RESENHA FILME O JARDINEIRO FIEL
Artigo: RESENHA FILME O JARDINEIRO FIEL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MANIAPET • 16/3/2014 • 567 Palavras (3 Páginas) • 2.768 Visualizações
O filme de Fernando Meirelles “O Jardineiro Fiel” traz uma crítica tocante a respeito da ética ou a falta dela nas pesquisas científicas. Mostra de uma maneira realista e cruel a realidade vivida no continente mais pobre do mundo, a África.
Tessa, uma ativista, descobre um esquema criminoso, da indústria farmacêutica, que movimenta trilhões de dólares. É morta como queima de arquivo. Seu marido, um diplomata, quer honrar o nome de sua esposa e se vê envolvido numa trama escabrosa. Sua vida também corre perigo ao descobrir o que se passa na África.
Pessoas miseráveis e prestes a morrer são usadas como cobaias humanas pela indústria farmacêutica para testar indiscrinadamente medicamentos ,a evolução dos quadros clínicos e suas reações inclusive adversas. Em nenhum momento há preocupação em preservar as vidas dos pesquisados. Os africanos são vistos como pessoas descartáveis usando medicamentos descartáveis,manipulados sem o menor escrúpulo.Os interesses econômicos são colocados na frente da causa que parece ser de ajuda humanitária por se tratar de pesquisa para “salvar vidas”.O que se vê na sequencia é um jogo anti-ético que obriga indiretamente as pessoas a participarem de pesquisa se quiserem continuar tendo direito a asistência médica e a receber medicamentos.
Deparamos aqui com a questão da ética profissional e da pesquisa científica . Uma pesquisa deve ser feita a qualquer custo? E, ainda, qual é a responsabilidade de um profissional da saúde ,médico ou psicólogo ao efetuar uma pesquisa científica ? Os estudos feitos à partir dos testes de novos remédios geralmente são financiados por laboratórios farmacêuticos que visam descobrir novos remédios.O que num primeiro momento pode parecer benéfico ao ser humano pode se tornar uma arma letal e desumana.Isto é o que o filme revela.
Quando se trata de pesquisa envolvendo seres humanos, faz-se necessário atender exigências éticas e científicas.Em primeiro lugar a pesquisa deve ser muito clara a respeito do tema, das técnicas, da metodologia, dos indivíduos que serão sujeitos de pesquisa. O tema, também, deverá ser analisado de forma que não exponha os indivíduos envolvidos.A pesquisa deve ser direcionada de forma que seus resultados venham elevar o nível de conhecimento a respeito do que ela pretende estudar.É fundamental que o pesquisador explique aos voluntários de forma transparente do que se trata a pesquisa e o que acontecerá com quem participar dela; possibilidades e riscos. Assim , a pessoa deve ficar livre para escolher se participa da pesquisa ou não.
Torna-se preemente na ética praticada em pesquisa com seres humanos que o pesquisador comprometa-se em buscar o máximo de benefícios e o mínimo de riscos e danos ao voluntário.Garanta que os riscos previsíveis sejam evitados assim como a assistência a qualquer dano que possa resultar da participação da pessoa no estudo.Comprometa-se a apresentar os resultados de seu estudo ,além da divulgação em eventos e publicações científicas,assegurando o anonimato dos participantes.
Além disso,deve-se assegurar aos participantes do estudo e à comunidade os benefícios resultantes do projeto,mesmo após o término do estudo.Respeitar os valores culturais,sociais,morais religiosos e éticos,bem como os hábitos e costumes dos participantes é parte fundamental no processo do estudo.
O
...