (2 Páginas) • 211 Visualizações
RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO:
Observação das aulas realizadas na turma do 2º ano do ensino fundamental I, nos dias 07, 08, 11 e 12 do mês de Março de 2013, no horário das 13:00 horas às 17:00 horas.Observação do dia a dia da escola:
Ao chegar à escola os estudantes são organizados em filas de acordo com as séries, rezam diariamente e cantam antes de irem para as suas respectivas salas.
A salaé ampla e arejada, a turma é composta por quinze alunos com faixa etária de sete anos que se dividem em sete meninos e oito meninas. Todos são organizados enfileirados e em algumas ocasiões é feitoum círculo.
Na mesma há um cantinho de leitura, onde os alunos podem escolher um livro e ler ou interpretar as histórias uns para os outros. Possui ainda uma biblioteca com vídeo e TV que fica adisposição dos alunos mediante agendamento dos professores. A realização do recreio e das brincadeiras é feito na quadra e também no parquinho. Nesse espaço educacional se encontra uma horta que écultivada pelos próprios alunos e também uma fazendinha com animais domésticos como pássaros, coelhos e cabras que são alimentados pelos alunos.
A permanência na escola é de quatro horas, incluindo os vinteminutos do recreio. Durante o recreio a professora regente e a auxiliar supervisionam os alunos da educação infantil.
As aulas são ministradas por professores polivalentes da educação infantil aoterceiro ano, já no quarto e quinto ano duas regentes dividem a disciplina.
Na sala observada a educadora age como facilitadora no processo de ensino aprendizagem com uma didática de conversas, bomrelacionamento, construindo um ambiente de respeito e harmonia com os estudantes. A regente tem uma comunicação aberta com os pais e os conflitos são sempre solucionados, quando há necessidade acoordenadora pedagógica que também é psicopedagoga faz uma intervenção. A mesma está frequentemente na escola.
...