ROTEIRO CONTROLE AUTOMATICO
Por: daniele1997 • 20/9/2016 • Relatório de pesquisa • 3.361 Palavras (14 Páginas) • 407 Visualizações
[pic 1]
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Planta Smar
Clara Morgana da Silva Rodrigues Lima
Daniele Castro de Andrade
Relatório Planta Didática Smar PD3
Salvador, 2016
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Automação Industrial 5932
Planta Smar
Clara Morgana da Silva Rodrigues Lima
Daniele Castro de Andrade
Relatório Planta Didática Smar PD3
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação entendimento e internalização dos assuntos abordados, na disciplina Controle Automático, no Curso de Automação Industrial no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.
Prof. Fábio Simões Carrilho
Salvador, 2016
Resumo
Este trabalho apresenta as características da Planta Didática PD3. Tem por objetivo explanar os componentes e funcionamento da Planta, mediante orientação do Prof. Carrilho e auxilio do Manual PD3. O experimento realizado permitiu aos alunos maior interação com o ambiente industrial, a partir das análises feitas em laboratório e material de pesquisa.
Palavras-chave: Planta Didática PD3, objetivo.
Sumário
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Características e componentes da Planta Didática PD3.
2.2 Objetivo geral
2.2.1 Objetivos específicos
2.3 Material, método e procedimento
2.3.1 Material
2.3.2 Metodologia e procedimento
2.4 Resultados e Discussão
3 Conclusão
4 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
INTRODUÇÃO
A implementação da Planta Didática Smar PD3 no ambiente de formação técnica, tem como um dos propósitos oferecer ao aluno a oportunidade de conhecer estratégias de controle, sendo, permitido ao aluno entender o comportamento das variáveis em um processo, visualizar a atuação dos vários instrumentos presentes no meio industrial, observar e propor melhores estratégias de funcionamento.
O objetivo da Planta Didática SMAR é demonstrar didaticamente a operação das diversas malhas de controle utilizando os mesmos equipamentos e ferramentas de configuração, em software, desenvolvidos para aplicação em controle industrial. Em um arranjo compacto, esta planta torna acessível aos instrutores e aprendizes todos os componentes desta malha, não sendo apenas uma estrutura para ser observada, mas também para ser manipulada.
(PD3: Planta Didática HART, FOUNDATION™ Fieldbus e PROFIBUS. Disponível em <http://www.smar.com/brasil/produto/pd3-planta-didatica-hart-foundation-fieldbus-e-profibus >. Acesso em: 13 set. 2016.)
DESENVOLVIMENTO
Características e componentes da Planta Didática PD3.
2.1.1 Responder de forma concisa as seguintes questões
2.1.1.1 Qual o objetivo da Planta didática?
A Planta didática SMAR proporciona aos alunos o acesso a todos os componentes de uma planta industrial, diferente apenas por ser em uma escala menor. Permite o primeiro contato com as tecnologias utilizadas no campo industrial.
2.1.1.2 De que material são feitos os tanques e a tubulação? Qual a vantagem deste material?
Tanques e tubulação feitos em Aço Inox. As tubulações para linhas principais de água da planta didática, bem como as conexões rosqueadas e flangeadas são em aço inox AISI-304 nas bitolas 3/4" e 1". A vantagem deste material é a alta resistência à corrosão e resistência mecânica adequada, o Aço Inoxidável também é um material inerte que suporta variações bruscas de temperatura, tem uma relação custo / benefício favorável e um dos principais fatores que é a durabilidade.
2.1.1.3 Qual o modelo de planta é disponível no laboratório? Qual tecnologia utiliza para controle? Quais são os tipos de controle disponíveis?
Modelo: PD3-F - FOUNDATION™ fieldbus.
Tecnologia: HART®, FOUNDATION™ fieldbus e PROFIBUS PA;
Controles disponíveis: Controle Cascata. Feed Back e Feed Forward (Controle Realimentação Negativa e Controle Antecipativo).
2.1.1.4 A estação de supervisão é composta de um PC desktop e um software de supervisão instalado nele: qual o nome deste software? O que permite este software? A estação está acoplada à planta? Onde está localizada esta estação? O que significa operação local e remota? É possível operar a planta de forma local ou remota?
Software: ProcessView - Suíte de Aplicativos IHM e SCADA Habilitada para a Internet. O ProcessView é a opção padrão para o pacote de operação de estação de trabalho do SYSTEM302. Ele é modular e é oferecido com 3 pacotes básicos: GraphWorkX, AlarmWorkX e TrendWorkX. Proporciona:
- Facilidade na configuração, visualização e manutenção, incluindo o suporte ao servidor OPC de Alarme & Eventos;
- Compatibilidade com estações multiprocessadas e recursos multimídias para PDAs e
Smartphones;
- Funções avançadas de mineração de dados (data mining);
- Recurso de reprodução de histórico e tendências em forma de vídeo;
- Possibilidade de configuração local do idioma a ser usado na estação cliente, independentemente do idioma do servidor;
- Módulo otimizado de gerenciamento de receitas;
- Conector SNMP e estampa de tempo pelo dispositivo de campo ou servidor local de tempo;
- Suporte ao SQL Express 2005 SP2.
A estação é remota, ou seja, as configurações de controles são feitas em um hardware ligado a planta através de cabos.
Operação local é a operação feita em campo, ou seja, na própria planta, sendo o contrário da estação remota.
...