TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO PARCIAL

Projeto de pesquisa: RELATÓRIO PARCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.070 Palavras (13 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

PROINTER IIl

Relatório Parcial

São Paulo/SP

2014

RELATÓRIO PARCIAL

Relatório Parcial apresentado no Projeto Interdisciplinar do Curso de Tecnologia em Gestão Financeira na Faculdade Anhanguera, sob a orientação do Tutor Presencial Ricardo Loiola

São Paulo/SP

2014

SUMÁRIO

A. APRESENTAÇÃO..............................................................................................3

B. DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO PESQUISADA 3

1. Qual a importância na organização da função financeira?...........................3

2. Como utilizar os conhecimentos (de contabilidade, de custos, de matemática

financeira e estatística aplicada para melhor gestão financeira da da

empresa?..........................................................................................................4

3. Como realizar projeções financeiras para assegurar decisões estratégicas?...........5

4. Como elaborar o planejamento orçamentário para a maximização de

Resultado?...........................................................................................................5

5. De que maneira pode-se realizar comparação de simulações financeiras para

Avaliar alternativas de mudanças estruturais na empresa e planejar

Estratégias empresariais.....................................................................................5

C. Assuntos Sobre o Tema.............................................................................6

D. CONCLUSÃO 12

E. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

A. APRESENTAÇÃO

Este documento é parte integrante dos produtos a serem desenvolvidos relativos ao Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia, desenvolvido na Cidade de São Paulo em Maio de 2014.

É objeto deste relatório é a Elaboração e pesquisa, a partir de um ensaio descritivo deve apresentar e explicitar a situação problema/assunto,

para que o leitor consiga entender e imaginar situações semelhantes na sua

prática profissional, tendo uma sensação clara sobre aquilo que foi descrito, a

fim de gerar senso analítico e crítico sobre determinado assunto profissional. O presente relatório, constituído de volume único, tem por objetivo apresentar a etapas de pesquisa e ideias apresentada pelo grupo.

B. Descrição Situada Pesquisa.

A gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa. O objetivo da gestão financeira é melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais. No entanto, é muito comum que empresas deixem de realizar uma adequado gestão financeira.

Uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa Registros adequados permitem análises e colaboram com o planejamento para otimizar resultados.

A falta da administração financeira adequada pode causar os seguintes problemas:

- Não ter as informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber e das contas a pagar, volume das despesas fixas e financeiras. Isso ocorre porque não é feito o registro adequado das transações realizadas;

- Não saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo em suas atividades operacionais, porque não é elaborado o demonstrativo de resultados;

- Não calcular corretamente o preço de venda, porque não são conhecidos seus custos e despesas;

- Não conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, bem como o volume e o destino dos pagamentos, porque não é elaborado um fluxo de caixa, um controle do movimento diário do caixa;

- Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não é elaborado o balanço patrimonial;

- Não saber quanto os sócios retiram de pró-labore, porque não é estabelecido um valor fixo para a remuneração dos sócios;

- Não saber administrar corretamente o capital de giro da empresa, porque o ciclo financeiro de suas operações não é conhecido; - Não fazer análise e planejamento financeiro da empresa, porque não existe um sistema de informações gerenciais (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial).

As principais funções da administração financeira são:

- Análise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias;

- A boa utilização dos recursos financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis;

- Crédito e cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos;

- Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa;

- Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais;

As primeiras providências que a empresa deve tomar em relação às finanças são:

- Organizar os registros e conferir se todos os documentos estão sendo devidamente controlados;

- Acompanhar as contas a pagar e a receber, montando um fluxo de pagamentos e recebimentos;

- Controlar o movimento de caixa e os controles bancários;

- Classificar custos e despesas em fixos e variáveis.

- Definir a retirada dos sócios.

- Fazer previsão de vendas e de fluxo de caixa.

- Acompanhar a evolução do patrimônio da empresa, conhecer lucratividade e Rentabilidade.

- Contabilidade

No Brasil a maioria dos negócios em funcionamento são constituídos de micros e pequenas empresas e por isso são de vital importância para a economia do país. Estas empresas são grandes geradoras empregos e riquezas, o que contribui de maneira significativa para o aumento do produto interno bruto do país - PIB.

Entretanto um fator que tem sido bastante estudado é o fato delas não contarem com um sistema de gestão eficaz, o que quase sempre os leva a mortalidade logo nos primeiros anos de vida. Muitas vezes, por desconhecimento ou por falta de assessoria por parte de seus contadores, os pequenos empresários deixam de se beneficiar das informações geradas pela contabilidade que poderão ser de grande utilidade na gestão do negócio. Passam a tomar decisões baseadas apenas na experiência que acreditam ter e na maioria das vezes os resultados ficam aquém do esperado.

A contabilidade é uma ciência cuja função principal é a de fornecer informações seguras para que as decisões sejam tomadas com o máximo de segurança. As informações e dados fornecidos pela contabilidade representam ferramentas de gestão, que servirão de apoio e suporte á tomada de decisão e devem fazer parte da rotina empresarial, ou seja, servir de apoio em todas as etapas da empresa.

Muitos desses controles contábeis são relativamente fáceis de serem elaborados, e podem ser facilmente aplicados na gerencia de micro e pequenas empresas, principalmente às de comercio varejista, independentemente do porte.

A contabilidade tem como objetivo fornecer informações que auxiliem na tomada de decisão, sendo esse o objetivo maior da ciência contábil.

A contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira, se balanços etc. colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório (IUDÍCIBUS, 1986, P.15).

A contabilidade Gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira, se balanços etc. colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório (IUDÍCIBUS, 1986, P.15).

Custo representa o esforço que uma empresa deve despender para poder disponibilizar um produto junto ao consumidor. Assim definido, parece fácil a tarefa de apurar um custo, pois exige, apenas, a apuração de todos os recursos consumidos pela empresa e sua distribuição aos produtos fabricados. Entretanto, ao se considerar a complexidade dos recursos aplicados pela empresa, a existência de consumos indiretos para suporte (apoio) à produção, o tratamento a ser dispensado aos investimentos requeridos para possibilitar a produção, entre outros, se constata que este trabalho não é nada simples. .

- Matemática Financeira

Os conceitos fundamentais de Matemática Financeira e informações ligadas ao estudo e utilização da HP-12C como ferramentas auxiliar na resolução de cálculos financeiros na área de Administração – regime de capitalização simples e composta.

A matemática financeira a principio assim como todos os estudos relacionados a matérias de exatas, nos trás receios e medos em seus desafios. No entanto ao conhecermos um pouco mais dos conceitos e benefícios que nos trás no dia a dia, podemos apreciar a extrema importância e os benefícios a nós oferecido por meio de suas fórmulas. Desde ao financiamento para pessoas físicas ou jurídicas, empréstimos, crédito direto entre outras transações financeiras.

O uso das técnicas da matemática financeira nos permite conhecer o custo e o retorno das operações, o que nos permite tomar conhecimento concreto para programarmos a vida financeira das organizações ou de pessoas físicas.

A Calculadora cientifica HP 12C, foi desenvolvida em 1981 pela empresa Hewlett-Packard, com o intuito de facilitar os cálculos de juros simples, compostos, amortizações, valores presente e futuro, taxas de retorno, fluxos de caixa e porcentagem.

Sabemos que seu poder de precisão está diretamente vinculado ao usuário da máquina, pois para manuseá-la é necessário o conhecimento sobre as fórmulas e seu passo a passo.

Quando e obtido o conhecimento, sem dúvidas a resolução dos cálculos financeiros na área de administração será assertiva.

Em sala de aula aprendemos constantemente que ela nos auxiliará nos estudos na faculdade como também no decorrer da carreira profissional e contabilidade pessoal, uma vez que nos facilita a alcançar os resultados com agilidade e precisão.

- Estatistica

A estatística é definida como um conjunto de métodos e técnicas que envolve todas as etapas de uma pesquisa, desde o planejamento, coordenação, levantamento de dados por meio de amostragem ou censo, aplicação de questionários, entrevistas e medições com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo, a consistência, o processamento, a organização, a análise e interpretação dos dados para explicar fenômenos socioeconômicos, a inferência, o cálculo do nível de confiança e do erro existente na resposta para uma determinada variável e a disseminação das informações.Segundo Rao (1997), um dos mais importantes estatísticos do século, a estatística

pode ser definida de uma forma simples e objetiva. Ele define a estatística pela equação:

Conhecimento incerto + Conhecimento sobre a incerteza = Conhecimento útil. Neste sentido, o objetivo da Estatística é analisar os dados disponíveis e que estão sujeitos a um certo grau de incerteza no planejamento e obtenção de resultados.

- Estratégias

Nos dias atuais, estratégia diz respeito à condução de organizações no contexto da competição empresarial. Em um mercado tão complexo e em constante evolução, as empresas não conseguem sobreviver sem uma linha orientadora à integração de todas as áreas existentes em seu empreendimento. Desta forma a MASCI Consultoria apresenta em seu portfólio, uma série de Projetos que conduzem os empreendedores neste cenário empresarial atual. Poderemos desenvolver o Plano de Negócios, que se trata de um documento formal que contém informações sobre o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing, bem como todo o plano financeiro que viabilizará o novo empreendimento. Além deste, nossa equipe de Consultores poderá elaborar o Planejamento Estratégico, com foco no Balanced Scorecard (BSC). Este Projeto serve como metodologia para que as organizações avaliem e controlem um status de crescimento e melhoria, levando sempre em consideração o desempenho das condições do empreendimento.

A capacidade de previsão de uma empresa esta na competência de gerenciar cenários futuros de forma dinâmica, rápida e eficaz. Uma das ferramentas para atingir este objetivo é o orçamento. O planejamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato fiel e antecipado do ambiente em que a empresa atua, é a bússola do gestor, é o mapa das ações operacionais em busca da tradução da estratégia. Este artigo mostra os conceitos relativos ao orçamento empresarial, trata-se do referencial teórico do nosso trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo era o de conceituar o orçamento, demonstrar sua importância, seus benefícios, os critérios utilizados para sua elaboração e os reflexos no resultado de uma organização do ramo alimentício.

Palavras-chave: orçamento; empresa; estratégia; operacional

- Orçamento

O Orçamento surgiu da necessidade do mercado, levando as empresas em busca da perfeição e da concorrência. Devido à globalização, constantes mudanças vêm ocorrendo no ambiente dos negócios, fazendo com que as empresas aprimorem seus processos de planejamento, avaliação, e controle, tanto do seu fluxo de caixa, quanto das operações de receitas, despesas e investimentos.

Atualmente, o planejamento nas empresas é uma ferramenta de gestão, que além de necessária para tomada de decisão, evita o mau uso dos recursos, resultando na observação da relevância do orçamento empresarial na otimização dos resultados. O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos.

Histórico do orçamento empresarial

Antigamente, o orçamento limitava-se aos gastos referentes às despesas, atualmente é uma ferramenta de tomada de decisão, aplicada a qualquer tipo de empresa, pequeno, médio ou grande porte independente de sua natureza, com ou sem fins lucrativos, privada, estatal ou filantrópica. O orçamento é uma prévia de despesas e investimentos dentro de uma organização.

Decidir implica optar por uma alternativa de ação em detrimento de outras disponíveis, em função de preferências, disponibilidades, grau de aceitação do risco etc. Nessa visão, decidir antecipadamente constitui-se em controlar o seu próprio futuro. Essa é uma visão bastante proativa no que se refere ao processo de gestão de certa organização. (ANSOFF, 1977, p.4). Conforme o tempo e a complexidade dos negócios, as empresas foram exigindo métodos administrativos mais apurados, não sendo suficiente apenas a limitação de gastos, modificando os seus conceitos básicos e métodos de elaboração. As técnicas de planejamento orçamentário depois de consagradas na administração pública gradativamente estenderam-se a empresa privada. “Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.” (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11). Os gestores possuem um comprometimento com metas a serem atingidas, baseando-se no plano estratégico da organização. Quando esses compromissos não são seguidos, acabam estabelecidos e acompanhados na montagem do orçamento, pois facilita que possíveis desvios sejam evitados, tendo os gestores uma obrigação de expor suas atividades na empresa. Dessa forma, quando bem elaborado o plano estratégico, permite aos gestores conhecer os resultados e realizar os acompanhamentos necessários para que os mesmos sejam alcançados. O Orçamento é decorrente do plano estratégico, cuja finalidade é pôr em prática as decisões a serem tomadas, focando e identificando os pontos de maior importância, sendo esse o principal benefício da implementação do orçamento empresarial.

O orçamento demonstra os resultados que um departamento deve atingir e os recursos fornecidos para atingi-los.

O objetivo do controle orçamentário é coordenar, controlar e avaliar as operações da empresa, para sua realização elementos básicos como previsão, orçamento e controle são fundamentais, sendo que o orçamento é o pilar dessa estrutura.

Os principais tipos de orçamento são: orçamentos globais e parciais, orçamentos a curto e a longo prazo, orçamentos periódicos e contínuos e orçamentos flexíveis ou variáveis.

Todos possuem características diferentes, mas visam o mesmo objetivo que é atingir os resultados esperados. Com o balanço patrimonial projetado concluído conseguimos calcular alguns índices financeiros importantes para análise, como por exemplo, os índices de liquidez geral e seca.

Além de refletir a origem de recursos pertinentes a empresa, demonstrada pelo patrimônio líquido.

Não pode haver ciência sem um modelo adequado de percepção e representação da realidade. Neste início do século XXI, já se tornou óbvio que no ambiente moderno dos negócios uma contabilidade gerencial, que tenha por base um modelo exclusivamente financeiro, não mais consegue propiciar as informações necessárias para dar apoio à gestão das empresas nas suas mais importantes decisões.

Para manter a sua relevância decisorial, o modelo contábil financeiro precisa ser estendido e flexibilizado, incorporando e integrando novas dimensões e novos instrumentos de pesquisa e avaliação. Esta profunda transformação da gerencial, que levaria à moderna Controladoria, se faz integrando ao seu modelo explicativo básico, que é de natureza contábil, a identificação e a avaliação de variáveis, que têm elevado impacto sobre os resultados das empresas, tais como o valor dos produtos, os fatores ambientais setoriais e sistêmicos, os processos de trabalho e os recursos tangíveis e intangíveis mobilizados. Essas novas dimensões da Controladoria, quando associadas ao modelo contábil-financeiro, formam um quadro geral de avaliação do desempenho, que não apenas tem poder explicativo sobre o estado atual da empresa, mas também permite projeções e simulações de cenários futuros, dando lugar à exploração de oportunidades e à proteção ou hedge contra riscos, ambas de vital interesse para os stakeholders de qualquer empresa. Ao final, procura-se demonstrar quais são as novas posturas, atitudes e percepções que, ao lado de novas técnicas e instrumentos de trabalho, devem ser adotados por um contador para se transformar num moderno Controller.

C- Assuntos Sobre o Tema.

A administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de crédito para clientes.

Planejamento e análise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre odesenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando osmelhores caminhos para a condução financeira da empresa.Tal área administrativa pode ser considerada como o sangue ou a gasolina da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica,passando o oxigênio ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos,empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.Administração financeira cuida de planejamento, analise de investimentos, política de crescimento, financiamento, contabilidade, etc.

(Lima Netto, 1978)

A organização foi constituída por prazo indeterminado, isso mostra que o

desejo dos investidores é o de que as organizações durem o maior tempo

possível, ou que exista a possibilidade de se “penerizarem no mercado”.

(DUARTE, Ednei 2011)

Segundo Mosimann e Fisch (1999, p. 114), o planejamento envolve os seguintes passos:

" a) projeção de cenários;

b) definição de objetivos a serem seguidos;

c) avaliação das ameaças e oportunidades ambientais;

d) detecção dos pontos fortes e fracos da empresa;

D – Conclusão

O projeto tem por objetivo realizar um planejamento sobre um empreendimento a ser realizado, seja ele a abertura ou expansão de um negócio, onde as principais variáveis envolvidas são apresentadas de forma organizada. As variáveis analisadas dividem-se em análise estratégica, marketing e mercado, estudo do layout, projeções financeiras e plano operacional.

E – Referencias Bibliográficas

http://pt.scribd.com/doc/16680191/A-importancia-da-administracao-financeira-dentro-da-empresa

FREZATTI, FABIO. Orçamento Empresarial: Planejamento e Controle Gerencial. 4º

edição, São Paulo: Atlas, 2007.

IUDÍCIBUS, SÉRGIO DE; MARTINS, ELISEU; GELBCKE, ERNESTO RUBENS.

FIPECAFI – Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações Aplicáveis às demais

Sociedades – 6ª edição, Altas, 2003.

MOREIRA, JOSÉ CARLOS. Orçamento Empresarial: Manual de Elaboração. 5ª edição,

São Paulo: Atlas, 2008.

...

Baixar como  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »