RESUMO GESTÃO DE PROJETOS
Exames: RESUMO GESTÃO DE PROJETOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: VALERIA1967 • 27/1/2014 • 744 Palavras (3 Páginas) • 484 Visualizações
Percepções sobre a implantação da metodologia de gestão de projetos no setor público
Todas as atividades relacionadas ao gerenciamento de projetos, se bem entendidas e aplicadas trazem diversos benefícios para todos os envolvidos, especialmente para a organização. Gerenciar um projeto requer o envolvimento e comprometimento de toda a equipe e a integração das atividades, proporcionando uma visão geral do status do projeto, que fornecerá ao gerente e à alta direção, informações relevantes para a tomada de decisão.
Muitas vezes, mesmo com um planejamento eficiente e uma equipe competente, com papéis bem definidos, alguns fatores fogem do controle e se tornam grandes barreiras na execução das tarefas diárias, comprometendo seriamente o sucesso do projeto.
Para a gestão de projetos, um dos maiores desafios do setor de RH é contratar ou alocar as pessoas certas aos projetos, uma vez que esses possuem inicio, meio e fim. É fazer com que as pessoas que fazem parte do projeto estejam motivadas a concluírem e propiciar as condições e os recursos para que se obtenha uma gestão de pessoas focada no desenvolvimento de todo projeto. Dependendo do escopo e da natureza do projeto e de seu resultado esperado os membros da equipe do projeto deverão possuir capacitações específicas que poderão ou não ser encontrados dentro da organização. Cabe ao gerente do projeto decidir pela melhor opção, se capacitar membros da organização ou efetuar contratações temporárias. Essa decisão deve estar presente no planejamento do projeto, para que possa haver tempo hábil para capacitação ou contratação, esse tempo deve ser computado no cronograma do projeto, para que a execução do mesmo não sofra atrasos. Cabe ao gerente do projeto liderar e motivar sua equipe para que ela deseje entregar um produto final de qualidade e promover as melhorias possíveis na organização.
Como se não bastasse ter que lidar com mudanças de escopo, clientes volúveis, prazos apertados, conformidades regulatórias, em tempos de crise o controle de custos é um dos assuntos mais importante para o gerente de projetos. Estudos e diagnósticos devem ser elaborados para dar sustentação ao planejamento, evitando-se, dessa forma, que o projeto contenha mais suposições do que fatos. Análises de cenários futuros, estudos de viabilidade, diagnósticos e outras ferramentas de levantamento dever estar presentes na fase de iniciação para que o projeto esteja alinhado com as estratégias da organização, tenha seu escopo bem definido e os recursos necessários alocados.
Um projeto depende de recursos, como qualquer atividade. Para realizar um planejamento realista, a dimensão dos recursos precisa ser conhecida para não correr o risco de se fazer um planejamento fictício. Os recursos não se restringem apenas aos financeiros. Na maioria das vezes, o fator decisivo são os recursos humanos adequados. Nem sempre é fácil se estimar os recursos necessários à todas as fases de um projeto. Ajustes e alterações do escopo ao longo da execução do projeto podem comprometer o orçamento inicial ou até mesmo inviabilizar a conclusão do projeto. Por isso o orçamento, bem como o cronograma, é muito importante para o sucesso do projeto, e a eles deve ser dada muita atenção e cuidado.
O gerente de projeto tem que ser dinâmico e sábio o suficiente
...