RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Por: Israel Nascimento • 27/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.069 Palavras (13 Páginas) • 292 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade CEUMA
Coordenadoria do curso de Licenciatura em Educação Física
EDIVAN DE JESUS ARAÚJO MORAES
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
São Luís
2017
EDIVAN DE JESUS ARAÚJO MORAES[pic 3]
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Relatório apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física como exigência para a aprovação na disciplina Estágio Supervisionado I, objetivando demonstrar as atividades desenvolvidas na UEB Monsenhor Frederico Chaves.
São Luis
2017
AVALIAÇÃO FINAL[pic 4]
EDIVAN DE JESUS ARAÚJO MORAES
Quesitos avaliados
NOTA | |
Coerência textual (Clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos). (3,0) | |
Metodologia (Incluindo o uso correto das normas ABNT e a citação das disciplinas que embasam as suas atividades de estágio). (1,5) | |
Utilização dos Conceitos e Conteúdos de forma Articulada. (2,5) | |
Adequação e fidelidade quanto às atividades desenvolvidas durante o estágio e concernentes ao plano individual de estágio. (3,0) | |
MÉDIA FINAL |
RESULTADO FINAL
Aprovado ( ).
Não Aprovado ( ). Justificativa:
_______________________________________________________
Orientador (a) técnico (a)
_______________________________________________________
Orientador: Professor
Data: ___ / ___ / ___
[pic 5]
AGRADECIMENTOS
Agradeço a minha família, aos meus amigos e professores, que estiveram comigo ao longo do caminho.
[pic 6]
"Educação Física é a arte e a ciência do movimento humano que, por meio de atividades específicas, auxiliam no desenvolvimento integral dos seres humanos, renovando-os e transformando-os no sentido de sua autorrealização e em conformidade com a própria realização de uma sociedade justa e livre."
(João Paulo S. Medina)
[pic 7]
SUMÁRIO
- Introdução
- Caracterização do Campo de Estágio
- Desenvolvimento do Estágio
- Considerações Finais e Recomendações
- Referências
Anexo(s) – se houver
Apêndice(s) – se houver
1 INTRODUÇÃO
É notório que no decorrer das últimas décadas, o Estágio Supervisionado na formação de professores, não só de Educação Física, como das mais distintas áreas do saber, tem sido alvo de grandes estudos que revelam suas dificuldades e seu potencial, gerando transformações na vida desses profissionais. Significância ratificada por Pimenta e Lima (2004), ao afirmar que “O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia”.
Silva (2005), afirma que no cotidiano acadêmico é perceptível que os graduandos se envolvam com muita disposição e ânimo quando a universidade lhes proporciona a participação em que consiga colocar conhecimentos teóricos em prática, acompanhados de um profissional supervisor ou quando possui uma instituição conveniada que estão em permanente contato com a universidade.
Para tanto, se faz necessário que o estagiário aprenda a observar e identificar os problemas, desenvolva senso crítico, busque frequentemente informações que subsidie sua aprendizagem, questione o que encontrou além de buscar trocar informações com professores mais experientes. Nesse contexto, o estágio surge como um processo fundamental na formação do educando estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor.
Segundo Castellani Filho (1988), a área da Educação Física, em especial a Educação Física Escolar, teve grande desenvolvimento no Brasil nos últimos vinte anos, era considerada uma área de atuação essencialmente prática, sem fundamentação teórica. E vem sendo incrementada e defendida como uma necessidade imperiosa dos povos civilizados, já que a vida é movimento e o gesto humano é uma das primeiras manifestações de expressão e comunicação entre o ser e o meio em que ele vive.
Tal incremento da Educação Física Escolar é condizente com a realidade da sociedade contemporânea ou sociedade da informação, responsável pela geração y, ou geração da internet, que troca a realidade pelo mundo virtual. Uma sociedade que prioriza a construção do conhecimento, negligencia o fato de que o exercício das atividades motoras pela criança, exerce papel preponderante no seu desenvolvimento somático e funcional, estimulando e desenvolvendo as suas funções psíquicas. E que “a educação do corpo é o instrumento e fator de equilíbrio geral do organismo” (Teixeira, 1978).
Ressalta-se ainda, ao contrário do que se pensa, que a Educação Física Escolar não pode ser associada ao esporte de rendimento. Pois tem como objetivo promover a socialização e a interação entre as crianças, seu desenvolvimento orgânico e funcional melhorando os fatores de coordenação e execução de movimentos.
Portanto, o presente relatório visa elencar a experiência vivenciada ao longo de quatro meses com uma carga horária de quatro horas semanais, em que estagiei na escola municipal de ensino fundamental UEB Monsenhor Frederico Chaves, na condição de estagiário, em que pude constatar vários aspectos condizentes as relações pertinentes ao papel do profissional de educação física no ambiente escolar, observando em confronto com as análises feitas diante das práticas educativas, infraestrutura física e análises pedagógicas que compreende tal função educacional. Reconhecendo a importância de um bom planejamento de aulas antecipadamente e da escolha certa das abordagens pedagógicas a serem aplicadas. Neste relatório, também, apresento as fichas oferecidas pelo professor orientador da disciplina para a obtenção de coleta de dados que auxiliou elaboração do mesmo.
...