RESPSTA AULA 04 DO AVA
Dissertações: RESPSTA AULA 04 DO AVA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: paloma2sousa • 6/9/2014 • 693 Palavras (3 Páginas) • 3.618 Visualizações
Aula tema 4:
1.São considerados textos narrativos aqueles que:
Resposta correta: São organizados em uma sequência composta por início, meio e final.
___________________________________________________________________________________________________________ 1
2.Leia as afirmativas abaixo e analise quais são consideradas como conjunto de propostas para o ensino de estratégias de compreensão leitora:
I. A etapa do modelo, participação do aluno e leitura silenciosa.
II. O ensino direto, dividido em cinco etapas: introdução, exemplo, ensino direto, aplicação dirigida pelo professor e prática individual.
III. O modelo de ensino recíproco, em que o aluno assume um papel ativo durante o processo de leitura.
Agora escolha a alternativa correta:
Resposta correta: Todas as afirmações estão corretas.
_______________________________________________________________________________________________________________
3.Sobre o ensino de estratégias da compreensão leitora, considere as afirmativas abaixo:
II. São procedimentos de caráter elevado que envolvem a presença de objetivos, planejamento das ações para se atingir os objetivos, sua avaliação e possível mudança.
III. Permitem estabelecer os objetivos de leitura e atualização de conhecimentos prévios relevantes; inferências variadas e a revisão e compreensão enquanto se lê e a tomada de decisões adequadas diante de falhas de comunicação; recapitular o conteúdo, resumi-lo e ampliar o conhecimento adquirido durante a leitura.
Resposta correta: As afirmações II e III estão corretas.
_________________________________________________________________________________________________________________4. (ENADE 2011 / Letras)
Brasileiro não gosta de ler?
Sempre fui de muito ler, não por virtude, mas porque, em nossa casa, livro era um objeto cotidiano, como o pão e o leite. Lembro de minhas avós de livro na mão quando não estavam lidando na casa. Minha cama de menina e mocinha era embutida em prateleiras. Criança insone, meu conforto nas noites intermináveis era acender o abajur, estender a mão, e ali estavam os meus amigos. Algumas vezes acordei minha mãe esquecendo a hora e dando risadas com a boneca Emília, de Monteiro Lobato, meu ídolo em criança: fazia mil artes e todo mundo achava graça. Como ler é um hábito raro entre nós, e a meninada chega ao colégio achando livro uma coisa quase esquisita, e leitura uma chatice, talvez ela precise ser seduzida: percebendo que ler pode ser divertido, interessante, pode entusiasmar, distrair, dar prazer. Eu sugiro crônicas, pois temos grandes cronistas no Brasil, a começar por Rubem Braga e Paulo Mendes Campos, além dos vivos como Veríssimo e outros tantos. Além disso, cada um deve descobrir o que gosta de ler, e vai gostar, talvez, pela vida afora. Não é preciso que todos amem os clássicos nem apreciem romance ou poesia. Há quem goste de ler sobre esportes, explorações, viagens, astronáutica ou astronomia, história, artes, computação, seja o que for.
(LUFT, L. Brasileiro não gosta de ler? Veja. São Paulo: Abril. Ed. 2125. 12 ago. 2009.)
Nesse texto, Lya Luft questiona a ideia preconcebida
...