RELAÇÃO ENTRE OS VALORES VIGENTES NA SOCIEDADE E OS QUE REGEM AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS.
Por: katiabomfim33 • 10/6/2015 • Resenha • 777 Palavras (4 Páginas) • 1.938 Visualizações
RESUMO
RELAÇÃO ENTRE OS VALORES VIGENTES NA SOCIEDADE E OS QUE REGEM AS CATEGORIAS PROFISSIONAIS.
Um dos maiores problemas que a humanidade passa é por uma crise ética, entendemos que a crise ética existente é resultante da pós-modernidade, princípios do debate pós-modernista é a liberdade, de tal forma que ela sorri abertamente para as divergências; onde se dar preferência a heterogeneidade, a diferença, a desagregação, descontinuidade.
Para outros a ética estrutura-se em nova base, sem ir além das visíveis mudanças que ocorrem na sociedade, onde o pensamento moderno procura conhecer a realidade e exercer controle sobre ela, e os seres humanos exigem ser cuidado como indivíduos capazes de pensar, sofrer, organizarem-se e construírem valores.
E nesse cenário de conflito que se situa a queixa por valores morais. As relações de trabalho de indivíduos, que fazem parte do mesmo grupo profissional, são afetados pela crise de valores da sociedade, tornando difícil o relacionamento e a qualidade do serviço prestado a comunidade.
Diante dos conflitos, tensão, vividos na sociedade de hoje o ser humano é levado a insegurança e á ansiedade diante da vida como um todo, passa a ser imediatista, em prejuízo a si mesmo, que perde em qualidade de vida.
Na frente das transformações tecnologias e a valorização concedida a ela, é tida por muitos autores como responsável pelo individualismo. Os indivíduos preocupam-se com o seu bem-estar individual, revelando uma indiferença com as questões da sociedade, não valoriza exatamente o indivíduo.
Diante do conflito e do poder que o ser humano passou a vivenciar, o indivíduo é responsabilizado pelo seu próprio bem-estar, sendo entendida como viver como bem quiser, mas esse desejo discorda com as exigências imposta pela sociedade, onde as instituições sociais determinam como o sujeito deve agir e atuar no mundo, acaba tendo que seguir as relações contratuais impostas pelo capitalismo.
Mesmo na presença desse fato, é possível identificar nas tendências éticas atuais entusiasmo teológico, que manifestam-se na resistência de pessoas, comunidades que continua mantendo viva uma hierarquia de valores inspirados na orientação religiosa, outras que reconhece a situação de crise em que a sociedade acha-se mergulhada, e outra onde tudo é pensado pelo indivíduo em função de si mesmo.
Os valores que informa o proceder dos indivíduos enquanto parte de uma determinada categoria profissional, seguem a base da ética geral: condições materiais de vida, as crenças religiosas, a sabedoria popular e etc. A prática social, em geral, e as profissionais, são influenciadas por fatores econômicos, políticos, religiosos. Porém a maior influência que a ética profissional recebe é da própria moral oficial.
Assim, conhecer os fundamentos que orientam o modo de se comportar dos indivíduos, que fazem parte de uma determinada função solicita não perder de vista, o que é justo, o que é certo, o que é errado.
CARACTERÍSTICA DA ÉTICA PROFISSIONAL HOJE
O termo deontológico, e conhecida como teoria do dever, e deve ser seguido em determinadas relações sociais, principalmente nas de caráter profissional.
A deontologia ou ética profissional caracteriza-se como conjunto de normas e princípios para que os indivíduos possam atuar de forma harmônica e em sintonia com uma conduta ética profissional.
...