REVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO
Trabalho Escolar: REVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 103177 • 26/4/2014 • 1.808 Palavras (8 Páginas) • 359 Visualizações
REVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Universidade Paulista- UNIP
Campos- Jardim Marco Zero
Núcleo de Ensino Integrado- NEI
Professor: José Ricardo
Sala B 305 – Noite I
Acadêmicos:
Arielle Nunes Lacerda
Cleuciane Correia Dias
Francisco José Cardoso da Costa
Janahyna Thaise Moreira Marciano
Reirinalva Silva Alves
Sirlany Katriny Pinto Pinheiro
Sandra Rubia Vaz Monteiro
Sandro Araújo dos Santos
Sineize Macedo dos Santos
Vanderson Aragão Miranda
Waldemir Silva dos Reis
INTRODUÇÃO
Os últimos dois séculos se caracterizaram por revoluções de todos os tipos. Talvez a revolução que mais venha a moldar o futuro da humanidade seja a dos meios de comunicação. De repente, o planeta ficou pequeno, pois as culturas se conheceram e se misturaram. O ser humano é um animal social, a comunicação com seus semelhantes é indispensável. A transmissão dos conhecimentos, tanto no tempo, quanto no espaço, torna-se cada vez mais eficiente.
Algumas invenções tornaram a vida do homem muito mais pratica, rápida e econômica. Encurtando distancias, melhorando a comunicação e facilitando as tarefas, elas são indispensáveis ao mundo moderno. Depois delas, tudo mudou. Os meios de comunicação que pertencem à chamada revolução destes meios são essencialmente a rádio, o cinema e a imprensa que foram criados mesmo antes do século XX, mas a sua grande evolução verificou-se na primeira metade deste século, logo após á primeira guerra mundial. O que levou a esta revolução foram às melhorias das condições económicas, e o desenvolvimento do ensino, que permitiu ao aumento da alfabetização e desta forma as pessoas tinham mais capacidades para estudarem e investigarem em áreas relacionadas com a tecnologia e com o avanço.
REVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
O processo de Comunicação
O processo de Comunicação, ocorre quando o emissor emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor, através de um canal (ou meio). O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação. Para melhor compreender este processo, podemos analisar com atenção a imagem 1, sendo este um esquema que tem como finalidade explicar de que forma é realizada a comunicação. Podemos também verificar que o Emissor quando pretende transmitir uma imagem ao receptor, utiliza dois mecanismos: o canal de comunicação e ainda um código.
Elementos da Comunicação:
• Codificar: transformar, num código conhecido, a intenção da comunicação ou elaborar um sistema de signos;
• Descodificar: decifrar a mensagem, operação que depende do repertório (conjunto estruturado de informação) de cada pessoa;
• Feedback: corresponde à informação que o emissor consegue obter e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo receptor.
• Linguagem verbal: as dificuldades de comunicação ocorrem quando as palavras têm graus distintos de abstração e variedade de sentido. O significado das palavras não está nelas mesmas, mas nas pessoas (no repertório de cada um e que lhe permite decifrar e interpretar as palavras);
• Linguagem não-verbal: as pessoas não se comunicam apenas por palavras. Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação.
Os significados de determinados gestos e comportamentos variam muito de uma cultura para outra e de época para época.
A comunicação verbal é plenamente voluntária; o comportamento não-verbal pode ser uma reação involuntária ou um ato comunicativo propositado.
Alguns psicólogos afirmam que os sinais não-verbais têm as funções específicas de regular e encadear as interações sociais e de expressar emoções e atitudes interpessoais.
Em suma, a comunicação é um processo pelo qual a informação é codificada e transmitida por um emissor a um receptor por meio de um canal. A comunicação é, portanto, um processo pelo qual nós atribuímos e transmitimos significado a uma tentativa de criar entendimento compartilhado.
A primeira grande revolução na comunicação aconteceu quando o homem desenvolveu a linguagem, como tentativa de desenvolver a capacidade de se relacionar com o próximo. Desde a descoberta do fogo aos primeiros gritos e gestos, as formas de comunicação foram evoluindo até a padronização das representações, para melhor expressão dos desejos e necessidades. A linguagem permitiu que a humanidade conseguisse transmitir o conhecimento adquirido, aperfeiçoando a forma de apreender o mundo pelas primeiras comunidades.
Posteriormente, a palavra se mostrou um meio eficaz de comunicação. Mas a sociedade cresceu e a palavra sussurrada ou gritada já não era suficiente. Surgiu então, a escrita, processo pelo qual o homem “fala” através de símbolos e gráficos.
Observando uma rápida síntese, temos um processo crescente onde o homem desenvolveu a pré-escrita, a escrita, o papel, as impressões manuais e as mecânicas, sendo assim possível a informação cruzar grandes distâncias geográficas, culturais e cronológicas. Passamos pelos meios de comunicação como jornais e revistas, rádio e televisão, tendo atingido a nossa época, que podemos chamar de Era da Tecnologia e da Informação.
O código Morse nada mais é do que um
...